Noite dos Museus prorroga prazo de inscrições para artistas

  • Cultura
  • 23/02/2024 - 12:17
  • 169 Views

Profissionais que atuam com música, teatro, dança, circo, sarau, slam, contação de histórias e fotografia podem se candidatar até o dia 15 de março para participar da oitava edição do evento, que abrirá cerca de 20 espaços culturais da capital gaúcha para visitação gratuita em 18 de maio

Theatro Sa?o Pedro - Cre?dito For Real Company -4.
Theatro São Pedro volta a participar do evento em 2024. Crédito: For Real Company/ Divulgação
Para baixar fotos em alta resolução e vídeos das edições anteriores, clique aqui

O Noite dos Museus ampliou o prazo para inscrição nos editais de seleção de artistas para a sua oitava edição. Marcado para 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Internacional dos Museus, o evento abrirá neste ano cerca de 20 instituições para visitação gratuita e em horário inusitado, das 18h até a meia-noite, abrigando diversas manifestações culturais.

Artistas interessados em se apresentar podem se inscrever em três convocatórias: de artes cênicas, que contempla expressões como teatro, dança, circo, saraus, slams e contação de histórias; de música, em que é necessário o envio de repertório 100% autoral, dos gêneros instrumental, erudito e popular; e de artes visuais, que selecionará 30 obras fotográficas, dentro da temática "Porto Alegre Natural - As cores vivas da capital", para serem expostas em uma fotogaleria de grandes dimensões, que será inaugurada na noite do evento.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site noitedosmuseus.com.br/editais até o dia 15 de março. Os inscritos devem ser pessoas jurídicas legalmente constituídas ou microempreendedores individuais (MEI) que contemplem atividades de artes cênicas, dança, espetáculos artísticos e produção musical ou teatral em seus estatutos ou contratos sociais. Os selecionados receberão apoio financeiro de R$ 700,00 a R$ 2.700,00. Caberá ao conselho artístico do Noite dos Museus a escolha das apresentações, utilizando critérios como qualidade artística, trabalho autoral e potencial de impacto na formação de público.

O projeto contará com novidades no seu circuito de visitação neste ano, incluindo novos espaços da cidade, que serão anunciados em breve. As 16 instituições culturais que fizeram parte em 2023 já estão confirmadas. São elas o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, a Cinemateca Capitólio, o Espaço Força e Luz, a Fundação Ecarta, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta, o Planetário da UFRGS e o Theatro São Pedro.

Desde que estreou em Porto Alegre, o Noite dos Museus já reuniu cerca de 578 mil pessoas nas ruas e nos espaços culturais da capital gaúcha, com público crescente a cada edição - somente em 2023, foram mais de 185 mil participantes. O evento realiza edições anuais na cidade desde 2016. Mesmo em 2020, com a chegada da pandemia, a iniciativa foi realizada virtualmente, com oito horas de transmissão ao vivo direto dos museus, dando continuidade à conexão entre o público e as instituições culturais. No mesmo ano, também foi lançado o portal noitedosmuseus.com.br, que reúne conteúdos originais sobre arte e cultura.

Os editais de Música, Artes Visuais e Artes Cênicas são uma realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, com planejamento e produção da Rompecabezas e financiamento via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.


SERVIÇO
8ª edição do Noite dos Museus
Dia 18 de maio de 2024, das 18h até a meia-noite
Nas ruas e em diversos espaços culturais da capital gaúcha

Editais públicos de música, artes cênicas e artes visuais
Inscrições gratuitas pelo site noitedosmuseus.com.br/editais até 15 de março

Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação
Foto Crédito: For Real Company/ Divulgação