A feminina Courmayeur

Vinícola de Garibaldi, na Serra Gaúcha, é gerida por duas irmãs, seus vinhos e espumantes são elaborados por uma enóloga e a área comercial é conduzida por mulheres

Não é que os homens não sejam bem-vindos, mas naturalmente com o avançar dos tempos a história da Vinícola Courmayeur passou a ser escrita, predominantemente, por mãos femininas, seja na administração ou no processo de elaboração, seja no enoturismo ou na área comercial. Sim, elas são maioria. Assim, a empresa foi ganhando um perfil mais descontraído, onde até as experiências enoturísticas carregam nomes mais ousados como, por exemplo, Liberdade, Atrevimento e Audácia, características que acompanham as irmãs Talita e Gílian Nicolini Verzeletti, hoje a frente do negócio familiar.

Com o pai Mário, que conduziu a vinícola durante quase 20 anos, elas herdaram a coragem, dando à nova geração fôlego para inovar, focando 80% da produção anual de 700 mil litros em espumantes. Os 20% restantes são de vinhos, frisantes e suco de uva. Juntas, conquistaram espaço e a confiança do pai, que hoje tem a oportunidade de acompanhar os investimentos de olho também nos vinhedos. Afinal, sem uva boa não há vinho de qualidade. E assim, o ambiente que tradicionalmente sempre foi masculino, foi sendo ocupado por mulheres.

Inicialmente, a contadora Gílian, foi se apropriando das questões burocráticas e assumiu a área comercial e, mais recentemente, a irmã Talita, que é enóloga, sommelier e nutricionista, somou esforços para conduzir áreas como Enoturismo e Marketing. “Temos habilidades e competências diferentes, o que é muito bom, pois assim conseguimos dar conta de todas as áreas numa dedicação multifuncional”, destaca Gílian, que está há 19 anos na empresa. Para Talita, este assemblage de perfis é essencial para poder gerenciar com autoridade e domínio cada departamento, mas o principal é o que aprenderam com o pai.

Unidas pelo amor ao vinho, foi-se formando uma família de mulheres que, mesmo não tendo o mesmo sangue, dedicam seu tempo e talento para transformar as melhores uvas nos melhores vinhos e espumantes. Essa tarefa tem sido a motivação diária da jovem enóloga Deise Tempass (29), que coordena todo processo de vinificação a partir do momento que a uva chega na vinícola até a hora da garrafa ser aberta pelo consumidor.

Sensações e percepções dentro e fora da taça

Instalada na Garibaldina, que integra a região geograficamente demarcada do Vale dos Vinhedos, a Courmayeur também oferece experiências enoturísticas que vão além de uma simples visitação. São passeios e degustações como a visita temática à emblemática ‘Cela da Cave’. O espaço conta, ainda, com bistrô, loja, jardim La Fermata, bicicletário, área pet friendly e de recreação. Almoço harmonizado e piquenique estão entre as opções do local, que pode ser acessado pela BR 470 no km 221, pelo Vale dos Vinhedos ou por Garibaldi. Informações e reservas pelo telefone (54) 3463.8517, pelo whatsapp (54) 9 9143.3599 ou pelo e-mail atendimento@courmayeur.com.br.

Foco no espumante

O propósito da Courmayeur é colocar no mercado vinhos e espumantes em perfeita harmonia entre qualidade, serviço e custo-benefício. Os 28 rótulos estão divididos em duas linhas de espumantes, três de vinhos, além do frisante, bag e suco de uva. São produtos diferenciados que entregam diversos estilos para os mais variados paladares. No caso dos espumantes, responsáveis pela maior parte da produção, um dos destaques é o Courmayeur Nature Blanc de Blancs, elaborado com uvas de um único vinhedo, assim como o Courmayeur Extra-brut, feito pelo método Charmat longo.

Outro diferencial é o Courmayeur Lambrusco Frisante, o genuíno Lambrusco feito no Brasil, com uvas de vinhedos próprios cultivadas na localidade de São Jorge, interior de Garibaldi. Apesar de 80% da produção da vinícola ser de espumantes, a empresa também coloca no mercado nove rótulos de vinhos nas linhas Essencial e Acclamé, além do bag-in-box tinto e branco e do suco de uva. Tem vinhos com passagem por barrica de carvalho francês e vinhos com screw cap e garrafas ecologicamente corretas. A última novidade é a linha Contornos. Recém chegada, ela faz parte de um novo projeto da Courmayeur que inaugura a experiência da importação, começando pelo Chile.

Um pouco mais da história

A trajetória da Courmayeur começou a ser elaborada ainda em 1976, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, quando um grupo de amigos resolveu criar a vinícola, movidos pelo potencial que a região já apresentava para o cultivo da uva e a produção de vinhos e espumantes. Dez anos mais tarde, o grupo italiano Cinzano adquire a empresa que, em 1987, passa a se chamar Courmayeur, nome de uma comuna italiana localizada no Valle D’Aosta, tradicionalmente conhecida por suas pistas de esqui. A Família Nicolini Verzeletti, que descende de italianos do Vêneto que vieram para o Brasil ainda em 1876, entrou na sociedade em 1990, mas foi em 2003 que, ao adquirir a empresa, assumiu integralmente a gestão da vinícola. O gosto pela cultura do vinho sempre fez parte da família. A especialização em espumantes elaborados pelo método charmat veio em 2008.

OS PRODUTOS

ESPUMANTES

Courmayeur Retrato Nature – Blanc de Blancs
Courmayeur Extra-Brut
Courmayeur Moscatel
Courmayeur Moscatel Rosé
Courmayeur Prosecco
Courmayeur Brut Rosé
Courmayeur Brut
Courmayeur Demi-Sec
Courmayeur Lambrusco Frisante
Courmayeur Tevere Brut
Courmayeur Tevero Moscatel
Courmayeur Weindorf - Frisante

VINHOS

Linha Essencial
Courmayeur Essencial Marselan
Courmayeur Essencial Ancellotta
Courmayeur Essencial Alicante Bouschet
Courmayeur Essencial Chardonnay
Courmayeur Essencial Rosé (Pinot Noir e Marselan)

Linha Contornos – Chile
Contornos Carménère
Contornos Pinot Noir
Contornos Rosé
Contornos Sauvignon Blanc

Linha Acclamé (screw cap e garrafas ecologicamente corretas)
Courmayeur Acclamé Merlot
Courmayeur Acclamé Cabernet Sauvignon
Courmayeur Acclamé Cabernet Sauvignon Suave
Courmayeur Acclamé Chardonnay
Bag-in-Box
Serra Gaúcha Moscato
Serra Gaúcha Merlot
Suco de Uva
Serra Gaúcha

Divulgação: ConceitoCom
Fotos: Divulgação Courmayeur