Gravura Galeria de Arte promoveu vernissage de duas novas exposições no último sábado (05)

  • Cultura
  • 08/10/2024 - 09:23
  • 190 Views

A Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, nº 647, bairro Petrópolis, Porto Alegre) abriu suas portas para duas novas exposições neste mês. A vernissage ocorreu no sábado, dia 05 de outubro, e apresentou “Miniarte”, idealizada pela artista Clara Pechansky, na sala negra, e “Lacunas Ancestrais”, de Milene Gensas, na sala branca. Ambas as mostras estão disponíveis para apreciação até o dia 1º de novembro.

A edição de número 50 da exposição Miniarte, criada há 21 anos, reúne 156 artistas e tem como tema de abordagem a paz. Os painéis com as obras – pintura, desenho, escultura, gravura, colagem, cerâmica, arte digital, fotografia e objetos –, montados pela restauradora Eliete Pereira, abrigam perspectivas originárias de países como Brasil, Argentina, México, Colômbia, Estados Unidos, Costa Rica, Espanha, Holanda, Irlanda do Norte e Índia. Uma novidade da atual edição da Miniarte foi tornar possível a participação de escritores e poetas. Entre os artistas do Rio Grande do Sul que estão na Miniarte, estiveram presentes: Ana Lovatto, Anaurelino Barros Neto, Cynthia Jappur, Graça Craidy e Liana Timm.

Já a exposição assinada pela artista visual Milene Gensas, que tem curadoria de Maria Helena Bernardes, foi batizada como “Lacunas Ancestrais” e conta com fotografias, objetos, cartas, guardados e imagens geradas por Inteligência Artificial (IA). A artista conta que o processo de criação da instalação decorreu de uma investigação espontânea que vinha fazendo junto à sua família, na tentativa de saber sobre seus antepassados que, diferente do avô materno, não migraram da Polônia para o Brasil, nos anos de 1930.

div: LS8
fotos: Nilton Santolin