Cátia Simon e Dione Detanico autografam no Espaço Amelie

  • Cultura
  • 26/05/2022 - 15:25
  • 128 Views

O lançamento dos livros “Rastros de Estrela” e “Pequenas Nebulosidades” será no dia 31 de maio, a partir das 17h.

Dose dupla literária da Território das Artes. A editora está lançando as obras de contos “Rastros de Estrela”, da escritora Cátia Castilhos Simon, e “Pequenas Nebulosidades”, de Dione Detanico. A sessão de autógrafos será na terça-feira, 31 de maio, das 17h às 21h, no Espaço Amelie, localizado na Vieira de Castro, 439, em Porto Alegre.

Cátia Castilho Simon é mestre em literatura brasileira e doutora em estudos da literatura brasileira, portuguesa e luso-africana pela UFRGS. Recebeu o prêmio Vianna Mog, em 2014. Conquistou o 1º lugar na categoria ensaio - UBE/RJ pelo livro “Labirintos da Realidade – diálogo de Clarice Lispector com Machado de Assis”. Publicou contos, ensaios e poesias em diversas coletâneas e periódicos. É co-organizadora e co-apresentadora do Digressões Clariceanas, veiculado pela Território das Artes, desde 2021. Integra o Mulherio das Letras/RS.

No livro “Rastros de Estrela”, Cátia reúne 22 narrativas curtas que tratam das relações humanas com versátil habilidade. “As várias situações da vida são a matéria-prima da escritora cuja visão de mundo se descortina ao longo do texto. A leitura chama a reflexões e a questionamentos a partir dos personagens que sofrem de solidão, de amor e de estranhamento diante da finitude da vida. É uma obra impregnada de estilo singular”, analisa Liana Timm, artista multimídia e editora da Território das Artes.

Dione Detanico é professora de Língua Portuguesa, de Literatura Portuguesa e Brasileira, licenciada em Língua Francesa, revisora de textos em língua portuguesa. Autora de “As Opacidades do Mundo” (2010), “Reflexões Filosóficas Infantis” (2011), coautora dos livros “Arca de Impurezas” (2008), “Arca Profana” (2010), “Arca de Viagens” (2019), “Arca de Desconstrução” (2020), “Olhar Estrangeiro – França” (2019) e “Psicografadas” (2020). Todas as publicações foram editadas pela Território das Artes.

A obra “Pequenas Nebulosidades”, escrita por Dione, tem como foco as memórias recriadas em uma ficção ao mesmo tempo ingênua e atrevida. “Dione passeia pelo tempo da existência de todos nós com reflexão e poesia. O cotidiano da vida é chamado ao texto com linguagem despretensiosa. Entretanto, esse é um recurso que a escritora utiliza para configurar seu sofisticado convite ao leitor que, certamente, sucumbirá aos encantos das narrativas. O livro traz os pontos fortes da vida ficcionados com singular originalidade”, observa Liana Timm.

Lançamento em dose dupla:
“Rastros de Estrela” – Cátia Castilho Simon – 136 páginas – R$ 50.
“Pequenas Nebulosidades” – Dione Detanico – 104 páginas – R$ 50.
Data: 31 de maio, das 17 às 21h
Local: Espaço Amelie – Rua Vieira de Castro, 439

Divulgação: Circula Moda
Fotos: Luis Ventura e Divulgação