Instituto Ling realiza feira do livro solidária para apoiar livreiros, editoras e autores gaúchos afetados pelas enchentes

  • Cultura
  • 11/06/2024 - 22:38
  • 98 Views


O evento acontece nesta sexta, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16 de junho, das 11h às 20h, com entrada franca, na sede do centro cultural, em Porto Alegre. Nos três dias, o público poderá comprar diretamente de cerca de 40 expositores atingidos direta ou indiretamente pelas chuvas, além de conferir mais de 30 programações paralelas, como bate-papos literários, shows musicais e atividades infantis


Crédito da foto: Instituto Ling


O Instituto Ling realiza nesta sexta, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16 de junho, a Feira do Livro Reconstrói RS, um evento solidário com o objetivo de apoiar o mercado editorial do Rio Grande do Sul. A mostra acontece das 11h às 20h, com entrada franca, na sede do centro cultural, em Porto Alegre, para incentivar a comunidade a comprar diretamente de livreiros, editoras, autores e sebos gaúchos afetados pelas enchentes.

A iniciativa ocupará todos os espaços do Instituto Ling, das escadarias ao salão de eventos, e contará com cerca de 40 bancas de diferentes expositores e mais de 30 programações paralelas, que vão desde palestras, painéis literários, lançamentos de livros e sessões de autógrafos a shows musicais e atividades infantis, apoiando a retomada da economia local. As atrações são gratuitas, com acomodação do público por ordem de chegada, mediante retirada de senhas na recepção do centro cultural a partir de 30 minutos antes do início das atividades. A feira também será ponto de coleta de doação de livros em bom estado para a reconstrução do acervo de escolas e bibliotecas comunitárias afetadas pelas chuvas.

Entre os expositores estão a Livraria Taverna, o clube de assinaturas TAG, a L&PM e a Editora Projeto, que fazem parte da triste lista de empreendimentos que tiveram seus estoques e estabelecimentos inundados. Empresas que foram afetadas de outras formas, como a editora Palavra Bordada, que ficou ilhada em Canoas, e tantas outras impactadas indiretamente, como a Piu, a Zouk e a Dublinense, também participam.

Profissionais de diversos segmentos estão confirmados na programação, como a jornalista, escritora e influenciadora Fernanda Pandolfi, embaixadora da feira, e os jornalistas Carlos André Moreira e Luiz Gonzaga Lopes, padrinhos do evento. Nomes como Daniel Galera, Luís Augusto Fischer, Eduardo Bueno, Cláudia Schroeder, Donaldo Schüler, Samir Machado de Machado, Rafael Guimaraens, Ivone Bins, Mário Corso, Márcio Pinheiro, Juarez Fonseca, Ticiano Osório e Arthur de Faria também participam de diferentes tipos de atividades distribuídas entre os três dias.

A feira ainda conta com o suporte e a cooperação de diferentes segmentos do setor literário. Nos bastidores da organização com o Instituto Ling, também estão envolvidas a Câmara Rio-Grandense do Livro e o Clube de Editores do Rio Grande do Sul.

Atividades pagas
Três programações têm ingressos pagos e terão todo o valor arrecadado revertido para a reconstrução da Biblioteca Comunitária Girassol, que perdeu o seu acervo no Sarandi, bairro da capital que soma o maior número de moradores afetados pela enchente. O primeiro é o bate-papo literário entre a escritora que mais vendeu livros no Brasil no último ano, Carla Madeira, que fará uma participação remota, em conversa com a autora gaúcha Martha Medeiros. A atividade, que acontece na sexta-feira, às 19h, teve seus ingressos esgotados em menos de 7 horas.

Há ainda outras duas programações com lugares à venda: a Oficina de Escrita Criativa, ministrada pela escritora Claudia Tajes e a psicanalista Diana Corso no sábado, às 14h, que estimulará os participantes a escreverem cartas e bilhetes; e a peça infantil Bichológico, inspirada no livro homônimo da escritora Paula Taitelbaum. O espetáculo, estrelado pela atriz Débora Rodrigues, terá sessão única no domingo, às 11h, propondo um jogo divertido com formas geométricas distribuídas pelo espaço cênico, tendo como pano de fundo a trilha sonora alegre e ingênua composta por Cláudio Levitan e arranjada por Kiti Santos. As entradas estão disponíveis no site www.institutoling.org.br, onde também é possível conferir a programação completa.

"Livros sempre foram a nossa paixão. Não é à toa que todo mês temos eventos de literatura por aqui. No meio da tragédia e do caos que assolou o nosso estado, vimos imagens de partir o coração. Entre os milhares de gaúchos que sofreram esse impacto, estão nossos autores queridos, livrarias, editoras e sebos. Entendemos que é nossa missão apoiar esses empreendedores que compartilham conosco a paixão por histórias lindamente contadas. Quer saber a nossa meta? Zerar os estoques dos livros salvos da enchente", conta Carolina Rosado, gerente do Instituto Ling.

Outras ações em prol da comunidade gaúcha realizadas pelo Instituto Ling
A Feira do Livro Reconstrói RS faz parte da retomada da programação de cursos e atividades artísticas do Instituto Ling. Localizado na Rua João Caetano, 440, no bairro Três Figueiras, a instituição não foi atingida pelas chuvas e se concentrou em desenvolver ações para auxiliar o Rio Grande do Sul e as famílias afetadas pelas enchentes. Durante o mês de maio, a entidade anunciou, em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta, o Reconstrói RS, iniciativa com foco em obras de recuperação da infraestrutura nas regiões diretamente abaladas. O centro cultural também se transformou em um dos pontos do projeto coletivo Cozinha Solidária, do SOS Cozinhas; e levou dois dos seus programas educativos, a Oficina de Choro e o MPB nas Escolas, para dentro dos abrigos que acolhem vítimas das chuvas.


SERVIÇO
Feira do Livro Reconstrói RS
Dias 14, 15 e 16 de junho
Sexta, sábado e domingo, das 11h às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca (a feira também será ponto de coleta de doação de livros em bom estado para a reconstrução do acervo de outras escolas e bibliotecas afetadas pelas chuvas)

Programação
As atrações são gratuitas, com acomodação do público por ordem de chegada, mediante retirada de senhas na recepção do centro cultural a partir de 30 minutos antes do início das atividades (exceto três atividades pagas sinalizadas abaixo)

Sexta-feira, 14 de junho
17h - Bate-papo sobre Quadrinhos, com Ticiano Osório, Fabiano Dernadim e Augusto Paim
18h30 - Solenidade de abertura com o músico Matheus Kleber tocando o hino do Rio Grande do Sul
19h - Bate-papo literário com as autoras Carla Madeira e Martha Medeiros (atividade paga, esgotada)
19h - Sarau Autores Independentes, com mediação de Bernardo Bueno

Sábado, 15 de junho
11h30 - Bate-papo: Amor, Ciúmes e Poesia, com Cláudia Schroeder e Ildo Meyer
14h - Programação infantil: Contação Cantada do livro O Monstro do Guaíba
14h - Oficina de Escrita com Diana Corso e Claudia Tajes (atividade paga)
14h - Oficina Como Publicar Seu Primeiro Livro, com Flávia Cunha
14h30 - Lançamento do livro Viva a Várzea: histórias e personagens do futebol raiz: 17 autores narram histórias e estórias do futebol de várzea. O grupo de autores é composto por Cláudio Furtado, Fernando Becker, Flávio Dutra, João Bosco Vaz, José Evaristo Villa Lobos, Júlio Sortica, Leo Iolovitch e Liliane Correa. Também são coautores Mário Corso, Márcio Pinheiro, Marino Boeira, Óscar Fuchs, Paulo César Teixeira, Piero D'Alascio, Ricardo Stefanelli, Sérgio Kaminski e Vitor Bley de Moraes
15h - Apresentação musical da Oficina de Choro
15h - Programação infantil: Bate-papo lúdico com Pedro Leite, sobre o livro Sofia e Otto Conhecendo Porto Alegre
15h30 - Sessão de autógrafos do livro Viva a Várzea: histórias e personagens do futebol raiz
16h - Programação infantil: Contação de histórias com Paula Taitelbaum, sobre o livro Os Quatro Besourinhos de Piscinópolis
16h - Mesa: Calamidades e Distopias, com Samir Machado de Machado, Irka Barrios, Rafael Guimaraens e mediação de Carlos André Moreira
16h - Performance poética com coletivo Poetas Vivos
17h - Bate-papo: Textos para o Fim do Mundo, com Daniel Galera e Luís Augusto Fischer
17h - Programação infantil: Oficina inspirada no livro Um prédio chamado amizade, com Ivone Bins
17h - Lançamento do livro: O que não tem censura nem nunca terá: Chico Buarque e a repressão artística na ditadura militar, de Márcio Pinheiro, com mediação de Juarez Fonseca
18h - Mesa: Insurgências e Revoluções: uma história do RS, com Eduardo Bueno e mediação de Carlos André Moreira
19h - Apresentação musical do grupo Beatles em Concerto

Domingo, 16 de junho
11h - Programação infantil: Bichológico, peça inspirada no livro homônimo de Paula Taitelbaum (atividade paga)
14h - Programação infantil: Oficina de Desenho, com Tati Sperhacke
14h30 - Conversa com as escritoras Andrea Bairros e Sili Romani
15h - Apresentação musical com Alê Ravanello & Mari Kerber
15h - Mesa Bloomsday: Ulisses - erudito ou popular?, com Donaldo Schuler, Irish Fellas e o ator João Petrillo interpretando Leopold Bloom
15h - Programação infantil: Contação de histórias dos livros O Reino do Arco-íris (lançamento) e Gabola e a Baleia
15h - Programação infantil: Oficina de Ilustração de Livros Infantis (a partir de 14 anos), com o artista MOA
16h - Contação e oficina do livro Se eu fosse uma árvore
16h - Lançamento do livro Casa, de Ariane Severo
17h - Apresentação musical com Cleômenes Jr. e Mateus Albornoz
17h - Programação infantil: Contação e oficina sobre o livro Bichológico, com Paula Taitelbaum
17h - Mesa: Lupi: uma biografia musical, com Arthur de Faria, Mathias Pinto e Glau Barros
19h - Solenidade de encerramento com o músico Marcello Caminha

Bancas e expositores
Arquipélago
Artes e Ofícios
Aquários (Associação dos Quadrinistas do RS)
Banca do Livro
Beco dos Livros
Brasa Editora
Café Mal Assombrado Poa
Edelbra Editora
Edições Ardotempo
Edições BesouroBox
Editora AGE
Editora Bá
Editora Bodigaya
Editora Casa 29
Editora Cinco Gatas
Editora Coragem
Editora Dublinense
Editora Hipotética
Editora Piu
Editora Projeto
Editora Zouk
Estúdio MAR edições
L&PM
Leitura
Leitura XXI
Libretos
Livraria ATA
Livraria Calle Corrientes
Livraria Clareira
Livraria Isasul
Livraria Santos
Livraria Taverna
Mania de Ler
Palavra Bordada
Pandorga Livros
Paralelo 30
Roma Artes e Ofícios
Sebo Café Riachuelo
TAG Livros
Viva Livro

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.

Mais sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 13 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e sistema de fechamento para bebidas e produtos de higiene e beleza.

Informações para a imprensa:
Assessoria de imprensa do Instituto Ling
Jéssica Barcellos Comunicação