Eletroestimulação, uma grande oportunidade de negócio

Das Olímpiadas da Rússia para o mundo, a eletroestimulação muscular vem crescendo no Brasil desde 2017 e revelando grandes benefícios para o corpo e para a saúde. Além disso, vem atraindo cada vez mais adeptos e gerando novos negócios. Como é o caso da empresária e empreendedora Jeane Moura, que, há quatro anos, fundou a primeira empresa de Eletroestimulação Homecare de Florianópolis, a LIBRE Eletroestimulação. Com método exclusivo já testado e comprovado em mais de 1.600 alunos, a empresa agora expande pelo país em modelos de franquias.

Jeane é uma empreendedora serial. Como empresária já trabalhou com marcas fortes como Cantão, SideWalk, Guaraná Brasil e em 2006 criou e idealizou o primeiro DNA Natural, um restaurante “fast good” de comidas saudáveis, tornando-o uma forte rede de franquias com 105 lojas em todo Brasil. Em 2017, vendeu a marca DNA e apostou no mundo da eletroestimulação. “Em uma de minhas viagens internacionais, conheci e experimentei a Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro (Eletro) e fiquei impressionada com os resultados. No começo, pensei em comprar um equipamento para meu uso particular, pois não sou adepta de academia. E vi nesse aparelho a saída perfeita para quem deseja perder peso e fazer exercícios. Mas, como o aparelho é um investimento alto para ser usado em casa e não pode ser operado sem um profissional, resolvi investir nele como um futuro negócio”, conta Jeane.

O modelo de eletroestimulação, realizado através de um colete ligado a um equipamento que promove uma corrente elétrica, surgiu na Alemanha em 2007. E foi este primeiro modelo que Jeane trouxe para Florianópolis em 2018. “Por não ser formada na área da saúde, eu não poderia manusear o equipamento. Então, chamei dois profissionais de educação física e um fisioterapeuta para fazer parte da equipe. Desenvolvemos um método próprio baseado em testes e experiências realizadas em mim mesma, em amigos e em familiares, e em cursos de especialização na tecnologia do equipamento que participamos. E, assim, apresentamos para nossa rede de relacionamentos o novo modelo de negócios”, explica a empresária.

Foi assim, através da experiência e visão da empresária Jeane Moura, que surgiu a primeira empresa de ELETROESTIMULAÇÂO Homecare de Florianópolis, a LIBRE Eletroestimulação. Em pouco tempo, Jeane formatou um sistema de atendimento em condomínios, expandindo seu negócio e tornando o método conhecido na região. Desenvolveu um sistema de agendamento eficiente que potencializou o horário do personal trainer e padronizou a forma de captar novos clientes. “A cada 10 pessoas que experimentavam, 9 fechavam pacotes de sessão, sendo que a maioria pedia para ser mensalista, pois não iam para academia e consideravam a Eletro sua atividade semanal”, comenta.

Com os atendimentos e o método funcionando, Jeane decidiu pela aquisição do segundo equipamento e a expansão do segundo modelo de negócios: uma sala personalizada para atendimentos fixos, que hoje, além de clientes fixos, é o centro de treinamento e reciclagem dos profissionais. Para a aluna, Sara Oliveira Rodrigues, desde que começou a fazer eletro 1 vez por semana, há quase 3 anos, consegue ter este tempo para ela. “Eletro salva a semana toda. Eu fico destruída de uma semana inteira de muito trabalho, correria, e quando faço a eletro, vou trabalhar mais leve. Super recomendo é um treino intenso, são 20 minutos que você aproveita e malha pela semana toda”, conta Sara, aluna da LIBRE FLORIPA.

Mesmo com a pandemia, o negócio continuou crescendo, principalmente o modelo HOMECARE. “O modelo homecare LIBRE vem para acompanhar o pós-pandemia que gerou nas pessoas o costume de receber tudo em casa. Comidas, encomendas, massagista, manicure e por que não, profissionais da saúde? E, para nosso público que não gosta ou não pode ir para uma academia, o conforto de, em 20 minutos, ter sua atividade física realizada”, complementa Jeane.

A LIBRE Eletroestimulação oferece uma série de liberdades para os alunos: que ficam livres de academia, de pesos, de gorduras e de dores e ainda passam a ter mais tempo livre. Para o franqueado, a liberdade vem no aluguel, nos funcionários, no custo fixo, entre outros.

Atualmente são 2 modelos de negócios: o Sócio (investidor e dono do equipamento que não precisa estar no dia a dia da operação) e o Franqueado (recebe o equipamento, treinamento completo e acompanhamento constante). Em breve será lançado o terceiro modelo de franquia, o Micro Franqueado (que recebe o equipamento no formato consignado, com investimento inicial menor e aluguel mensal).


Vantagens para empreendedores, benefícios para seus clientes

Para o franqueado, a eletroestimulação é um negócio testado e comprovado, rentável, que foi modelado para ter facilidade de operar e com baixo custo fixo por não precisar de um espaço físico e de funcionários. O negócio atende cerca de 90% da população. Público de 15 a 90 anos, que não gosta ou não pode ir à academia.

Para ter a franquia funcionando o empresário investidor precisa apenas do equipamento, atender com os protocolos LIBRE pré-programados existentes e montados para cada tipo de aluno (emagrecimento, definição muscular, pós cirurgias, recuperação muscular, hipertrofia, alto desempenho entre outros) e o profissional de educação física que será treinado para ser um personal trainer especializado em Eletro. “Este profissional será especializado em EMS (Eletro) e será capacitado para atender dentro dos protocolos da franquia”, explica Jeane.

O aluno recebe o profissional no conforto da sua casa ou no seu trabalho, faz movimentos voluntários potencializados pela contração involuntária, provocada pelo equipamento, que lança estímulos através de eletrodos para todo o corpo. Esses estímulos chegam como um “choquinho” no músculo mais interno, trabalhando de uma forma totalmente eficiente, todas as partes do corpo.

“Toda a operação segue um padrão de atendimento, qualidade e sistema de acompanhamento da evolução do aluno. O franqueado não precisa ter experiência em administração, nem ser formado na área da saúde. Só precisa ter vontade de começar um bom negócio, ter uma rede de contatos da sua região e um capital de 99 mil, que inclui o custo do equipamento”, conta a empresária.

A LIBRE oferece treinamento completo, especialização em Eletro, atualização dos protocolos e apoio constante ao franqueado. A Marca possui ainda a opção de apoio extra, caso o franqueado precise, no recrutamento, seleção e o desenvolvimento do personal trainer, material de marketing digital editáveis sobre eletroestimulação, apoio na captação de clientes locais e software de medição muscular.

De acordo com Jeane Moura, é fácil administrar o negócio. Grande parte da rotina é online, feita pelo computador ou whatsapp, onde o franqueado coordena o macro enquanto o personal trainer aplica as sessões diária. “Mas claro, precisa motivar as pessoas que estão curiosas sobre o método de ELETRO, a experimentar, marcar sessões, fazer a venda e pós-venda, captar parcerias e ter um controle financeiro. Tudo isso a gente ensina e acompanha. Se fizer isso, terá sucesso e muitos alunos fiéis”, comenta.

O modelo MICRO franqueado, que ainda não foi lançado, será similar ao modelo FRANQUEADO, porém com o equipamento consignado e um aluguel mensal. Neste caso, o investimento inicial é de 10 mil reais mais as taxas mensais da franquia.

Já o modelo de SÓCIO, o investidor não precisa estar no negócio, ele adquire o equipamento com valores abaixo do mercado e o Grupo LIBRE opera, repassando a rentabilidade de 1,0% ao mês. Ao final do contrato o Investidor poderá resgatar o valor investido, manter o investimento ou migrar para o modelo Franqueado Operador, já com seus clientes. “Para este modelo, o franqueado precisa investir 84 mil reais e fica isento de taxas”, explica Jeane. Para ela, este é um bom negócio para aquele que não quer se envolver na operação, mas sabe que saúde tem muito potencial e viu na LIBRE, um bom investimento.
Texto: Paula Costa
Fotos: Lio Simas