Workshop gratuito marca o início da oitava edição do Poa Jazz Festival

  • Cultura
  • 20/11/2023 - 13:22
  • 284 Views

O Instituto Ling recebe o congolês Ray Lema e o francês Laurent de Wilde para compartilhar seus conhecimentos sobre piano em oficina nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, às 14h30, no Instituto Ling

LEMA_DEWILDE 6 @ Olivier Hoffschir
Crédito da foto: Olivier Hoffschir


Depois de receber a programação especial de aquecimento para a oitava edição do Poa Jazz Festival, o Instituto Ling será palco de um workshop gratuito de piano ministrado por uma das grandes atrações do evento neste ano: o duo formado pelo congolês Ray Lema e o francês Laurent de Wilde. A atividade acontece nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, às 14h, e é direcionada a profissionais e estudantes de música, mas com acesso também ao público em geral. Para participar, basta fazer a inscrição prévia e sem custo no site www.institutoling.org.br.

A oficina, realizada em parceria com Branco Produções e Grezz, faz parte da programação do Poa Jazz Festival, que acontece de 24 a 26 de novembro, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Durante o workshop, os pianistas irão compartilhar insights sobre como traduzir ritmos africanos para o piano e combiná-los à harmonia do jazz. Também discutirão como abordar a polirritmia em um contexto de duo e indicarão onde encontrar material inspirador para repertório em uma ampla variedade de culturas, incluindo Caribe, Américas, África e Oriente Médio. A atividade será conduzida em francês ou inglês, com disponibilidade de tradução para o português.

Sobre o Poa Jazz Festival
Em sua oitava edição, o festival reunirá atrações internacionais, nacionais e locais em nove shows nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul. Entre as atrações internacionais confirmadas estão o duo formado pelos pianistas Ray Lema e Laurent de Wilde e o trio espanhol Sumrrá. O evento ainda receberá grandes destaques nacionais: o trombonista paulista Jorginho Neto e seu Collective, a baixista Ana Karina Sebastião, a pianista e arranjadora Ana Azevedo com seu trio, e o violonista Gabriel Selvage, gaúcho que reside na Europa e vêm à capital acompanhado do baixista Thiago Espírito Santo e do percussionista Kabé. As atrações locais são Arthur de Faria e sua Tum Toin Foin, o saxofonista Cleômenes Jr. com seu sexteto, e o The Jazz Passengers.

A oitava edição do Poa Jazz Festival é uma realização do Ministério da Cultura/Governo Federal, Branco Produções e Grezz, com patrocínio de Crown Embalagens e Icatu Seguros/Rio Grande Seguros e apoio de Barra Shopping Sul, Baden Cafés Especiais, Instituto Cervantes/Governo de Espanha, Embaixada da França no Brasil, Cerveja Veterana e Instituto Ling.


SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – MÚSICA
Workshop de piano, com Ray Lema e Laurent de Wilde, atrações do Poa Jazz Festival
Dia 23 de novembro, quinta-feira, das 14h30 às 17h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Gratuito, mediante inscrição prévia no site www.institutoling.org.br

Informações úteis
institutoling.org.br
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
twitter.com/@InstitutoLing
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 40 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos em dois pontos: um localizado dentro do estacionamento e outro na parte externa do prédio, com 32 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para propiciar comodidade e autonomia aos portadores de deficiência, além de oferecer excelente conforto térmico e acústico. O Instituto Ling possui o Selo de Acessibilidade da Prefeitura de Porto Alegre, conforme o Decreto nº 15.752 de 5 de dezembro de 2007, que atesta o atendimento da instituição às pessoas com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável. O centro cultural oferece também a possibilidade de contratação de um intérprete de Libras, além do acesso à audiodescrição do acervo de artes visuais, dos espaços do prédio e paisagismo. Todo material de audiodescrição se encontra disponível em tablets fornecidos pelo Instituto Ling.

Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde 1995 auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo.

Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética. Desde então, o espaço já sediou mais de mil atividades culturais nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e humanidades, recebendo mais de 200 mil visitantes, além de promover cursos e encontros em áreas como literatura, cinema, moda, filosofia e arquitetura, ministrados por renomados professores e especialistas.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.


Informações para a imprensa:
Jéssica Barcellos Comunicação