Edição de 2022 do Italian Design Day Porto Alegre debate os novos desafios do desenvolvimento sustentável, no Teatro Unisinos

A consciência sobre o desenvolvimento sustentável será abordada, por meio de uma série de palestras de especialistas em design e arquitetura no Teatro da Unisinos. Atualmente um dos maiores desafios deste novo século é a construção e a produção sustentável. Para refletir sobre a importância crucial desta evolução, acelerada pelas interferências negativas no clima do Planeta, pela pandemia internacional da COVID-19 e os novos desafios e habilidades para impulsionar as eficiências significativas do desenvolvimento.

A edição 2022 do evento anual do Italian Design Day Porto Alegre que chega a sua sexta edição, irá debater “Regeneração: Design e novas tecnologias para um futuro sustentável” no dia 31 de março, quinta-feira, às 14h. O encontro acontece de forma híbrida - presencial e virtualmente - e gratuita.

No Teatro Unisinos os palestrantes promoverão reflexões e provocações sobre a evolução do design e arquitetura em um mundo cada vez mais dinâmico, globalizado e com a necessidade de se tornar mais sustentável, mudando estilos de vida e estratégias de negócios, vitalizando ecossistemas naturais e econômicos.

Fernando Forte, Arquiteto e Urbanista, sócio diretor do escritório de arquitetura FGMF, irá abordar o tema Estratégias Sustentáveis. Romullo Baratto, arquiteto e urbanista, fotógrafo e gerente editorial do ArchDaily Brasil, vai dialogar sobre as linhas editoriais da plataforma digital. Ricardo Bezerra, sócio-diretor Executivo de Criação & Estratégia da Tátil Design, falará sobre Bio Design - Processos criativos inspirados na Natureza. O professor da pós-graduação do curso de Design da Unisinos, Celso Carnos Scaletsky conversa sobre Design e Sustentabilidade: a trajetória da parceria Unisinos e Itália. O também professor da Unisinos, nos cursos de graduação, André Canal Marques, abordará o tema da Sustentabilidade no ensino de design.

Com abertura do Cônsul Roberto Bortot e mediação do arquiteto Alexandre Viero, o sexto encontro do Italian Design Day acontece com realização do Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre e está em sinergia com a campanha "Italy is simply extraordinary: beIT ", projeto que reúne uma série de atividades de interesse estratégico para a promoção do Made in Italy, com patrocínio da marca gaúcha de móveis Florense e com apoio da Unisinos e Câmara de Comércio Italiana no RS (CCIRS) – que conta com a estratégia integrada de promoção da cultura e do modo de vida italiano promovida pelo Governo da Itália no Brasil.

Para seguir os protocolos de segurança, o evento acontece de forma presencial com inscrições através do Instagram @italyinpoa e também terá transmissão ao vivo pelos canais do YouTube da Promo CCIRS.

Palestrantes
Romullo Baratto | ArchDaily
Arquiteto e urbanista, doutorando na área de Projeto, Espaço e Cultura pela FAU-USP. Gerente Editorial do ArchDaily Brasil e fotógrafo de arquitetura, integrou a equipe curatorial da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2017 e colaborou com a curadoria de conteúdo da Bienal de Arquitetura de Tbilisi em 2020. É membro do júri do LOOP Design Awards 2022.

Fernando Forte | FGMF Arquitetura
Arquiteto e urbanista, formado pela FAU-USP. Em 1999 criou o escritório FGMF com propósito de realizar uma arquitetura técnica e conceitualmente consistente, com desenvolvimento de projetos que respondem não somente a uma abordagem estética e sensorial, mas também um sentido de coerência entre estrutura, programa, paisagem, materiais e sustentabilidade, onde a boa arquitetura nasce sustentável no seu significado mais profundo – considerando aspectos sociais, de eficiência energética, conforto, durabilidade e relação com a paisagem e a infraestrutura do entorno.

Ricardo Bezerra | Tátil Design
Formado em Desenho Industrial pela UFRJ, com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de projetos em diversos campos do Design e Branding. Atualmente é Sócio-diretor Executivo de Criação & Estratégia, tem como objetivo integrar as principais áreas da Tátil, através do desenvolvimento de novos produtos e processos que materializem ainda mais a essência da empresa — aliar Brilho Criativo com Precisão Estratégica — em projetos de Branding, Expressão e Experiência de Marca para clientes em todo o mundo, como: Danone, Natura, Coca-Cola, Ambev e TIM.

Unisinos
Celso Carnos Scaletsky
Doutorado em Sciences de l’architecture no Institut National Polytechnique de Lorraine, França (2003). Suas pesquisas e livros publicados estão relacionados ao desenvolvimento de novos métodos e ferramentas de design. Participou do grupo que criou a Escola de Design Unisinos (EDU) em parceria com o Consórcio do POLI.Design, Politécnico de Milão. Professor permanente do Programa de Pós Graduação em Design da Unisinos, atuando tanto no Mestrado como no Doutorado. Com o apoio da CAPES, realizou seu Pós Doutorado no Institute of Design of the Illinois Institute of Technology, Chicago, em 2014.

André Canal Marques
Designer de produto, especialista em Expressão Gráfica, mestre e doutor em Engenharia de Materiais pela UFRGS e de UPC, Barcelona. Professor dos Cursos de Graduação em Design de Produto, Design e Engenharia de Materiais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordena a graduação tecnológica em Design de Produto e os Laboratórios da Indústria Criativa campus Porto Alegre/Fablab da Unisinos. Tem experiência na área de Design de Produto, nos seguintes temas: seleção de materiais, avaliação do ciclo de vida e sustentabilidade, indústria 4.0 e manufatura aditiva.

Serviço
O que: 6ª edição do Italian Design Day Porto Alegre
Quando: 31 de março, quinta-feira às 14h
Onde: Teatro Unisinos (Av. Nilo Peçanha, 1.600 - Boa Vista – Porto Alegre)
Inscrição participação presencial: link na bio do instagram @italyinpoa
Transmissão on-line: YouTube, canal Promo CCIRS
Entrada: Gratuita, porém com vagas limitadas
Informações: iddportoalegre@gmail.com


Sobre o Italian Design Day
O Italian Design Day (IDD) foi criado em 2017 em uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, com o apoio do Ministério da Cultura da Itália. Conta com uma programação rica e diversificada, por meio das Embaixadas, Consulados e Institutos Italianos de Cultura e tem se consolidado como ferramenta de promoção ao design italiano, além de dar destaque às empresas líderes de diferentes setores industriais e torná-las protagonistas em suas áreas de atuação. Em 2022, chega à sexta edição, com o tema “Re-Generação. Design e novas tecnologias para um futuro sustentável”, promovendo reflexões e provocações sobre a evolução do design em um mundo cada vez mais dinâmico, globalizado e com a necessidade de se tornar sustentável.

Sobre o mestre de cerimônias Alexandre Viero
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter | Mackenzie (2017), especialista em desenho mobiliário e interiores pela UCS e Universidade de Pordenone (Friuli Venezia Giulia, Itália - 2007). Arquiteto e urbanista pela Unisinos (2005), é professor de Extensão em arquitetura no Politécnico da Unisinos e na Pós-graduação da Universidade Franciscana de Santa Maria RS (Unifra).
Sobre o Consulado da Itália em Porto Alegre
O Consulado italiano oferece serviços e assistência aos cidadãos italianos que estão no Rio Grande do Sul. Ele é sede da representação da Itália com função administrativa, mas também de promoção econômica e cultural. Em Porto Alegre, desde sua criação em 1902, o Consulado da Itália vem apoiando as relações culturais e econômicas entre Itália e o Rio Grande do Sul, através diversas iniciativas, que criam uma ponte sólida entre italianos e brasileiros, entre elas o Italian Design Day (Dia do Design Italiano).

Sobre o Cônsul Roberto Bortot
Nasceu em Roma em 27/04/1960, graduou-se em Direito pela “Università degli Studi di Roma - La Sapienza” em 1986. Especializou-se em Relações Internacionais da U.E.(trienal) pelo Instituto de Formação para Diplomatas SIOI (Sociedade Italiana Organização Internacional) em Roma e em Administração Pública (anual) junto à Escola Superior da Administração Pública também em Roma. Ao longo de sua carreira, obteve diversos Master em estudos internacionais, ciências administrativas e consultoria legislativa junto a instituições de Roma, Bruxelas e Strassburg. Após concluir a Escola Superior da Administração Pública, em 1990, ingressou no Ministério da Defesa, junto ao Gabinete do Ministro. Em 2007 passou a prestar serviço junto à Presidência do Conselho de Ministros. Também integrou a “Commissão de Disciplina” da Presidência do Conselho de Ministros e da Comissão para o combate ao Assédio Moral do Ministério da Defesa. Em 2016, passou a fazer parte do quadro orgânico do Ministério das Relações Exteriores, como Conselheiro Ministerial, junto ao Serviço de Assuntos Jurídicos, Contencioso Diplomático e Tratados em Roma, sendo designado Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre em 2018. É casado com a gaúcha Helena Ferrary Rocha de Bitencourt, de Porto Alegre, e tem um filho, Daniele.

Sobre a Florense
Uma empresa brasileira com raízes italianas, design internacional e processos produtivos ecologicamente corretos. Aqui, tecnologia de ponta e trabalho artesanal vibram na mesma sintonia para gerar móveis de finíssimo acabamento. A Florense domina todos os processos industriais, operando pelo sistema custom made e personalizando cada projeto com grande flexibilidade de medidas, variedade de materiais nobres e centenas de padrões de acabamentos. A cultura do fatto a mano, mantida desde sua fundação, em 1953, contribui para tornar cada projeto realmente único. Uma empresa autoral, que desenvolve tecnologia exclusiva, inovando sempre, para oferecer o que há de melhor em mobiliário no mundo.


Ficha Técnica do Evento
Realização: Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre
Apoio: Unisinos e Câmara de Comércio Italiana no RS (CCIRS)
Patrocínio: Florense
Mediação: Alexandre Viero
Produção: Duetto Eventos
Comunicação: Infinito Press

Divulgação: Infinito Press
Fotos: Divulgação