728 x 90

Trajetória do movimento feminista no estado é destaque no Memorial do RS

  • Cultura
  • 08/03/2019 - 10:58
  • 667 Views

De 09 a 24 de março, no primeiro andar da instituição, será apresentada exposição com materiais do acervo de ONGs e entidades ligadas ao movimento, além da exibição de documentários e debates com nomes representativos relacionados aos estudos de gêneros e feminismos.

No próximo sábado (09) o Memorial do Rio Grande do Sul apresenta Ocupação Feminista: o Tempo Não Para / Memória dos movimentos feministas no Rio Grande do Sul. O evento segue até o dia 24 de março, no primeiro andar da instituição, onde o público pode conferir a exposição, a exibição de audiovisuais relacionados à temática feminista, além de debates sobre o movimento no estado. A proposta é traçar um panorama das principais iniciativas realizadas em torno do ideário feminista, resgatando e atualizado a temática no contexto das comemorações do Dia Internacional da Mulher.Todas as atividades têm entrada franca.

O evento é realizado em parceria com entidades representativas relacionadas à luta feminista no Rio Grande do Sul, que colaboraram na elaboração desta programação, além de disponibilizarem seus acervos. Serão realizados três debates que propiciam uma reflexão sobre as origens do movimento, as conquistas em termos de políticas públicas e legislação e a atual situação do movimento das mulheres. Os debatedores foram selecionados conforme sua representatividade e pluralidade em termos sociais, políticos e étnico.

A exposição apresenta materiais gráficos e documentos relacionados ao movimento de mulheres no Rio Grande do Sul. Com curadoria de Ben Berardi, serão exibidos cartazes, banners, estandartes, documentos, fotos e obras de arte relacionadas com as atividades dos movimentos feministas, com trabalhos de artistas plásticas como Zorávia Bettiol e Priscila Fróes.

Na semana de 19 a 22 de março, às 14 horas na Sala do Tesouro (segundo andar), ocorre a apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos de estudantes universitárias relacionados com estudos da área de gênero e feminismos. As inscrições para a Semana de Estudos Feministas podem ser realizadas no seguinte formulário: https://goo.gl/forms/irYv8KvNRgfvoiN52.

No dia 23 de março (sábado), às 17 horas, está programado o Sarau Feminista para assinalar o encerramento do evento. Uma atividade literária, musical e poética, com leituras, declamação de poesias, SLAM e apresentações musicais.

Confira a agenda de debates:

09/03 às 15h - As origens (as mulheres na cena pública), com Enid Backes (socióloga), Zorávia Bettiol (artista plástica), Petronilha dos Santos (professora), Zilah Breitembach (deputada estadual), Esther Grossi (educadora), Marcelly Malta (ONG Igualdade).

14/03, às 19 h - As conquistas, os direitos e as leis (políticas públicas avanços e limites), com participação da ONG Themis, Coletivo Feminino Plural, ACMUN (Associação Cultural das Mulheres Negras), Sandra Maciel (ONG Maria Mulher), Nadine Anflor (delegada, chefe de polícia), Ana Naiara Malavolta Saupe (Marcha Mundial das Mulheres), Carol Bastos (Liga Brasileira de Lésbicas).

21/03, às 19 h - Feminismos Contemporâneos (As novas gerações), com Priscila Voight (Ocupação Mirabal), Blogueiras Negras, Coletivo Atinúké, Priscila Fróes (TransENEM, artista plástica) e Monique Prada (ativista e escritora).



Ocupação Feminista: o Tempo Não Para
Memória dos movimentos feministas no Rio Grande do Sul.

Exposição, exibição audiovisual, debates e Sarau.
Curadoria: Ben Berardi

Entrada franca.

De 09 a 24 de março de 2019, no primeiro andar.

Abertura: no dia 09 de março (sábado) às 15 horas.

Parceria: Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Coletivo Feminino Plural, ACMUN (Associação Cultural de Mulheres Negras), Igualdade (Associação de Travestis e Transsexuais do RS), LBL (Liga Brasileira de Lésbicas RS), Maria Mulher, Marcha Mundial de Mulheres, Ocupação de Mulheres Mirabal e Coletivo Atinúké

Realização:
Memorial do Rio Grande do Sul / Secretaria de Estado da Cultura
Rua Sete de Setembro, 1020
Praça da Alfândega / Centro Histórico do Porto Alegre

Divulgação: Assessoria de Comunicação
Memorial do Rio Grande do Sul
Fotos: Divulgação