A arte de Décio Rosolen pela primeira vez em Porto Alegre

  • Cultura
  • 01/04/2024 - 17:18
  • 233 Views

Artista apresenta a exposição “Portais de Luz” na Galeria Bublitz. Vernissage será no dia 6 de abril, a partir das 10h.

Décio Rosolen, um dos artistas visuais mais celebrados da atualidade, realiza sua primeira exposição na capital gaúcha. Sua arte, presente em espaços culturais, arquitetônicos e em ambientes de Norte a Sul do Brasil, estará na Galeria Bublitz, em Porto Alegre, com a exposição “Portais de Luz”. O vernissage será realizado no sábado, 6 de abril, das 10h às 13h, na Galeria Bublitz, localizada na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, em Porto Alegre. São mais de 30 obras do artista, entre pinturas e gravuras, que poderão ser vistas no local até o dia 6 de maio. A mostra tem entrada franca.

Nas pinturas abstratas de Rosolen, o concreto aparece em cores fortes, que deixam a luz emanar de telas pintadas originalmente em branco. O dourado e o preto surgem como contorno, mas também evocam uma presença iluminada. Em sua obra, o artista transmite luz, energia, magnetismo, por meio de uma estética gestual e uma assimetria equilibrada, que podem ser observadas nas composições e nas texturas produzidas. Esse cuidado também está presente na exploração e na seleção criteriosa que utiliza em produções de pequeno e grande formato.

A maior parte do trabalho do artista é realizada espontaneamente e seu estilo se diferencia pelas formas abstratas, com uso de cores selecionadas, sombreados, transparências e muita profundidade. Rosolen adota a pintura acrílica como técnica predileta e atinge um minimalismo intencional e intrigante em seu trabalho pictórico.

Décio Rosolen é conhecido no meio das artes visuais. Paulistano, descendente de italianos, atualmente vive em São Paulo e divide seu tempo entre a pintura e a empresa Artprints, referência em gravuras de artistas renomados, como Juarez Machado, Rubens Ianelli, Inos Corradin, Sônia Menna Barreto, Erico Santos, Antônio Peticov e muitos outros.

Seu contato com a arte começou aos 13 anos, a partir de um tio materno que importava e comercializava gravuras de nomes como Miró e Redouté. No início da década de 80, começou seu trabalho como editor de arte na Arteprints, convivendo com inúmeros artistas. Após 14 anos como editor, iniciou um projeto de serigrafias inspiradas na arte abstrata e gestual. Sua obra tem referência em nomes como o norte-americano Franz Kline e o escultor e artista brasileiro Amilcar de Castro. Desde 2004, Rosolen já produziu mais de 9 mil gravuras, e suas obras estão entre as preferidas por arquitetos e decoradores de todo País.

Portais de Luz – Décio Rosolen
Local: Bublitz Galeria de Arte
Endereço: Av. Neusa Goulart Brizola, 143
Período: 6 de abril a 6 de maio
Vernissage: sábado, 6 de abril, das 10h às 13h
Visitação: segundas às sextas, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 13h

div: Tatiana Csordas
foto: Julio Ricardo