Solista do Royal Ballet em Porto Alegre

  • Cultura
  • 15/07/2022 - 18:12
  • 731 Views

Bailarina Isabella Gasparini ministra Master Class no dia 17 de julho e se apresenta ao lado do Ballet Vera Bublitz em setembro.

O Brasil se transformou em um dos celeiros de talentos da dança. E uma das bailarinas que brilha no mundo estará em Porto Alegre na próxima semana. Isabella Gasparini, que é solista de uma das companhias mais prestigiadas do planeta, virá à capital gaúcha para ministrar uma Masterclass para bailarinos no domingo, 17 de julho, às 17 horas. Além da aula, a bailarina também vai relatar suas vivências para os alunos do Brasil. As vagas são limitadas e as informações e inscrições podem ser feitas junto ao Ballet Vera Bublitz, pelo telefone (51) 3333-3257.

Isabella seguirá na cidade, de 18 a 20 de julho, para participar dos ensaios para o espetáculo Dom Quixote, que será apresentado pelo Ballet Vera Bublitz, nos dias 24 e 25 de setembro, como parte das comemorações dos 25 anos do Teatro do Sesi. A bailarina será a protagonista Kitri, ao lado de Paulo Rodrigues, considerado um dos melhores bailarinos do Brasil da atualidade, que fará o papel do apaixonado barbeiro Basílio.

“É uma emoção retornar aos palcos com uma brasileira que alcançou o topo do mundo e serve de referência para nossos bailarinos. Ela vem provar que tudo é possível”, ressalta Vera Bublitz. “Estamos muito felizes por receber estrelas internacionais da dança, como ocorreu em 1989, quando trouxemos o ícone Fernando Bujones, para ser protagonista em Coppélia, ao lado das bailarinas do BVB”, complementa.

A trajetória de Isabella

Para Isabella, estar ao lado do Ballet Vera Bublitz, protagonizando Dom Quixote, no Brasil, também é um marco. “Depois de tantos anos fora, é a primeira vez que voltarei para dançar no País, fora de um festival. É uma honra me apresentar como convidada em Porto Alegre e isso fortalece meu vínculo com o Brasil”, reconhece a bailarina.

Desde 2019, Isabella Gasparini é solista do Royal Ballet de Londres. Ingressou na companhia em janeiro de 2014 como Artista, promovida a Primeira Artista em 2016. Ela nasceu em São Paulo e estudou no Ballet Marcia Lago, com Toshie Kobayashi e formou-se na Escola Nacional de Ballet do Canadá. Entrou no Northern Ballet em 2007, foi promovida a coryphée em 2011, onde permaneceu até 2013.

No Royal Ballet, Isabella se apresentou em clássicos do Ballet de Repertório, muitas vezes interpretando os papéis principais. Em sua trajetória, em uma das mais importantes companhias do mundo, estão participações em O Quebra-Nozes, A Bela Adormecida, Dom Quixote e O Lago dos Cisne, entre outros.

Criou ainda papéis em Flight Pattern, Untouchable, Symphonic Dances, Corybantic Games, Woolf Works e Like Water for Chocolate. Seus prêmios incluem medalha de ouro no 2003 Youth America Grand Prix, a mais importante competição de dança no mundo.

Em Porto Alegre, Isabella estará acompanhada de Kevin Emerton, primeiro bailarino do Royal Ballet. Namorado e partner de Isabella em algumas coreografias, Kevin também vai ministrar aulas para os alunos do Ballet Vera Bublitz. Ele integra a célebre companhia britânica desde 2007, onde já participou de apresentações clássicas, como em Giselle e em Alice no País das Maravilhas.

A agenda de Isabella Gasparini em Porto Alegre:

17/7 – Masterclass no Ballet Vera Bublitz – Informações e inscrições: (51) 333-3257
18 a 20/7 – Ensaio para o espetáculo Dom Quixote ao lado do bailarino Paulo Rodrigues no BVB
24 e 25/9 – Apresentação de Dom Quixote no Teatro do Sesi

Assessoria de Imprensa: Tatiana Csordas
Fotos: Andre Uspenski