Lançamento do livro “Casa para ser Feliz” – Arquitetura de importância

O nome da obra foi escolhido pela autora pelo fato de acreditar por experiência própria que o viés que defende torna as pessoas mais felizes em seus lares, partindo do princípio que a casa é base da vida de qualquer humano.

Esse é o título do livro escrito pela arquiteta porto-alegrense Hellen Zanoleti Fírmìno, que lança sua obra em 6 de junho de 2022, em evento no Instituto Ling. Com uma trajetória de 22 anos repleta de inúmeros projetos de interiores, englobando a presença em mostras de arquitetura, mentorias, entre outras atividades, a partir de seu blog sobre o tema, criado em 2014, e transformado em 2018 no portal Casa de Raiz, a autora decidiu retomar seus escritos ao longo da carreira sobre a relação das pessoas com a casa e a forma de consumir arquitetura. O resultado é a produção de sua primeira e diferenciada publicação, definida por ela como o “Manifesto Casa de Raiz”, já que o portal apresenta arquitetura na profundidade e essência.

De tanto reverberar esse conteúdo, Hellen se deu conta de que esse era seu conceito sobre o seu trabalho. “Uma arquitetura que olha para o genuíno, essencial e profundo e se coloca como ferramenta de fortalecimento dos vínculos, devolvendo ao lar a função de raiz”, enfatiza. Na capa da publicação, a autora mimetiza o grafismo da árvore como exemplo estruturante da vida, demonstrando, desta forma, o processo e a relação entre cliente e arquiteto que deve ser trabalhado em cima de três pilares fundamentais que estruturam os indivíduos: ORIGEM, SENTIDO e EMOÇÃO. “Essa base de valores nos auxilia no direcionamento às nossas forças, habilidades, conexões natas e adquiridas, e comportamentos, que expressos na casa trazem potência ao MORAR”, esclarece a arquiteta.

A leitura, recomendada aos apaixonados pela arquitetura, pelo design de interiores, pela casa, ou seja, pela morada em si, é uma espécie de conversa que a escritora faz com o leitor, que vai produzindo um acervo de informações para utilizar na criação do seu lar junto a qualquer arquiteto ou mesmo de forma autoral. “Minha ideia é através do “Casa para ser Feliz” – Arquitetura de importância conduzir o leitor a saber e exercitar algumas reflexões sobre o morar neste tempo. Literalmente uma casa com senso de lar e pertencimento”, frisa Hellen.

Serviço:

O que: Lançamento do livro “Casa para ser Feliz” – Arquitetura de Importância, de autoria da arquiteta Hellen Zanoleti Fírmìno

Quando: 06/06/22

Onde: Instituto Ling - R. João Caetano, 440 – Bairro Três Figueiras - Porto Alegre/RS

Horário: 18h22min

*O livro pode ser adquirido no evento de lançamento ou a partir de 15 de junho pelo portal Casa de Raiz®, no endereço https://www.casaderaiz.com

Divulgação: Dixon
Imagem da capa do livro: Tatiana Sperhacke/TAT studio
Crédito foto Hellen Zanoleti Fírmìno: Lenara Petenuzzo