Exposição inspirada em Chapeuzinho Vermelho estreia no Espaço Cultural Correios

  • Cultura
  • 22/06/2022 - 16:28
  • 1305 Views

Mostra com obras de 34 artistas estará em cartaz de 25 de junho a 30 de julho.

Um dos contos de fadas mais famosos da humanidade vai virar exposição de arte. Com referência na clássica história infantil da Chapeuzinho Vermelho e curadoria de Fábio André Rheinheimer, “Breve Percurso da Floresta” apresenta obras de 34 artistas gaúchos no Espaço Cultural Correios, localizado na Av. 7 de Setembro, 1020, no Centro Histórico de Porto Alegre. A exposição tem vernissage no sábado, 25 de junho, das 10h às 17h, e segue até o dia 30 de julho. Entrada franca.

A ideia de propor uma mostra de arte baseada no clássico que remonta ao século XVII nasceu antes mesmo da pandemia e começou a tomar forma no início deste ano. Para compor a exposição, Rheinheimer procurou levar para os artistas referências imagéticas das obras e lendas em torno de Chapeuzinho Vermelho.

A proposta era sair do óbvio. “’Breve Percurso na Floresta’ é a última etapa de um projeto homônimo desenvolvido entre janeiro e abril de 2022, concebido como provocação, portanto, um questionamento aos artistas convidados a partir da referência conceitual da Chapeuzinho Vermelho”, conta o curador. “O projeto foi desenvolvido a partir de parâmetros, tanto visuais, quanto teóricos – além de um viés psicanalítico. O objetivo foi instigar pontualmente a reflexão sobre o tema para levar ao fazer artístico em suas várias formas de expressão”, detalha.

O primeiro registro que se tem de Chapeuzinho Vermelho data de 1697, quando Charles Perrault publicou Le Petit Chaperon Rouge, a mais antiga versão escrita deste conto, que narra a história da menina vestida com uma capa com capuz vermelho, muito embora a versão mais popular seja a adaptação de autoria dos Irmãos Grimm, difundida em 1857.

Os artistas
Com essa inspiração, 34 artistas elaboraram produções em artes visuais, fotografia e escultura: Adela Bálsamo Armando; Adriane Krimberg; Alice Espaço Têxtil; Ana Espaço Têxtil; Ana Homrich; Andréa Barros, Andréa Seligman; Anelise Barra Ferreira; Clara Koury; Cynthia F. Jappur; Denise Giacomoni; Denise Wichmann; Daisson Flach; Douglas Fischer; Fábio Petry; Fátima Pinto; Graça Hund; Gustavo Baldasso Schossler; Heitor Bergamini; Inez Pagnoncelli; Kika Herrmann; Larissa Scaravaglione; Lena Kurtz; Marcelo Leal; Marcelo Spolaor; Marinelsa Geyer; Mery Bavia; Nara Fogaça; Noely Luft; Rejane Wagner; Roberta Agostini; Sandra Kravetz; Susane Kochhann; e Suzana Albano.

Breve Percurso na Floresta
Exposição coletiva inspirada no clássico infantil de Chapeuzinho Vermelho
Curadoria: Fábio André Rheinheimer
Abertura: 25 de junho de 2022, das 10h às 17h
Visitação: de 25 de junho a 30 de julho de 2022 – terça a sábado das 10h às 17h
Local: Espaço Cultural Correios, Av. 7 de Setembro, Nº1020, Centro Histórico, Porto Alegre

Divulgação: Circula Moda