Os vencedores do prêmio que identifica, homenageia e divulga as principais práticas realizadas por instituições de diversos segmentos no Rio Grande do Sul, foram anunciados. "Estamos felizes e orgulhosos com todo esse reconhecimento, que amplia ainda mais nossas possibilidades de trabalhos e parcerias", afirma Sidnei Schames, diretor da Som da Luz Tecnologias de Inclusão, idealizadora e realizadora do Festival de Cinema Acessível Kids. A Som da Luz Tecnologia de Inclusão foi premiada nas categorias Cultura - Troféu Eva Sopher e Top Inclusão à Diversidade. Além disso, ganhou a Distinção Ouro, como o case com a maior avaliação entre todas as categorias.
A Som da Luz, com o Festival de Cinema Acessível Kids - a serviço da inclusão educacional, voltado a crianças cegas ou com baixa visão, surdas ou com deficiência auditiva ou com deficiência intelectual ou cognitiva e população de baixa renda foi a grande premiada do TOP de MKT 2024, da ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil, no Rio Grande do Sul). Os ganhadores foram anunciados na última quinta-feira, 24 de outubro, em grande evento no teatro Bourbon Country, em Porto Alegre, que reuniu profissionais e empresas do ramo de Marketing e Vendas do estado. A edição 2024 contou com um recorde de empresas (60) e cases (116), inscritos em 30 categorias.
A empresa Som da Luz Tecnologias de Inclusão, idealizadora e realizadora do Festival de Cinema Acessível Kids, através de seu braço social, a OSC Mais Criança, foi a grande vencedora nas categorias de “Cultura – Troféu Eva Sopher” e “Top Inclusão à Diversidade”. Também foi agraciada com o “Distinção”, grande prêmio concedido aos três cases mais bem avaliados entre todos os finalistas. Ficou com o Ouro (com o TOP Inclusão à Diversidade). A Prata (em Transportes e Logística) foi para a Viação Ouro e Prata, e o Bronze (em TOP Atitude Solidária – Troféu Maria Elena Johannpeter) foi para o Hospital Moinhos de Vento.
O prêmio tem o objetivo de identificar, homenagear e divulgar as principais práticas criadas e realizadas por instituições de diversos segmentos. “Estamos felizes e orgulhosos com todo esse reconhecimento, que amplia ainda mais nossas possibilidades de trabalhos e parcerias”, afirma Sidnei Schames, diretor da Som da Luz Tecnologias de Inclusão, idealizadora e realizadora do Festival de Cinema Acessível Kids. “Sem qualquer demagogia, queremos destacar ao receber essa premiação representamos aqui todos os projetos sérios que trabalham pela acessibilidade, pela cultura e pela inclusão educacional em nosso estado. E destacamos ainda que os vencedores são todas as entidades e empresas que ajudaram e seguirão ajudando o Rio Grande do Sul em um ano tão difícil como este de 2024, mas que demonstrou mais uma vez a resiliência e a capacidade de superação dos gaúchos”.
Sobre o Festival de Cinema Acessível Kids
O projeto, que reúne Oficinas para Educadores Inclusivos e sessões de filmes para as crianças, com as tecnologias de acessibilidade (audiodescrição, LIBRAS e Legendas descritivas), tem a chancela da Unesco e participa da 38ª edição do "Criança Esperança". O Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional, também já está selecionado para a 39ª edição do Criança Esperança aproxima as crianças da sétima arte e mostra como educação, cultura, tecnologia, lazer e solidariedade podem ser agentes de transformação e inclusão social.
Segundo idealizador e diretor do Festival de Cinema Acessível Kids, Sidnei Schames, o “Sid”, a audiodescrição permite ao público com deficiência visual (pessoas cegas ou com baixa visão) ter acesso aos filmes através da descrição dos elementos visuais da obra. Pesquisas demonstram que esse recurso beneficia, ainda, espectadores com autismo, Síndrome de Down, deficiência intelectual e déficit de atenção. Já a janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para quem não ouve, e as legendas descritivas, para quem não sabe Libras, garantem acessibilidade ao público. “O Festival Kids é muito mais do que a exibição de filmes acessíveis. Trata-se de uma oportunidade, a partir de uma recepção acolhedora, de troca e aprendizado”, afirma Schames,
A edição 2024 do projeto tem a produção da Som da Luz e os seguintes apoiadores: Bem Promotora, Abraccio, Total Seguros, Gontof Comunicação, Expressão Natura, Outback, Dextera, Sopa Digital, iQueest, Camale, Mundo Melhor e Senado Federal.
O projeto nasceu há nove anos em Porto Alegre, como Festival de Cinema Acessível. Foi idealizado por Schames, que é empreendedor, musicista, presidente da OSC Mais Criança (a proponente do projeto) e diretor da empresa Som da Luz. Logo na estreia, em 2015, seu filho, David, então com oito anos, não pode entrar no cinema, por não ter a idade necessária. Acabrunhado, exclamou: “meu pai criou um Festival Acessível para os outros; mas não é acessível para mim!”. Logo depois, transformou a indignação em projeto: “Pai, que tal a gente criar também um festival para as crianças? Já tenho até nome e slogan: ‘Festival de Cinema Acessível Kids, leve seu pai ao cinema”.
Esse é o projeto que estreou em 2017 e que recebeu a chancela da Unesco. Em 2022 foi expandido, com a participação na 36ª edição do Criança Esperança, onde ganhou uma maior relevância e saiu pela primeira vez da região Sul do país. Nessa nova fase, passou a ser alicerçado em duas grandes ações: a capacitação de professores das escolas públicas em inclusão social, em oficinas de seis horas, para grupos de até 25 professores; e a exibição de filmes acessíveis com um debate após a sessão.
“Para chegar às telas de cinema com toda a acessibilidade necessária, tudo é gravado em estúdio. É preciso de tecnologia e muita sensibilidade”, diz Schames. E acrescenta: “Todos somos diferentes, mas podemos compartilhar uma mesma sala de cinema. Nas sessões tem o pai com deficiência visual, com o filho que enxerga; a filha com deficiência auditiva com a mãe que escuta, crianças com deficiência intelectual ou cognitiva e todos estão juntos se divertindo dentro do cinema”. David, hoje com 18 anos, afirma: “criamos o Festival para todo mundo ser igual. Não igual no sentido de ter as mesmas características, mas os mesmos direitos e possibilidades. É um momento de inclusão estar todo mundo, pessoas com e sem deficiência, assistindo ao filme”.
Quando David e Sid contam sobre pessoas sem deficiência, se referem à presença de familiares, crianças, adolescentes e jovens não PCDs, também a quem vai às exibições como um exercício de aprendizado e empatia. “Fizemos sessões em escolas, onde as crianças assistem aos filmes de olhos fechados ou com venda nos olhos, para sentir como é um mundo sem imagens. Assim, esses alunos tentam se colocar na posição do Outro e aprendem a entender e respeitar as diferenças”, reflete Sid.
Até hoje, em suas versões adulto e infantil, o Festival de Cinema Acessível foi assistido por cerca de 23.580 pessoas, em 40 cidades (São Paulo, Natal, Niterói, Florianópolis e Brasília, além de 33 no Rio Grande do Sul e duas em Santa Catarina), com um total de 125 exibições.
Tópicos sobre as exibições de filmes e oficinas para professores
*O Festival de Cinema Acessível Kids integra, no âmbito educacional, a formação de educadores inclusivos. Tem como foco desencadear um processo de inclusão educacional e social das crianças, adolescentes e jovens com e sem deficiência; e outros grupos minorizados. Para valorizar a educação e lutar contra a evasão escolar, o projeto busca atuar de forma mobilizadora e fortalecer os vínculos de alunos e professores, através de atividades lúdicas que despertem o interessante de crianças e jovens no convívio entre os diferentes. As oficinas acontecem em várias edições do Festival de Cinema Acessível Kids, como parte do Criança Esperança, “Temos conseguido contribuir com os educadores para fazer o acolhimento de forma mais adequada. Assim, cumprimos uma função muito importante, já que aumentamos – e precisamos ampliar ainda mais - a velocidade dessa mudança na sociedade. Se mostramos que a inclusão é perfeitamente possível, ela se torna natural. Estamos fazendo parte de uma história importante, do caminho da acessibilidade plena, do tudo para todas as pessoas”, reflete Schames, que acrescenta: “o reconhecimento e a continuidade do nosso trabalho são mais uma comprovação de que estamos no caminho certo na construção de uma sociedade melhor e igualitária”. De acordo com Sid, ações como esta do Festival possibilitam que as crianças e jovens já cresçam em um contexto que acolhe e respeita as particularidades de cada indivíduo. Ele destaca que “estar em um ambiente com pessoas com deficiência e pessoas sem deficiência, com todos assistindo a um filme de forma independente, provoca de maneira efetiva o pensar no que realmente podemos e sobre o que precisamos para exercer o nosso direito à cidadania. O acesso à cultura é fundamental. É notável a diferença na formação do adulto se já na infância houver a convivência e a troca entre crianças com e sem deficiência”. Sidnei Schames conta ainda que o projeto buscará chegar cada vez não apenas aos espaços urbanos, mas às diversas comunidades, como indígenas e quilombolas.
* O Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional traz como diferencial a adaptação de obras cinematográficas infanto-juvenis, mas que fazem sucesso com a família toda. Oferece conteúdo acessível de qualidade para uma parcela da população privada do direito de ter acesso à magia do cinema. As ações de inclusão cultural para o público das pessoas com deficiência são raras e, quando existem, invariavelmente assistencialistas.
Rede Virtual
No ano passado, além das sessões de cinema com as tecnologias de acessibilidade (audiodescrição, LIBRAS e Legendas descritivas) e as oficinas para Educadores Inclusivos, o projeto passou a ter uma Rede Virtual de compartilhamento de boas práticas Inclusivas. Schames conta que a novidade incluiu a criação de um Portal que abriga o site da OSC Mais Criança e outras instituições que também trabalham com a Diversidade, Inclusão Social e Cultural, Acessibilidade e outras questões que combatam as desigualdades e a discriminação. O portal tem uma sala de trocas de boas práticas sociais dos participantes dos eventos, já que essas experiências e conhecimentos devem ser compartilhados”.
Lei de Inclusão
Em dezembro de 2015, a Lei Brasileira da Inclusão surgiu para reforçar o direito das pessoas com deficiência quando, em seu primeiro artigo, diz que “é instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania.”
A participação das pessoas com deficiência é um direito inquestionável, porém ainda não é concreto e pleno. “As leis existem, mas na prática não são cumpridas. Por isso entendemos que projetos como esse, que promovem a acessibilidade e inclusão de todos, ainda são fundamentais. O Festival de Cinema Acessível Kids – a serviço da inclusão educacional oferece conteúdo acessível de qualidade para uma parcela da população que é privada do direito de ter acesso à magia do cinema. “As ações de inclusão cultural para o público das pessoas com deficiência são raras e, quando existem, invariavelmente assistencialistas”, diz Schames.
O Festival de Cinema Acessível Kids, assim como o Festival de Cinema Acessível, segue os direcionamentos presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU. Contribui diretamente para a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promove a oportunidade de aprendizagem, crescimento inclusivo e sustentável da sociedade e oportuniza trabalho digno para todos (pessoas com e sem deficiência). “Estamos alinhados com os objetivos do desenvolvimento sustentável - ODS 4, ODS 8 e ODS 10 – e participamos diretamente da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, conta o presidente da Mais Criança.
Títulos do acervo da Som da Luz na edição Kids
Avatar 1, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Aladdin – Live Action, Malévola; Meu Malvado Favorito 1 e 2; Universidade Monstro; Frozen Uma Aventura Congelante e Divertida Mente.
Sobre a OSC Mais Criança
A OSC atua na defesa e promoção dos direitos humanos para a inclusão social, desenvolvendo e adotando tecnologias e abordagens inovadoras com a acessibilidade universal. Tem como referência os ODSs, em especial aqueles voltados para o desenvolvimento socioambiental, a educação, a cultura e a saúde, em busca de uma sociedade democrática equitativa e com acesso e participação de todos e de todas
Veja todos os vencedores desta edição
Agências e Consultorias - Sun Business | Branding
Agro - Cooperativa Santa Clara
Bebidas - Cooperativa Vinícola Aurora
Branding - Mercado Brasco
Comunicação Integrada - Unisinos — Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Construção Civil - Construtora Jobim
Cultura - Troféu Eva Sopher - Som da Luz Tecnologias de Inclusão
Educação - Univates
Endomarketing - Instituto do Câncer Infantil
Entidades e Associações - Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers)
Esportes - 040 Assessoria Esportiva
Eventos - Construtora Jobim
Financeiro - Unicred Premium
Imobiliário - Melnick Arcadia Urbanizadora
Indústria - Fibermeyer
Iniciativas em ESG - Granjas 4 Irmãos
Inteligência de Mercado - Granjas 4 Irmãos
Marketing de Conteúdo - Planeta Atlântida
Marketing de Influência - Hector Studios
Marketing Digital - Cooperativa Vinícola Aurora
Mídias Sociais - Cooperativa Vinícola Aurora
Moda - 2nd Chance
Saúde - Instituto do Câncer Infantil
Tecnologia - Viação Ouro e Prata
TOP Atitude Solidária — Troféu Maria Elena Johannpeter
Hospital Moinhos de Vento
TOP Inclusão à Diversidade - Som da Luz Tecnologias de Inclusão
TOP Iniciativas Empreendedoras - Casa de Saúde Menino Jesus de Praga
Trade Marketing - Casa de Saúde Menino Jesus de Praga
Transformação Digital - Universidade La Salle
Transporte e Logística - Viação Ouro e Prata
Distinções
Ouro
TOP Inclusão à Diversidade - Som da Luz Tecnologias de Inclusão
Prata
Transporte e Logística - Viação Ouro e Prata
Bronze
TOP Atitude Solidária — Troféu Maria Elena Johannpeter
Hospital Moinhos de Vento
div: Gontof Comunicação
fotos: Charces Garcia, Jonatas Garcia, Uilliam Vargas