Giselle Padoin resgata a história de Veneza a partir do olhar de escritores, artistas, estilistas e diretores de cinema

Patrimônio Mundial da Humanidade e um dos mais importantes centros culturais do mundo, a cidade de Veneza será tema de um curso ministrado pela historiadora, curadora e pesquisadora Giselle Padoin, no Instituto Ling. A atividade, dividida em dois encontros, será realizada nos dias 9 e 16 de junho, terças-feiras, das 19h às 21h, propondo uma imersão na trajetória e na relevância do destino italiano como espaço de produção, circulação e legitimação da arte.


Giselle apresentará histórias de Veneza a partir do olhar de escritores, artistas, estilistas, diretores de cinema e outras personalidades que ajudaram a consolidar o imaginário cultural do local, como Thomas Mann, Luchino Visconti, Coco Chanel, Paul Morand, Misia Sert e a Marquesa Luisa Casati. Também serão abordados importantes eventos e instituições ligados à cidade, como a Bienal de Veneza, a Coleção Peggy Guggenheim e a Fundação Dries Van Noten.


Para participar da atividade, não é necessário conhecimento prévio. As inscrições custam R$ 232 e podem ser feitas pelo site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS).


Sobre a ministrante

Giselle Padoin é historiadora e pesquisadora de moda e arte, atuando há mais de 20 anos na área. Curadora e estilista, divide-se entre Porto Alegre e Paris, desenvolvendo projetos autorais desde 2021. Assinou curadorias como poa; atemporal (Design Week Poa, 2025) e A Arte da Moda – Histórias Criativas (Farol Santander, SP), destacada pela University of the Arts London entre as exposições de moda-arte mais relevantes de 2021. Estudou cultura da moda na Central Saint Martins (Londres) e no Institut Français de la Mode (Paris), e já realizou mais de 20 curadorias, além de cursos e conferências em instituições como PUCRS, IED, Instituto Ling e H. Stern.


Serviço

Curso Venezas: Palco das Artes e da Criatividade

Com a historiadora e pesquisadora Giselle Padoin

Dias 9 e 16 de junho, terças-feiras, das 19h às 21h

Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)


Cronograma do curso

1º encontro

- Histórias de Veneza pelo olhar de escritores, artistas e diretores de cinema;

- A relação de personalidades com a cidade: Paul Morand, Thomas Mann, Luchino Visconti, Marquesa Luisa Casati, Coco Chanel e Misia Sert;

- O artista e designer de moda Mariano Fortuny e o Palazzo Fortuny.


2º encontro

- “Culture Chanel – La Femme qui lit” exposição no Ca’ Pesaro (2016);

- A Coleção Peggy Guggenheim e suas histórias;

- A Bienal de Veneza e as fundações e coleções;

- Fundação Dries Van Noten e Homo Faber;

- A tradição do Feito à Mão (Arte-Moda-Design).


Inscrições

R$ 232,00


Pontos de venda

Site: www.institutoling.org.br

Recepção do Instituto Ling: de segunda a sábado, das 10h30 às 20h


Informações úteis

institutoling.org.br

www.facebook.com/InstitutoLing

www.instagram.com/Instituto.Ling

twitter.com/@InstitutoLing

www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural

Fone: 51 3533-5700

Email: instituto.ling@institutoling.org.br


Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.


Bicicletários: há bicicletários gratuitos dentro do estacionamento do prédio, com 16 vagas.


Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.


Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling há 30 anos, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.


Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.


A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.



Informações para a imprensa:

Jéssica Barcellos Comunicação
Crédito da foto: Hao Zhang/Unsplash