Curso só para mulheres incentiva formação na arte do churrasco

A dinâmica do encontro terá a alma feminina e irá contemplar todas as etapas necessárias para surpreender a família e os amigos sobre a arte dos assados.

Com o objetivo de democratizar o conhecimento e ampliar a expertise entre as mulheres no mundo do assado, será realizada, neste mês de março, em Porto Alegre (RS), a primeira edição presencial do curso de Churrasco Só para Mulheres. Capitaneada pela mestre assadora Clarice Chwartzmann – que já certificou mais de 2 mil mulheres desde 2014 – a atividade conta com o apoio da Associação Brasileira de Angus e do Armazém Box 18 e promete entregar história, conversa, risos, e, é claro, muita técnica e degustação de carne.

O evento já está com inscrições abertas e será realizado de forma presencial na noite do dia 23 de março (quarta-feira). As vagas são limitadas a 15 assadoras e destinam-se tanto a iniciantes quanto a quem, mesmo tendo experiência, não abre mão de aprender mais alguns macetes. A inscrição custa R$ 320,00 e deve ser feita pelo telefone (51) 98958-1439 até o dia 21 de março. O valor ainda inclui um jantar à base de Carne Angus Certificada, vinhos especiais, cartilha e certificado. O evento ainda tem a parceria da Tramontina e da importadora e distribuidora de vinhos Carpe Vinum.

A aula será ministrada pela mestre assadora Clarice Chwartzmann no Armazém Box 18, em Porto Alegre, a partir das 19h30min, com cortes Angus Certificados produzidos pelo Frigorífico Coqueiro, de São Lourenço do Sul (RS). Entusiasta da participação das mulheres nesse universo tão dominado pelos homens, Clarice destaca que a ideia é desmistificar e simplificar o processo para um churrasco perfeito, desde o planejamento até a sobremesa. “Meu foco é receber mulheres que queiram ser independentes, dominar o fogo e conhecer de verdade o que estão fazendo, com propriedade e segurança. As mulheres têm história ao redor do fogo e está na hora de protagonizarem com autoridade esse prazer único que é juntar pessoas para um assado na brasa", diz.

A assadora ensinará desde como fazer o fogo até como escolher o corte ideal para cada situação. As participantes, além de colocarem a mão na massa, ficarão por dentro dos diferentes e novos cortes bovinos utilizados no churrasco e sobre os pontos de cozimento e preparo de acompanhamentos. Na oportunidade, as novas churrasqueiras vão poder degustar em primeira mão o rótulo El Mendocino Gran Reserva, lançamento exclusivo da Carpe Vinum. Mais do que aula, o curso também é um momento de descontração entre mulheres que apreciam a arte do fogo, carne Angus e vinhos diferenciados.

Gerente Nacional do Programa Carne Angus Certificada, Ana Doralina Menezes, afirma que o curso é uma grande oportunidade para as mulheres que querem tomar a frente do churrasco. “As mulheres conquistaram muitos espaços na sociedade e no mundo dos negócios. Já está na hora de comandarem a brasa. Afinal, nada melhor do que reunir os amigos e a família ao redor do fogo”, acrescenta.

Dora Porto Moreira, sócia-proprietária do Box 18, presume que, apesar do churrasco já estar se tornando um ambiente mais democratizado, ainda existam muitas mulheres que não se sentiriam à vontade em um evento de churrasco convencional, em que, provavelmente, a maioria do público seria masculino. “Por isso, tenho certeza que um evento voltado exclusivamente para churrasqueiras, onde todas possam se sentir confortáveis para aprender e trocar experiências ao redor do fogo, seja tão importante”.

Sobre o curso
Local: Armazém Box 18
Horário: das 19h30min às 23h
Número de vagas: 15
Inscrição: (51) 98958-1439
Valor: R$ 320,00
Incluso: curso, jantar, bebidas, cartilha e certificado
Endereço: Rua São Manoel 141 Loja 02 - Bairro Rio Branco – Porto Alegre

Divulgação:Tati Feldens
Foto: Ricardo Lage