“Coletivo Bah Guri”: Cartão Tri resgata curiosidades dos bairros da Capital em série de vídeos curtos

  • Cultura
  • 21/02/2022 - 15:26
  • 561 Views

Embarque com Vinícius Mitto e o Cartão TRI em um passeio pela história dos bairros de Porto Alegre. Quinzenalmente um novo episódio da série será disponibilizado nas mídias sociais da marca

A Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) dá início neste mês de fevereiro à série Coletivo Bah Guri nas redes sociais do Cartão Tri. Serão vídeos quinzenais apresentando histórias e curiosidades dos principais bairros de Porto Alegre em parceria com o Professor, Arquivista e Blogueiro Vinícius Mitto. A produção é assinada pela agência RSbloggers e o conteúdo é um presente da entidade aos 250 anos da capital gaúcha.

“A história do desenvolvimento de Porto Alegre é inseparável da história do transporte coletivo, pois o ônibus é parte ativa na produção econômica, no desenvolvimento social e no lazer do porto-alegrense”, comenta a Presidente da ATP, Tula Vardaramatos. “Neste ano que marca os 250 anos da nossa Capital, achamos oportuno essa parceria para contarmos, de ônibus, um pouco sobre nosso carinho pela cidade”, completa.

Nos vídeos - que serão publicados em todas as mídias sociais do Cartão Tri - o público poderá acompanhar o criador de conteúdo pelas regiões da cidade, aprendendo sobre sua história, patrimônio cultural, curiosidades por trás de nomes de ruas, espaços artísticos, áreas naturais, museus, monumentos e outros legados da Capital. A evolução da cidade e sua ocupação está intimamente ligada à história do transporte público e seu papel fundamental na sociedade.

O episódio de estreia está previsto para o próximo dia 22/02 e não poderia ser diferente: conta algumas curiosidades do nosso Centro Histórico, de maneira leve e descontraída. Os vídeos seguintes irão sempre abordar conteúdos de dois bairros ou mais, contemplando as principais regiões de Porto Alegre. Confira ao final do texto a sequência de episódios.

Para Vinícius, este resgate histórico é inédito por poder disponibilizar no ambiente dinâmico e democrático das mídias digitais informações que atualmente estão mais restritas aos livros, academia ou arquivos públicos - geralmente em formato de texto e pouco atrativo ao público mais jovem e conectado. O Editor do blog Bah Guri - que dá nome à série - ainda pretende explorar cada temática dos episódios em sua página virtual (www.bahguri.rs).
Você pode acompanhar a série “Coletivo Bah Guri” nas mídias sociais do Cartão Tri: Instagram, Facebook, YouTube e Twitter.
Confira, o vídeo teaser do primeiro episódio: https://www.instagram.com/reel/CaHs0ziOkuH/?utm_medium=copy_link

Confira cronograma de episódios previstos:

Centro Histórico
Menino Deus e Azenha
Praia de Belas e Cidade Baixa
Farroupilha, Bom Fim e Independência
Rio Branco, Moinhos de Vento e Auxiliadora
Floresta e São Geraldo
Chácara das Pedras e Três Figueiras
Bela Vista, Petrópolis e Jardim Botânico
Santana e Santa Cecília
Partenon e Santo Antônio
Medianeira, Teresópolis e Glória
Vila Nova, Belém Velho e Restinga
Morro Santana e Agronomia
Lomba do Pinheiro e Cascata
Lami e Boa Vista do Sul
Belém Novo e Ponta Grossa;
Serraria e Guarujá
Espírito Santo e Ipanema
Tristeza e Vila Assunção;
Cristal e Santa Tereza
Arquipélago e Navegantes e Humaitá
Anchieta, Sarandi e Costa e Silva

Divulgação: RSBloggers
Foto: Divulgação