Helenice Porcella, curadora e filha do artista Paulo Porcella, proporciona uma visita guiada para o encerramento da mostra

  • Cultura
  • 27/02/2024 - 11:58
  • 142 Views

Devido ao sucesso da exposição da Gravura Galeria que comemora os 88 anos de Paulo Porcella, Helenice Porcella, curadora da mostra PORCELLA 88, promoverá uma visita guiada. Ela irá recepcionar os interessados na quarta-feira (28), das 14h às 17h para uma conversa. O evento será aberto ao público e marcará o encerramento da exibição, que findará no dia 29.


Créditos - Gerson Turelly

Helenice Porcella, que também é filha do artista, contará mais sobre seu processo criativo e alega que seu intuito será reviver a obra de seu pai. “Apresentei na Gravura um pouco do acervo magnífico que meu pai possui. Para isso, eu dei uma ‘pincelada’ em diversas fases da sua obra. Comecei com as figuras barrocas, fui desconstruindo aquele feminino, passei por algumas séries, como Elas por Elas, Vitrines, chegando às paisagens, ora com inspiração campesina, ora retratando a Espanha.”


Helenice garante que será um momento especial onde os presentes poderão saber mais sobre a trajetória do Porcella e seu processo criativo como curadora “Com essa narrativa, quero compartilhar sobre os temas mais emblemáticos pelos quais meu pai ficou conhecido e reconhecido”, finaliza.




Mais sobre Paulo Porcella:

O artista transita com habilidade entre diferentes linguagens plásticas. Seus temas frequentes são as paisagens urbanas e rurais. Evidencia em suas composições a atração pelas naturezas mortas e seu interesse pela estatuária barroca. Entretanto, a sua real paixão é pela figura feminina. Nesta mostra comemorativa, estarão expostas obras das séries Vitrines, Elas por Elas, Miradas de Espanha, e Fazenda Triângulo – todos os trabalhos são feitos com pigmento acrílico, e Porcella é precursor do uso desse material no Rio Grande do Sul.



SERVIÇO – PORCELLA 88



Visita Guiada: Dia 28 de Fevereiro de 2024, quarta-feira, a partir das 14h.



Visitação à Mostra: até 29 de fevereiro de 2024, quinta-feira, das 9h30 às 18h30.



Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 – Petrópolis) Telefones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 (WhatsApp) e (51) 99666-3972.

Acompanhe também pelas redes sociais da Gravura (@gravuragaleriadearte) e pelo site https://www.gravuragaleria.com.br