Mobilização busca reunir 1.500 assinaturas de eleitores do município para levar à Câmara de Vereadores projeto de reconhecimento do Espumante de Garibaldi como Patrimônio Histórico e Cultural
No dia 4 de outubro, quando os garibaldenses forem às urnas para exercer seu direito ao voto, terão também a oportunidade de deixar sua assinatura em outro capítulo da história da Capital Brasileira do Espumante. A Associação de Produtores de Espumantes de Garibaldi (APEG) prepara uma mobilização para ampliar a coleta de assinaturas do movimento que busca reconhecer o Espumante de Garibaldi e o conjunto de bens, saberes, práticas e paisagens vinculados à sua produção como Patrimônio Histórico e Cultural do município.
A ação será realizada na Praça Loureiro da Silva (Praça das Rosas), considerado ponto estratégico da cidade, próximo a locais de votação, facilitando a participação dos eleitores de Garibaldi. A escolha do dia tem uma razão prática: para que a assinatura tenha validade no processo, é necessário ter título eleitoral no município. A meta é chegar a 1.500 assinaturas para encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto que formaliza um reconhecimento construído por mais de um século de história.
Berço do espumante brasileiro e Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi construiu uma relação com a bebida que ultrapassa a produção. O espumante está no trabalho de gerações, na economia, nas festas, na paisagem, no turismo, no conhecimento, na ciência, na tecnologia e em um saber-fazer transmitido e aperfeiçoado ao longo do tempo. Foi no município que, em 1913, nasceu o primeiro espumante brasileiro pelo método tradicional. Décadas depois, a cidade protagonizou outros movimentos importantes para a evolução da bebida no país, recebeu investimentos nacionais e internacionais e consolidou uma cadeia produtiva que ajudou a projetar Garibaldi no Brasil e no exterior. Agora, a APEG quer que a própria comunidade participe da preservação desse legado.
“Essa não é uma assinatura para as vinícolas. É uma assinatura para Garibaldi. O espumante ajudou a construir quem somos como cidade, está na história das nossas famílias, no trabalho, no conhecimento que atravessou gerações e na forma como Garibaldi é reconhecida no Brasil. Queremos que esse patrimônio seja reconhecido com a participação de quem construiu e continua construindo essa história: a nossa comunidade”, destaca o presidente da APEG, enólogo Ricardo Morari.
O abaixo-assinado integra um movimento iniciado pela APEG para preservar e valorizar formalmente uma herança que faz parte da identidade do município. O reconhecimento como Patrimônio Histórico e Cultural abrange não somente o espumante como produto, mas também as técnicas de elaboração, os saberes transmitidos entre gerações, as paisagens vitícolas, as celebrações, a memória e os modos de vida relacionados à sua produção.
Uma assinatura pela história de Garibaldi
A mobilização do dia 4 de outubro pretende aproveitar um momento em que milhares de eleitores estarão circulando pela cidade para aproximar o abaixo-assinado da população. Para participar, é preciso ter título eleitoral em Garibaldi e informar os dados exigidos para a validação da assinatura.
“Chegou a hora de Garibaldi dizer que essa história também é patrimônio. Cada assinatura representa uma pessoa reconhecendo o valor de tudo o que foi construído até aqui e, principalmente, assumindo o compromisso de preservar esse legado para as próximas gerações”, reforça Morari.
COMO PARTICIPAR
Quando: 4 de outubro de 2026, domingo
Quem pode assinar: pessoas com título eleitoral em Garibaldi
O que é necessário: nome completo, número de documento e título eleitoral
Local: Praça Loureiro da Silva (Praça das Rosas)
Objetivo: reunir 1.500 assinaturas para encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto de reconhecimento do Espumante de Garibaldi e do conjunto de bens, saberes, práticas e paisagens vinculados à sua produção como Patrimônio Histórico e Cultural do município.
Foto: Jeferson Soldi
ConceitoCom