“Mobgrafia” chega à sua segunda edição na Galeria Escadaria

  • Cultura
  • 09/06/2023 - 11:16
  • 594 Views

A maior exposição com fotos de celular do Brasil reúne 90 imagens de 45 fotógrafos, na escadaria do viaduto da avenida Borges de Medeiros

’Mobgrafia - Expressão Urbana” é a exposição que ocupará a Galeria Escadaria, em sua segunda edição, a partir do dia 10 de junho, reunindo 90 imagens de 45 fotógrafos, feitas em celulares ou tablets. Com curadoria do publicitário e fotógrafo Marcos Monteiro, a iniciativa tem um caráter duplamente democrático, tanto por estar situada em um museu a céu aberto, o que coloca a arte ao alcance de todos; quanto pela técnica utilizada, através de dispositivos móveis, recurso amplamente difundido e acessível à população. A abertura ocorrerá no próximo sábado, a partir das 16h, na escadaria Verão (esquina rua Duque de Caxias), com a banda Os Lucianos (Luciano Riquez na voz e guitarra, Miguel Lattuada no baixo e voz, Cristiano na bateria e Ernani na voz e teclado) tocando muito rock, soul e funk.

A fotografia está vivendo um momento único, tão importante como foi seu próprio surgimento. É quase um renascimento da arte, por conta de uma inclusão e compartilhamento inimagináveis, possibilitando que a arte criada, a foto gerada ou a história contada ganhem o mundo em tempo real. Os smartphones revolucionaram o modo de vida de quase todas as pessoas no planeta e através dele a fotografia ficou mais democrática e criativa, estimulando o olhar e percepção sobre o cotidiano, trazendo à tona uma experiência de representação da realidade intrínseca, sob a ótica do autor.

O termo Mobgrafia é sinônimo do movimento que promove a arte fotográfica e visual captada, editada e compartilhada com dispositivos móveis: smartphones, tablets, etc. A partir daí, pensamos na mobgrafia e em suas dimensões possíveis, uma maneira de transmitir nossa arte de forma mais criativa e instantânea. O tema não tem limites e é livre; e assim mais uma vez a arte ira espelhar a vida através das lentes de seu celular. ’Mobgrafia - Expressão Urbana” é considerada a maior exposição a céu aberto de fotos de smartphones do Brasil. Através de convocatória foram selecionados 45 fotógrafos (as) amadores e profissionais de todo o Brasil, num total de 90 fotos de grandes formatos distribuídas em 15 grandes painéis.

“A exposição na rua tem um olhar inclusivo e democrático, em função da arte sair das galerias e museus para ganhar as ruas, criando novas experiências e hábitos para uma parcela da população, que não tem o costume de frequentar estas instituições”, afirma o produtor e curador, Marcos Monteiro. O tema é Livre Expressão Urbana e a visitação seguirá até final de agosto, devendo posteriormente ocupar a Galeria Restinga, que fica na Esplanada da Restinga - também a céu aberto- durante o mês de setembro. Em sua primeira edição, ano passado, “Mobgrafia Expressão Urbana” teve cerca de 40 mil visitações, e a expectativa desta vez é superar este número.

Galeria Escadaria - Criada em plena pandemia com o intuito de levar arte de qualidade para a população, já abrigou 16 exposições nacionais e internacionais a céu aberto. Em agosto de 2022 foi inaugurada sua primeira filial, a Galeria Restinga, localizada na Praça Esplanada do bairro Restinga, também a céu aberto, que recebe todas as exposições que passaram pelo Centro Histórico da capital gaúcha. A mais recente exposição a ocupar a escadaria da Borges, “Se7E”, celebrou os dois anos do espaço, em março último e deverá migrar para a Restinga de 17 de junho a 17 de julho.

Marcos Monteiro – Natural de Bagé e residente em Porto Alegre, é designer, publicitário, fotógrafo e produtor cultural. Em 2017 expôs “O Exato Momento do Instante”, individual na Assembleia Legislativa do RS, patrocinada pela Embaixada da França; “S.O.M – Série Olhar Musical”, com Pena Cabreira, no Centro Cultural Ceee Erico Verissimo; e foi convidado para participar do “III Foto Festival”, em Balneário Camboriú (SC). Em 2018 se juntou a Walter Firmo, Gal Oppido, Valdemir Cunha e Fernando Rojas, entre outros, na coletiva “Ser Urbano”, no Conjunto Nacional, em São Paulo; onde também mostrou seu trabalho na Inter Foto Itu e no ano passado, na exposição “Faces do Retrato”, pelo Festival InterFoto. Na Galeria Escadaria, fez as individuais “Ir/Real”, em 2021 e a segunda edição, em 2022.

Fez a curadoria e execução da mostra a ceu aberto " O Mundo em Movimento", no Parque da Redenção e também na UFRGS, com fotógrafos da Europa, America do Sul e Ásia, pela Virada Sustentável POA, em abril de 2019. Dentro do mesmo evento, criou e executou as estruturas expositivas de “ODS da ONU”, na Orla do Gasômetro e UFRGS. Foi co-criador da coletiva “Mosaicografia”, composta por 20 painéis de 10m cada, com 450 fotos em médio e grandes formatos, assinadas por mais de 162 fotógrafos de diversos países. Aproximadamente 350 mil pessoas visitaram o evento, na Casa de Cultura Mario Quintana, em 2015 e Largo Glênio Peres, em 2016.

Esteve à frente das exposições “Pantanal” de Daisson Flach e Douglas Fischer (2021); “Fora da Cena”, da fotógrafa portuguesa Fernanda Carvalho (2021); “As Praias de Porto Alegre”, pela Virada Sustentável 2021; e “Mobgrafia Expressão Urbana” (2021), todas na Galeria Escadaria. No local, realizou as coletivas “Street Expo Photo”, em 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. No ano passado abriu a Galeria Restinga, no bairro periférico de Porto Alegre. Até o momento, o local sediou 26 grandes exposições ao ar livre, no total de 400 paineis de 2m x 1m.

É um dos fundadores do Foto Clube Porto-Alegrense (2018) e criador e produtor do Chapeu Acústico, projeto gratuito da Biblioteca Pública do Estado do RS, que sediou mais de 160 shows em sua maioria de artistas gaúchos ao longo de seis anos. Em 2021 foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, por serviços relevantes prestados na área cultural.


Serviço – Exposição “Mobgrafia – Expressão Urbana”
- Galeria Escadaria: de 10 de junho a 30 de agosto de 2023 (escadaria Verão do Viaduto Otávio Rocha – Borges de Medeiros – Centro Histórico)
- Galeria Restinga: de 4 de setembro a 20 de outubro de 2023 (Esplanada da Restinga).
Informações com Vera Pinto (99104-1372) e/ou Marcos Monteiro (99935-0608) - email marcosmonteiroprojetos@gmail.com

Divulg: Vera Pinto
Fotos: Divulgação