Isabel Ferreira de corpo e alma no Espaço Cultural Canoas Shopping

  • Cultura
  • 30/11/2023 - 10:41
  • 392 Views

Exposição retrospectiva da artista que usa o próprio corpo e materiais inusitados, como vassoura e escovões em seu processo de pintura, inaugura na próxima sexta-feira, 1º de dezembro.

A arte de Isabel Ferreira transcende a pintura tradicional. O seu corpo “mergulha” nas telas e nas tintas em uma produção visceral e única que estará representada na exposição “De corpo e alma na pintura”, no Espaço Cultural Canoas Shopping. A mostra, com 15 obras grandes dimensões de Isabel, apresenta uma retrospectiva de trabalhos realizados desde 2020 até os dias atuais. A exposição tem entrada franca e poderá ser visitada de 1º a 15 de dezembro. O vernissage será na sexta-feira, 1º de dezembro, das 17h às 21h, no Espaço Cultural do Canoas Shopping, localizado na Avenida Guilherme Schell, 6750, em Canoas. Além desta exposição, as obras de Isabel também podem ser conferidas na mostra individual “A arte que instiga os sentidos” no Mais Café Bistrô, em Porto Alegre.

A marca da artista é a sua própria gestualidade. A sua arte é produzida utilizando o seu corpo como dispositivo, como instrumento de pintura para explorar as telas de grandes dimensões com gestos livres. A artista desconstrói o modelo tradicional de pintura, deixa de lado o cavalete e as telas emolduradas, usa materiais inusitados, tais como: rodo, vassoura, escovões e as próprias mãos para produzir as suas obras. As pinturas e os desenhos transitam entre as referências da arte moderna e contemporânea, o figurativo e o abstrato.
A liberdade do gesto é protagonista na produção de Isabel Ferreira. Os temas de suas pinturas vêm do inconsciente e abrem espaço para o acaso, a escolha e a abstração. Na tela, o resultado da expressão do que a artista vivencia naquele momento, constitui-se de trabalhos intensos e totalmente autorais.
Nessa trajetória, destacam-se algumas séries como: “Dimensões do Gesto”, “Meus Tons”, “Rastros” e “De Corpo e Alma”, com pinturas livres, em que a artista expressa sua criatividade com toda sua alma e que estarão presentes na exposição no Espaço Cultural Canoas Shopping.
Isabel Ferreira nasceu em Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, em 1962. Bacharel em Turismo pela PUC/RS, atualmente trabalha em seu atelier, que também é um espaço expositivo em Porto Alegre. Em sua formação artística, passou pelo Atelier Livre Xico Stockinger, em Porto Alegre, pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro; e por formações em arte contemporânea e em arte moderna, pela PUC- RJ. Participou de exposições individuais e coletivas em diversos locais do Estado.
Serviço:
Exposição “De corpo e alma na pintura” por Isabel Ferreira
Vernissage: 1º de dezembro (sexta-feira), das 17h às 21h
Visitação: 1º a 15 de dezembro, das 10h às 22h
Local: Espaço Cultural Canoas Shopping
Endereço: Av. Guilherme Schell, 6750, em Canoas

Assessoria de Imprensa:
Tatiana Csordas
Foto: Isabel Ferreira