Cem Anos da Semana de Arte Moderna na Galeria Duque

  • Cultura
  • 05/04/2022 - 15:32
  • 672 Views

· O mais importante movimento de arte do Brasil será celebrado a partir do dia 9 de abril em Porto Alegre. A exposição “Semana de Cem Anos” traz obras de grandes nomes como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Volpi, Di Cavalcanti e Portinari.
· O espaço também homenageia a artista gaúcha Gladys May, com uma exposição póstuma com 40 obras entre pinturas e desenhos.

O mais completo acervo de arte do Rio Grande Sul inicia a programação de 2022 com a exposição “Semana de Cem Anos”. A Galeria Duque apresenta obras dos grandes nomes da Semana de Arte Moderna de 1922, que comemora o centenário este ano. A exposição, com curadoria de Daisy Viola, terá vernissage no dia 9 de abril, das 14h às 17h, e segue até 28 de maio, com entrada franca. O local também apresenta a obra da gaúcha Gladys May, em uma exposição de homenagem póstuma, que ocupa o terceiro e o quarto andar. A Galeria e Espaço Cultural Duque está localizada na Rua Duque de Caxias, 649, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Daisy Viola celebra o principal movimento de arte brasileira, que reuniu jovens inteligentes, criativos e rebeldes nas mais variadas expressões da arte: pintura, poesia, escultura, música, dança, entre outras. “Foi a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno, em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX”, conta Daisy.

A Semana de Arte Moderna fez parte das festividades em comemoração ao Centenário da Independência do Brasil em 1922, entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Na época, o Teatro Municipal de São Paulo recebeu um festival que incluía exposição com cerca de 100 obras, aberta diariamente no saguão do teatro, e três sessões líteromusicais noturnas. Essas exposições durante a semana marcaram o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.

“A Semana foi uma ebulição de novas ideias totalmente libertadas, em busca de uma identidade própria e de uma maneira mais livre de expressão, um desejo de experimentar diferentes caminhos e definir um ideal moderno, um movimento capaz de voltar-se para as raízes da cultura popular brasileira. A dinâmica entre nacional e internacional torna-se a questão principal desses artistas nos anos subsequentes à Semana que ganhou valor histórico ao projetar-se ideologicamente ao longo do século quando se desdobrou em diversos movimentos diferentes”, explica a curadora.

Agora, em 2022, quando se completam 100 anos desse novo caminho na arte brasileira, a exposição “Uma Semana em Cem Anos” mostra obras que fazem parte do acervo da galeria, de artistas que integram esse momento histórico tão importante e de outros nomes da arte que usufruíram dessa nova liberdade nos anos seguintes do Século XX.

Entre os artistas representados estão os modernistas Anita Malfatti, Antônio Bandeira, Arcanjo Ianelli, Athos Bulcão, Alfredo Volpi, Benedito Calixto, Bonadei, Burle Marx, Cícero Dias, Di Cavalcanti, Gomide, Portinari, Caribé, Djanira, Heitor dos Prazeres, John Graz, José Pancetti, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi, Palatnik, Pancetti, Tarsila do Amaral, Vicente do Rego Monteiro, Villa Lobos e Víctor Brecheret. São artistas que participaram diretamente da Semana de Arte Moderna e outros que se destacaram a partir deste movimento.

Pinturas e desenhos de Gladys May

A Galeria e Espaço Cultural Duque também apresenta, no terceiro e no quarto andares, a exposição de cerca de 40 obras de Gladys May (Gladys Maria Ranquetat May, 1940-2020), com curadoria de José Francisco Alves. Gladys May produziu em Porto Alegre, por mais 20 anos, sem nunca exibir o seu trabalho. A artista produziu principalmente em pintura, mas também são apresentados desenhos. A exposição é um tributo à sua memória, para que seu trabalho artístico, sua manifestação de sentimentos e sensibilidade, em forma de pinturas e desenhos, seja pela primeira vez conhecida e admirada.

“Sua produção artística prima pelo intimismo, expressão pura do inconsciente, que nos conduz do realismo fantástico ao naïf. Ela trabalhou poucos temas e ícones, presentes na maioria de seus trabalhos, ora com seres, figuras e paisagens e a quase onipresença do olhar, sob diversos ângulos e circunstâncias. A ideia da mostra é revelar uma produção antes só conhecida do ambiente familiar, que agora é propiciada a ser revelada ao público, também como homenagem póstuma”, destaca o curador José Francisco Alves.


Agenda:

Exposições: Semana de 100 anos (Semana de Arte Moderna de 22)
Gladys May – Pinturas e Desenhos
Local: Galeria e Espaço Cultural Duque
Endereço: Duque de Caxias, 649 – Porto Alegre
Vernissagem: sábado, 9 de abril, das 14h às 17h
Período da exposição: de 9 de abril até 28 de maio
Horário de funcionamento:
Seg/Sex: 10h às 18h | Sáb: 10h às 17h
Entrada Franca

Divulgação: Tatiana Csordas - Circula Moda
Fotos: Divulgação