Mostra ‘Cá(s)’ transforma a própria casa-ateliê em matéria artística e marca os cinco anos de um dos principais espaços independentes dedicados à arte contemporânea em Porto Alegre
Vilma Sonaglio. Sem Título. 2026. Crédito: Vilma Sonaglio.
O V744atelier completa cinco anos de atividade como espaço de criação, pesquisa e difusão da arte contemporânea em Porto Alegre. Para marcar a data, inaugura, neste sábado, dia 22 de agosto, a exposição Cá(s), da artista visual Vilma Sonaglio, idealizadora do espaço. A mostra propõe uma reflexão sobre o percurso vivido desde a criação do atelier, articulando memória, fotografia, objetos e situações vividas no cotidiano em um conjunto de obras inéditas.
Instalado na mesma residência onde a artista vive e trabalha desde 2021, o V744atelier consolidou-se como um espaço independente voltado à arte, acolhendo exposições, encontros e processos criativos de artistas de diferentes gerações. A nova exposição nasce justamente dessa experiência de habitar, criar e compartilhar o espaço expositivo/atelier/casa durante cinco anos.
"Cá(s)" utiliza a fotografia como linguagem e instrumento de reflexão e construção das imagens. Fotografias químicas e digitais convivem com objetos encontrados na própria casa, como diapositivos, revistas, tapetes, madeiras de demolição e outros materiais que, deslocados de sua função original, passam a integrar as obras. Ao mesmo tempo, registros das exposições realizadas no V744atelier e de situações vividas nesse espaço tornam-se parte da narrativa visual construída pela artista.
Fotogramas produzidos pelo contato direto dos objetos sobre o papel fotográfico dialogam com imagens digitais posteriormente manipuladas e impressas. Esses procedimentos ampliam uma pesquisa que Vilma Sonaglio desenvolve em torno da fotografia como metalinguagem, questionando a ideia de verdade tradicionalmente atribuída à imagem fotográfica.
Tragetória revisitada
Segundo a artista, a nova mostra dá continuidade às investigações que vêm orientando sua produção, agora atravessadas pela experiência acumulada nesses cinco anos. "Cá(s) é uma continuidade do meu trabalho em arte, desenvolvido através da fotografia como metalinguagem, questionando o conceito de verdade atribuído a ela, aplicado aos cinco anos do V744atelier."
A exposição revisita a trajetória do próprio espaço expositivo, transformando a casa em arquivo vivo de experiências, encontros e processos de criação. Cada imagem e cada objeto incorporam fragmentos da história do atelier, convertendo a memória cotidiana em matéria artística.
Para Vilma Sonaglio, o V744atelier representa um ambiente de liberdade criativa. "O V744atelier é um espaço onde o artista é convidado a se sentir livre das amarras que, muitas vezes, o sistema da arte impõe e que podem interferir na criação."
Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Vilma Sonaglio realizou exposições individuais e coletivas no Brasil, Alemanha e México. Participou do Panorama 99, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, e da primeira edição do Rumos Visuais. Entre suas principais distinções estão o Prêmio Aquisição do Museu de Arte de Brasília, o Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas, o Prêmio Salão de Arte Sacra Contemporânea e o Prêmio Açorianos por indicação do juri.
SERVIÇO:
Exposição: “Cá(s)”, de Vilma Sonaglio
Abertura: 22 de agosto de 2026, sábado, às 17h.
Visitação: de 24 de agosto a 9 de outubro de 2026, quartas, quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Outros dias e horários mediante agendamento pelo Instagram @v744atelier.
Onde: V744atelier | Rua Visconde do Rio Branco, 744, Bairro Floresta, Porto Alegre-RS.
Quanto: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre
Conversa com a artista: 18 de setembro, às 18h30min.
Acesse e curta os canais de comunicação do V744 Atelier:
https://www.instagram.com/@v744atelier/
Acesse e curta os canais de comunicação de Vilma Sonaglio:
https://www.instagram.com/@vilmasonaglio/
https://www.facebook.com/vilma.sonaglio/
https://www/vilma.sonaglio.com
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 8679-4)