Lagar H e O Crítico Antigourmet promovem curso de análise sensorial de azeites

Comandada por Glenda Haas e Ian Oliver, experiência terá 12 degustações e ensinará os participantes a reconhecer atributos de qualidade e possíveis defeitos do azeite extravirgem



No dia 1º de outubro, a Lagar H e o Anti Gourmet realizam, em São Paulo, o curso presencial “Sensorial do Azeite”, voltado a quem deseja compreender melhor o universo do azeite extravirgem e desenvolver critérios mais apurados para provar, avaliar e escolher o produto. A experiência será conduzida por Glenda Haas, fundadora e diretora da Lagar H, e Ian Oliver, criador do perfil @ocritico.antigourmet.

Ao longo do encontro, os participantes conhecerão a origem e a evolução do azeite, as principais variedades de oliveiras e as etapas que vão do cultivo e da colheita à extração. O conteúdo também abordará os parâmetros químicos que indicam a qualidade do produto e os fundamentos da análise sensorial, com orientações para reconhecer aromas, sabores, atributos positivos e defeitos que muitas vezes passam despercebidos no consumo cotidiano.

A parte prática contará com 12 degustações guiadas de diferentes azeites. A avaliação será realizada com o apoio da Folha de Perfil Oficial do Conselho Oleícola Internacional (COI), ferramenta utilizada para identificar e descrever as características sensoriais das amostras.

“Mais do que apresentar termos técnicos, queremos ajudar o consumidor a entender o que está provando e a reconhecer, na prática, um azeite extravirgem de qualidade. Quando aprendemos a identificar seus aromas, sabores e possíveis defeitos, também fazemos escolhas mais conscientes”, afirma Glenda Haas.

Com mais de 13 anos dedicados ao estudo do azeite extravirgem, Glenda possui especialização em olivicultura e análise sensorial nos Estados Unidos, na Itália e em Portugal. À frente da Lagar H, acompanha todas as etapas de produção dos azeites da marca, do cultivo das oliveiras à extração e ao envase.

Ian Oliver é formado em Letras pela USP, tem pós-graduação em Gastronomia Autoral pela PUCRS, cursa Gastronomia na Le Cordon Bleu e possui certificação WSET Nível 3 pela Enocultura. Conhecido pelas críticas e análises publicadas no Instagram, também ministra cursos sobre análise sensorial.

Serviço

Curso Sensorial do Azeite

Data: 1º de outubro, às 19h30

Local: Casa Monteiro Delicatessen

Endereço: Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 53, São Paulo

Valor: R$ 600, via Pix

Inscrições: formulário de inscrição

Sobre Lagar H

A Lagar H é uma marca brasileira de azeites extravirgens que nasceu com a proposta de mostrar que existe um novo jeito de fazer azeite, incentivando o consumo e o conhecimento sobre o verdadeiro azeite de oliva extravirgem e promovendo escolhas mais conscientes, saudáveis e saborosas. O nome da marca reflete essa essência: lagar é o local onde ocorre a extração do azeite, etapa fundamental para garantir a qualidade do produto, enquanto a letra H faz referência ao sobrenome Haas, família fundadora do projeto. Com sede no Rio Grande do Sul, a Lagar H já conquistou mais de 100 premiações nacionais e internacionais em cinco anos e se destaca pelo compromisso com qualidade, transparência e sustentabilidade. A marca é considerada a fábrica de azeites mais sustentável da América Latina, e uma das mais responsáveis do mundo, com certificações como LEED Gold e Sistema B, além de ser a primeira marca de azeite do mundo a ser considerada carbono negativo. Seu portfólio reúne diferentes expressões do azeite extravirgem, que vão de edições limitadas e rótulos premium a produtos pensados para o consumo cotidiano, sempre com o mesmo compromisso com frescor, origem e qualidade.

Informações para imprensa

TAO Public Relations