Piscina acessível: cadeira de transferência promove inclusão e autonomia para diferentes públicos

  • Saúde
  • 03/03/2022 - 14:29
  • 1167 Views

Compacto e de fácil instalação, produto pode ser aplicado em residências, hotéis, clubes, escolas, clínicas, entre outros espaços
A operação simples promove autonomia e liberdade às pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção para um lazer seguro e inclusiva.

Guaíba, 21 de fevereiro de 2022 - As atividades de lazer são essências na vida de qualquer pessoa e promover a inclusão por meio da prática esportiva é fundamental para pessoas com mobilidade reduzida, como também para idosos e gestantes.

Neste sentido, a piscina é um dos locais que reúne as condições ideais para uma acessibilidade inclusiva, a partir de adaptações que não são onerosas, mas promovem um impacto positivo na vida das pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.

A cadeira de transferência para piscina - produto da Divisão de Acessibilidade da TK Elevator - foi desenvolvida com essa finalidade e cumpre seu papel ao promover autonomia e liberdade às pessoas que buscam qualidade de vida.

Projetada para tornar a piscina acessível sem a necessidade de obras civis, a cadeira é uma solução moderna e prática para diferentes projetos de lazer e saúde em residências (casas e condomínios), hotéis, academias, centros esportivos, clubes e escolas de natação; além de clínicas de fisioterapia e reabilitação.

“Com nossa cadeira de transferência para piscina melhoramos a qualidade de vida das pessoas com dificuldade de locomoção, o que também passa pelas experiências de lazer e convívio social, parte essencial na vida de todos. Uma solução de acessibilidade que reúne várias funcionalidades e dá autonomia e segurança na hora de usar a piscina”, afirma Rafael Villar, Gerente da Divisão de Acessibilidade da TK Elevator para a América Latina.

O uso de soluções acessíveis em áreas comuns de prédios residenciais novos, como as piscinas, está previsto na Lei Brasileira de Inclusão e cabe aos Municípios fiscalizar as obras para o cumprimento da legislação.

Operação simples e fácil instalação

A cadeira de transferência para piscina possui um design clean, que se traduz em um produto compacto e de fácil instalação, exige pequenas intervenções civis e ao mesmo tempo é um produto robusto. A base de fixação, que deve ser instalada junto à borda da piscina, é composta por um motor, bateria selada independente e sistema articulador de acionamento.

Todos os materiais são preparados para exposição externa e submersão na água. O motor e a bateria são hermeticamente protegidos e o comando joystick é à prova d’água.

A cadeira pode transportar uma pessoa de até 150 quilos e possui itens de segurança como proteção posterior, apoio para os braços e os pés e cinto de segurança. Outro diferencial é a altura do assento, adequado ao da cadeira de rodas, para facilitar o translado no caso de cadeirante, de forma confortável na hora que ele for utilizar o equipamento.

Além da comercialização e instalação do produto, a TK Elevator disponibiliza ao cliente um contrato de manutenção preventiva trimestral, com corpo técnico especializado, um conjunto de bateria reserva e garantia de fabricação de um ano. A cadeira está disponível para pronta entrega em todo o território brasileiro.

Sobre a TK Elevator (ex-thyssenkrupp Elevadores)

Com clientes em mais de 100 países atendidos por mais de 50.000 funcionários, a TK Elevator alcançou vendas de cerca de € 8 bilhões no ano fiscal de 2020/2021. Mais de 1.000 localidades em todo o mundo fornecem uma extensa rede que garante proximidade com os clientes. Nas últimas décadas, a TK Elevator se estabeleceu como uma das principais empresas de elevadores do mundo e tornou-se independente desde sua separação da thyssenkrupp AG em agosto de 2020. A linha de negócios mais importante da empresa é o negócio de serviços representado por mais de 24.000 técnicos de serviço. O portfólio de produtos abrange desde elevadores de commodities para edifícios residenciais e comerciais até soluções de ponta e altamente personalizadas para arranha-céus de última geração. Além disso, também consiste em escadas rolantes e esteiras rolantes, pontes de embarque de passageiros, escadas e plataformas elevatórias. As soluções integradas de serviços baseados em nuvem, como a plataforma MAX, estão ganhando importância. Com essas ofertas digitais, não há mais limites para a mobilidade urbana.

Divulgação: Rouxinol Assessoria em Comunicação
Foto: TK Elevator/ Divulgação