Para ver, sentir e se surpreender: Experiência Edelbrau oferece atração inovadora na Serra

Espaço interativo de visitação em Nova Petrópolis foge do tradicional roteiro turístico e projeta o visitante como protagonista entre manivelas, espelhos, jogos e muito mais.

Viagem no tempo, proximidade com a cultura germânica e atrações sensoriais. Estes são alguns dos diferenciais da Experiência Edelbrau que tem no visitante o protagonista de seu próprio roteiro dentro do espaço de 300 m², da Cervejaria Edelbrau, em Nova Petrópolis. A proposta inovadora entre os pontos turísticos da região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, tem feito sucesso, inclusive, com o público “não cervejeiro”.

Embora o roteiro não tenha uma sequência determinada, ao entrar na Experiência Edelbrau, o visitante já tem contato com a fábrica e seu processo produtivo. Neste espaço estão disponíveis telas nas quais o turista pode dar start nos vídeos acionando manivelas e volantes. Além disso, há o hall da fama, com exposição das cervejas premiadas e grandes livretos contando histórias das principais cervejas produzidas, ingredientes, peculiaridades e harmonizações.

Posteriormente, o visitante se depara com algumas portas onde se tem acesso à história da Cervejaria; contos do Cuco; iniciativas sociais e projetos colaborativos.

Uma das salas temáticas é destinada para o lúpulo e a sua história em Nova Petrópolis. Lá, o turista tem acesso a um grande resgate histórico e cultural deste importante insumo para a fabricação das bebidas e pode conhecer o retrospecto do setor cervejeiro na região.

Há, também, um ambiente focado na sustentabilidade, onde o visitante tem informações sobre a geração de energia da Edelbrau ao fazer o sol chegar na placa solar dos sistemas fotovoltaicos através de espelhos, girando uma manivela. Além disso, são abordados outros aspectos como reaproveitamento da água da chuva e bagaço da cevada, além da empatia e convívio coletivo.

Interatividade e surpresas. O Cuco se faz presente em diferentes momentos interativos, inclusive, cantando no espaço de visitação quando acionado pelo visitante. O mascote tem um condomínio dentro da Experiência e em cada casinha o turista pode obter informações diferentes e, até mesmo, conhecer a cerveja infinita.

Próximo às casinhas do Cuco, tem um espaço para jogos, onde o pessoal se diverte com Beer Roulette que sugere o tipo de cerveja a ser degustada na visitação e o Lig 4, que é no formato ligue-tampas.

Outra atração que surpreende as pessoas é a Casa da Vovó, onde é possível tocar uma campainha - e a vovó responde! Este espaço é dedicado à cerveja Witbier feita com as bergamotas colhidas na casa da avó de um dos sócios da Cervejaria.

Ainda em relação à interatividade, está disponível um aplicativo para o visitante fazer sua cerveja de forma virtual, tirar uma foto com o seu rótulo e compartilhar com amigos e pessoas que não estão na Experiência. E para quem quer fotos ainda mais inusitadas para as redes sociais, é possível entrar em um tanque de cerveja para tirar fotos. O local é um sucesso entre os turistas!

Experimentações. Para ativar ainda mais os sentidos, no ambiente dedicado à Bierlab, espaço de experimentações da Edelbrau, as pessoas borrifam aromas nos funis para descobrir em qual cerveja as notas deste ingrediente são encontradas.

Experiência e referência internacional. O espaço tem inspiração em projetos internacionais, como a Heineken Experience, em Amsterdã, e a Guiness Storehouse, em Dublin. Localizado na Avenida 15 de Novembro, 4024, o complexo está aberto ao público todos os dias da semana, atendendo aos protocolos de saúde e distanciamento necessários na pandemia. A visitação acontece de segunda a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente através do site da cervejaria (https://www.edelbrau.com.br/experiencia-edelbrau), com valores entre R$ 20 (10 a 17 anos) e R$ 55 (adultos, com copo e degustação de cervejas). O ingresso dá acesso ao espaço interativo, degustação de cinco cervejas e um copo colecionável que é embalado por uma caixa que pode virar um porta-tampinhas ou porta-moedas posteriormente.

Sobre a Cervejaria Edelbrau
A Cervejaria Edelbrau, de Nova Petrópolis, foi criada em 2011 após um intercâmbio dos amigos e sócios Fernando Maldaner e Samuel Zang à Europa. É uma das marcas mais valorizadas por turistas que visitam a Serra gaúcha, segundo o TripAdvisor. Desde a criação da Edelbrau, já foram lançados 25 tipos de cerveja, que fazem parte das linhas tradicionais, denominadas “Nossa Origem”; a com estilos mais ousados, chamadas “Pelo Mundo”; a série exclusiva e envelhecida “Oak Aged Series” e o projeto experimental, com produção limitada “Bier Lab”. A Edelbrau também inovou ao se tornar a primeira cervejaria artesanal a produzir a própria energia a partir de sistema fotovoltaico instalado em 2018.

Divulgação: Aurora Comunicação
Foto: Divulgação