Embaixadora da vinícola espanhola Dominio de Punctum visita Porto Alegre

Laura Perez esteve na capital para reforçar presença da marca

A embaixadora da vinícola espanhola Dominio de Punctum, Laura Perez, está no Brasil para reforçar a presença da marca no país, especializada em vinhos orgânicos, biodinâmicos e veganos, estilos que despertam cada vez mais o interesse dos consumidores. Laura visitou a filial gaúcha da importadora Porto a Porto - que traz os vinhos ao Brasil, juntamente com a Casa Flora.

Situada em Las Pedroñeras, no extremo norte da região de La Mancha, na Espanha, a Dominio de Punctum foi fundada em 1905 e ao longo dos anos 2000 iniciou os projetos de cultivo orgânico e biodinâmico. Em 2009, a vinícola elaborou o primeiro vinho com a certificação orgânica e, em 2010, foi a vez dos vinhos biodinâmicos.

Seus rótulos se destacam não apenas pela elegância de aromas e delicadeza no paladar, mas também por serem naturais e autênticos. O fato de não utilizar substâncias químicas é parte da filosofia agrícola que aponta para o futuro, entendendo como gerenciar a natureza para obter vinhos de melhor qualidade enquanto se cuida do meio ambiente.

Os vinhos desta vinícola espanhola são elaborados de acordo com a tradição transmitida por séculos na Espanha, mas também através de meios modernos de vitivinicultura sustentável. Fundada pela família Fernandéz, à frente dos negócios até hoje, a “Finca Fabian” conta com 200 hectares de vinhedos. A agricultura orgânica é um método que envolve trabalho no campo e na adega. Na Dominio de Punctum não são utilizados pesticidas, herbicidas, fertilizantes sintéticos no solo ou produtos químicos na adega.

Laura participou de um treinamento com os representantes da importadora no qual apresentou os vinhos e suas principais características. O gerente da filial Rio Grande do Sul, Antônio Gura e a supervisora comercial Raquel Braga recepcionaram a embaixadora na ocasião.

A visita teve como objetivo divulgar os vinhos 99 Rosas Chardonnay/Viognier, 99 Rosas Rosé e 99 Rosas Tempranillo/Merlot. Todos possuem o selo Produto Orgânico Brasil. Os três possuem uma Edição Especial e Limitada vendida exclusivamente no mercado brasileiro. Laura conta que a linha de vinhos recebeu esse nome devido à prática de plantar rosas na vinícola para identificar pragas antes que cheguem às uvas. “Um dia, ao contar as rosas, os produtores perceberam que havia exatamente 99 delas e decidiram dar esse nome aos vinhos” – relata a especialista.

O branco pertence à denominação Tierra de Castilla e é elaborado com as uvas Chardonnay (70%) e Viognier (30%), orgânicas. Na degustação é frutado, equilibrado, com aromas de frutas brancas que lembram pera madura e lima da Pérsia, com leve nota floral. Vinho de médio corpo, fresco e muito fácil de beber. Acompanha salmão, atum, marisco, pratos picantes e queijos moles.

O rosé é elaborado com a uva Garnacha, de origem orgânica. Apresenta aromas frutados e em boca é seco e refrescante. Acompanha massas leves e pratos à base de peixe. O tinto é produzido com as uvas Tempranillo (70%) e Merlot (30%), orgânicas, na denominação Tierra de Castilla. Não passa por barrica. Apresenta aromas de frutas vermelhas frescas e um toque mineral. Em boca, é elegante, de médio corpo e ótima acidez. Bastante gastronômico, acompanha muito bem carnes vermelhas, aves e massas.

Sobre a Porto a Porto

A Porto a Porto nasceu no final dos anos 90, em Curitiba, época da abertura do mercado brasileiro aos produtos importados, e ingressou no segmento com décadas de experiência. A importadora representa 110 fornecedores internacionais de países como França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Chile, Argentina, Austrália e Nova Zelândia, entre outros. Além do portfólio de vinhos, cervejas, destilados, sucos e águas, a empresa traz ao Brasil marcas do segmento alimentício, como Paganini. Especialista no cenário enogastronômico brasileiro, a Porto a Porto possui representação comercial no Rio Grande do Sul, e em 2009 passou a contar com um amplo showroom de produtos em Porto Alegre, no Shopping DC Navegantes. Além de comercializar para o varejo, também atende diretamente ao mercado corporativo, fornecendo produtos para eventos empresariais.

Divulgação: LS8
Fotos: Divulgação