Cores, mulheres e entrelinhas na Galeria Duque

  • Cultura
  • 12/09/2024 - 16:53
  • 114 Views

? Espaço de grandes nomes da arte como Djanira do Motta e Silva, Carlos Vergara, Rubens Gerchman, Hércules Barsotti, Milton da Costa e Alberto Giacometti é destaque na mostra “Narrativas Coloridas”.
? “Carriconde: entre a arte e o magistério” apresenta obras do mestre Cláudio Corrêa Carriconde” e “Nas Entrelinhas da Vida” traz a arte têxtil de Elisa Tesseler.
? Vernissage será no próximo sábado, 14 de abril, a partir das 14h. Entrada franca.

Nomes consagrados da arte do Brasil e do mundo, ao lado de mestres da arte gaúcha e de revelações nas mais diversas formas artísticas. A pluralidade está presente na Galeria Duque e em sua nova exposição que abre neste sábado, 14 de abril, às 14 horas, com três mostras: “Narrativas coloridas”, com obras do acervo da galeria; “Carriconde: entre a arte e o magistério”, com pinturas e desenhos do célebre artista e professor de artes plásticas da UFSM, Cláudio Corrêa Carriconde; e “Nas Entrelinhas da Vida”, com as criações em arte têxtil de Elisa Tesseler. As exposições ficam no local até o dia 31 de outubro na Galeria Duque, localizada na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico de Porto Alegre. Entrada franca.

A mostra “Narrativas Coloridas” tem a curadoria de Daisy Viola. Para compor a exposição, que ocupa os dois primeiros andares da galeria, Daisy fez uma viagem pelo rico acervo para buscar as cores em diferentes expressões, que se revelam nas mais variadas técnicas, compondo não apenas um passeio pelas diversas formas da arte visual, mas também uma narrativa dessa evolução que também é tecnológica.

“O material utilizado nos conta do tempo, da evolução tecnológica ou química. As linguagens nos propõem a passagem do tempo, a começar pelo desenho, pinturas com tinta a óleo, depois acrílica, até a fotografia, cada vez mais próxima da pintura, com as suas distorções e/ou sobreposições, de novo fruto das novas possibilidades tecnológicas. E esculturas, desde pedras ou nobres metais, até assemblages com materiais do cotidiano trazidos para o universo artístico. E agora, o máximo possível da tecnologia, em projeções feitas no espaço, criando cenários e situações até a bem pouco tempo atrás inimagináveis”, descreve a curadora.

Carriconde: O mestre de Santa Maria
As obras de Cláudio Corrêa Carriconde ocupam o terceiro andar da galeria com a exposição “Carriconde: entre a arte e o magistério”, organizada por Vani Foletto e Marco Aurélio Biermann Pinto. Nascido em Arroio Grande em 27 de agosto de 1934, o artista desenvolveu também a carreira de professor da Faculdade de Belas Artes da recém-criada Universidade Santa Maria, cidade onde faleceu aos 46 anos, em 21 de agosto de 1981. Em sua homenagem, o Centro de Artes e Letras de Santa Maria, ostenta até hoje o nome de “Sala Cláudio Correia Carrionde”. Suas obras em pintura e desenho elegem a mulher como tema principal, com destaque para os retratos e para as mulheres nuas. A cidade de Santa Maria também é retratada em obras como as “Paisagens de Camobi”, de 1980, que se aproxima a uma pintura gestual.

A arte em fios de cobre
No quarto andar, a arte de Elisa Tesseler se expressa com a mostra “Nas Entrelinhas da Vida”. “Minha Arte, minhas tramas de fios de cobre, são frutos das lembranças de momentos da infância e adolescência em comunidade. A escolha do material deve-se ao fascínio que tinham, e que ainda permanece, os bordados dourados, sobre o veludo dos mantos que cobrem e ornamentam; protegem e embelezam o pergaminho sagrado, a Torá”, revela a artista. “Meu processo criativo se dá através do gesto livre, do ir e vir dos fios em minhas mãos. É num ‘fazer-em-se-fazendo’, que minha poética se expressa”, conclui.

Exposições:
“Narrativas Coloridas” – Acervo com grandes nomes da arte
“Carriconde: entre a arte e o magistério” – Exposição que homenageia Cláudio Corrêa Carriconde
“Nas Entrelinhas da Vida” – A arte têxtil de Elisa Tesseler
Local: Galeria e Espaço Cultural Duque
Endereço: Duque de Caxias, 649 – Porto Alegre
Vernissage: sábado, 14 de setembro, das 14h às 16h30min
Período da exposição: de 14 de setembro a 31 de outubro
Horário de funcionamento: Seg/Sex: 10h às 18h | Sáb: 10h às 17h
Entrada Franca

div: Tatiana Csordas
fotos: divulgação