AOS 95 ANOS, PSICANALISTA LANÇA LIVRO SOBRE SUA TRAJETÓRIA

  • Cultura
  • 11/03/2022 - 16:03
  • 1765 Views

Não se trata de uma autobiografia. No livro Da Psiquiatria à Psicanálise: uma trajetória de ensino e aprendizagem, o médico psicanalista Isaac Pechansky reúne seus trabalhos mais significativos sobre vários temas, escritos ao longo de mais de 6 décadas.

O livro aborda desde a história do movimento psicanalítico no Rio Grande do Sul a temas diversos e atuais, sempre através do olhar psicanalítico e da experiência clínica do autor.

Segundo o psicanalista Cláudio Eizirik, na apresentação, “a leitura do livro é agradável e envolvente, com um estilo direto e coloquial, fazendo com que o leitor se sinta participando dos episódios ou situações relatadas. Da Psiquiatria à Psicanálise: uma trajetória de ensino e aprendizagem é um livro que mostra o percurso de Isaac Pechansky por distintas áreas de nosso saber e de nossa prática: a terapia ocupacional; o ciclo da vida humana, da adolescência à velhice; a importância da identificação na obra de Freud; mitos e crenças da psicanálise; vicissitudes da supervisão psicanalítica; dois enfoques sobre a neutralidade analítica; um ensaio sobre Lilith, a outra face de Eva, um ensaio sobre o livro/filme Como Água para Chocolate e quatro ensaios sobre psicanálise e arte. Pechansky se debruça sobre cada um dos temas, procura a literatura disponível, descreve as características do que está estudando e sempre que possível enriquece o trabalho com ilustrações clínicas”.

Isaac Pechansky comenta que levou muito tempo para aceitar a ideia de reunir num livro os seus ensaios, mas finalmente decidiu fazê-lo em respeito aos seus alunos, pacientes, colegas e à memória dos seus professores.

Liana Timm, que assina o projeto editorial do livro através de sua editora Território das Artes, afirma: “de personalidade marcante e com o brilho dos verdadeiros mestres, Pechansky entrega generosamente seu saber e sensibilidade para que possamos encontrar caminhos ainda não vislumbrados. Um exemplo de ser humano e profissional para esta e as próximas gerações”.

O livro traz ainda uma originalidade em todas as suas 250 páginas, que é a utilização de imagens de Clara Pechansky, com concepção gráfica idealizada por Liana Timm.

O lançamento do livro será dia 19 de março, sábado, na Gravura Galeria de Porto Alegre (Av. Corte Real, 647). A manhã de autógrafos vai das 11h às 13h30.

Contato com o autor: (51) 98423-7113 ou (51)98443 8884

Divulgação: LS8 Consultoria
Fotos: Divulgação