Liana Timm apresenta “Dispersos Reunidos” na GalArt

  • Cultura
  • 28/04/2022 - 08:09
  • 471 Views

Vernissage será no sábado, 30 de abril, a partir das 11h. A exposição vai até 31 de maio.

A arte de Liana Timm vai marcar a inauguração da “Sala da Frente” da GalArt. A artista apresenta a exposição “Dispersos Reunidos” na galeria localizada na Av. Lucas de Oliveira, 132. A mostra traz 30 obras de Liana, que integram importantes séries produzidas ao longo de sua trajetória de mais de 50 anos de arte. O vernissage será no sábado, 30 de abril, das 11h às 16h. A exposição fica em cartaz no espaço até o dia 31 de maio, com entrada franca.

O galerista e artista Heitor Bergamini, que tem um acervo que se destaca pela representatividade da arte produzida no Rio Grande do Sul e no Brasil, já possuía em sua coleção uma obra histórica de Liana: “Semi público, Semi Privado”, de 1980, que pode ser conferida no segundo andar da galeria. Agora, pela primeira vez, vai apresentar uma exposição completa da artista. “Para nós, da Galart, é uma honra receber a multi-artista Liana Timm e sua linda exposição ‘Dispersos Reunidos’”, destaca Bergamini.

Além de artista, Liana também é arquiteta, escritora, intérprete e designer. Natural de Serafina Corrêa, recebeu o título de cidadã honorária de Porto Alegre, em 2008, município onde vive desde 1950. Atualmente, transita pelas artes visuais, literatura e música, com mais de mil trabalhos produzidos nas mais diferentes áreas. Para a exposição “Dispersos Reunidos”, Liana selecionou 30 obras que representam suas mais emblemáticas séries: Outro(s) de Mim, O Traço Sensível e Passados Presentes.

Dispersos Reunidos

‘Outro(s) de mim’ foi iniciada em 2009 e está sempre in progress. São obras, em arte digital, de retratos de grandes personalidades da cultura universal e giram em torno das identidades múltiplas que nos habitam. Na mostra, a série é composta por 21 obras de 30 cm x 30, com retratos de nomes como Freud, Anne Frank e Andy Warhol. “Nossa diversidade, poço sem fundo de uma intimidade suspensa, nos escapa e indaga quem somos ou quantos somos. Mas a importância da resposta se apaga na busca. Uma riqueza de interesses toma lugar e emerge outra interrogação: quem mais podemos libertar em nós?”, provoca Liana. A série lembra Mário de Andrade, também representado na exposição, que dizia ser apenas trezentos e cinquenta. O mais ele desprezava.

Em ‘O Traço Sensível’, Liana traz quatro obras em técnica mista (medindo 80 cm x 120 cm), unindo a manualidade do desenho e da pintura à tecnologia. Explora, desta maneira, as nuances que cada técnica lhe oferece criando produções de extremo efeito estético e significações abrangentes. A série une história e contemporaneidade, um tema que vem explorando de diversas maneiras em sua trajetória de 53 anos de arte.

‘Passados Presentes’ completa a mostra, trazendo um outro viés da produção da artista. São cinco obras de 80 cm x 80 cm. Nesta série, Liana promove a desconstrução do conhecido e as referências imediatas não estão presentes. Manchas e massas de cores tomam a primazia para constituir o todo dos trabalhos. A técnica empregada é a mesma das obras da série ‘O Traço Sensível’, com uma expressão menos figurativa do que a presente em seus trabalhos anteriores.

Exposição “Dispersos Reunidos” por Liana Timm
Local: “Sala da Frente” da GalArt – Galeria de Arte
Endereço: Av. Lucas de Oliveira, 132
Vernissage: 30 de abril, das 11h às 16h
Visitação: 30 de abril a 31 de maio
Horário: segunda à sexta, das 9h às 18h, sábados, das 10h às 14h

Divulgação: Tatiana Csordas
Fotos: Divulgação