Pianista Paulo Meirelles interpreta Almeida Prado e Chopin em recital gratuito no Multipalco Eva Sopher

  • Cultura
  • 03/07/2026 - 18:34
  • 70 Views

Pianista Paulo Meirelles interpreta Almeida Prado e Chopin em recital gratuito no Multipalco Eva Sopher

Crédito da foto: Jeff Porto



Pianista paranaense radicado em Paris, Paulo Meirelles é o convidado da edição da próxima quarta-feira, dia 8 de julho, do Musical Évora. O músico apresentará obras do compositor brasileiro Almeida Prado e do polonês Frédéric Chopin em recital gratuito, às 12h30, no palco do Teatro Oficina Olga Reverbel.



Na apresentação, as quatro Baladas de Frédéric Chopin — obras-primas do repertório pianístico — serão apresentadas em diálogo com Prelúdios, Poesilúdios e Noturnos de Almeida Prado, um dos mais importantes compositores do nosso país. Intercalando as narrativas intensas e poéticas do europeu com a linguagem singular do brasileiro, o programa revela ecos, afinidades e ressonâncias entre dois universos musicais separados pelo tempo, mas unidos pela imaginação, pelo lirismo e pela exploração das cores do piano.



Sobre o pianista

Natural de Astorga, no noroeste do Paraná, Paulo Meirelles é bacharel em Piano pela Universidade de São Paulo e mestre em Música – Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2012, venceu o primeiro concurso de bolsas do Comitê Franco-Brasileiro da École Normale de Musique de Paris e passou a viver em Paris.



Desde então, atua como solista e músico de câmara em turnês pelo Brasil, Europa e Ásia. Laureado da Fondation Royaumont, aperfeiçoou-se na obra de Chopin em pianos históricos como os Pleyel (1828, 1842) e o Érard (1837), em 2017. Em 2019, dedicou-se à obra de Schumann em instrumentos como o Graf (1835), Streicher (1839 e 1847) e Schneider (1851), integrando a programação do Festival Royaumont no mesmo ano.



Atualmente, é doutorando em Música e Musicologia na Sorbonne Université, onde desenvolve pesquisa sobre a obra pianística do compositor brasileiro Almeida Prado. É também fundador do Studio Piano Gobelins, em Paris, espaço dedicado a atividades artísticas e pedagógicas.



Programação de julho apresenta ritmos do mundo


O Musical Évora tem o compromisso de aproximar a comunidade da cultura por meio da música ao vivo, com shows, concertos e recitais semanais que reúnem artistas do Rio Grande do Sul, Brasil e Exterior. A iniciativa, com patrocínio da Évora Holding S.A., realização da Associação Amigos do Theatro São Pedro e produção da Fundação Theatro São Pedro, promove apresentações todas as quartas-feiras úteis, às 12h30, no complexo cultural.



A programação segue no dia 15 de julho com a cantora Tatiéli Bueno fazendo um tributo à argentina Mercedes Sosa. Depois, no dia 22 de julho, Leandro Maia celebrará a identidade latino-americana e suas mais de duas décadas de sua carreira musical no espetáculo Guaipeca: uma ilusão autobiográfica. E, no dia 29, haverá o show Fragmentos do Tempo - O universo dos desenhos rítmicos, com o trio Timpancon, formado pelos percussionistas Fernando Do Ó, Giovanni Berti e Bruno Coelho interpretando sons do Brasil. A agenda completa está disponível no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br.


Serviço
Musical Évora | Recital de piano, com Paulo Meirelles interpretando obras de Almeida Prado e Chopin

Dia 8 de julho, quarta-feira, às 12h30

Teatro Oficina Olga Reverbel, no Multipalco Eva Sopher (Rua Riachuelo, 1089 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS)

Entrada franca


Próximas atrações do Musical Évora | Sempre às quartas-feiras, às 12h30, com entrada franca

Dia 15 de julho - Tributo a Mercedes Sosa, com a cantora Tatiéli Bueno

Dia 22 de julho - Espetáculo Guaipeca: uma ilusão autobiográfica, com o cantor Leandro Maia (voz, violão e piano), Maria Falkembach (voz e performance) e Negrinho Martins (contrabaixo acústico)

Dia 29 de julho - Espetáculo Fragmentos do Tempo - O universo dos desenhos rítmicos, com o trio Timpancon, formado pelos percussionistas Fernando Do Ó, Giovanni Berti e Bruno Coelho


Informações para a imprensa:

Jéssica Barcellos