Vinhos que contam história: Vinícola familiar homenageia patriarca em nova linha de rótulos

Vinícola Mioranza, da Região dos Altos Montes da Serra Gaúcha, estampa em seus novos rótulos da linha Alvise a imagem do co-fundador e um dos patriarcas da família

A Vinícola Mioranza, localizada na Região dos Altos Montes da Serra Gaúcha, lançou uma nova identidade visual para sua linha de vinhos finos Alvise. A empresa que há 60 anos nasceu como um negócio de família e até hoje é gerida de forma familiar, buscou registrar no novo design o orgulho por sua história e por seus antepassados.

Por isso, a nova proposta de rótulo faz uma homenagem a um dos co-fundadores da empresa e patriarcas da família, trazendo uma ilustração sensível da figura de Antônio Alvise Mioranza, que hoje, com 86 anos, ainda trabalha ativamente na empresa.

“É uma alegria pelos meus sentidos avós, porque senão não estaria aqui. É uma alegria por todo esse trabalho”, emociona-se Antônio Alvise Mioranza ao dedicar esta homenagem ao avô e tio avô, que construíram a história com as próprias mãos, quando os parreirais brasileiros começaram a ter foco nos vinhedos.

Mioranza: 60 anos de história

Em 1884, partindo de Sospirolo, província de Belluno, na Itália, Pietro Mioranza, junto de sua esposa Luigia Caldart, desembarcou no Brasil junto a outros conterrâneos que buscavam, no novo continente, novas oportunidades.

Com as mudas videiras trazidas da cidade natal, a família Mioranza iniciou o cultivo das vinhas nas terras recebidas para cultivo. Em poucos anos, a família já colhia os frutos que deram origem aos conhecidos vinhos.

No início do século XX, Giovani e Alvise, filhos de Pietro, ampliaram a produção dos vinhos, dando início a um legado de empreendedorismo que ainda é cultivado. Em 1964 a Sociedade de Bebidas Mioranza Ltda foi registrada, resultando no lançamento da marca Vinhos Mioranza, implementando a produção de vinhos em escala industrial, sob o comando dos irmãos Antônio Alvise, José, Gabriel e Maximiliano.

Agora, com quase 60 anos de história, que persiste na busca pela excelência e alta qualidade de seus vinhos, os sócios da Mioranza homenageiam a tradição passada de geração para geração em um novo rótulo da linha Alvise.



Linha Alvise é marcada pela qualidade da Safra das Safras

Alvise é a linha de vinhos finos da Vinícola Mioranza, que já é reconhecida pelos consumidores por sua qualidade. Porém, neste momento de reformulação do rótulo, os produtos também se destacam por uma qualidade especial.

Todos os vinhos apresentados atualmente pela linha Alvise foram produzidos em 2020, na Safra das Safras, trazendo em sua estrutura toda a qualidade e singularidade que esta safra proporcionou.

As variedades que já estão sendo comercializadas são Cabernet, Chardonnay e Merlot. “Como são vinhos da safra de 2020, os nossos consumidores podem esperar produtos especiais, cada um dentro de suas características. São vinhos da linha reserva e, em geral, são bem harmoniosos, frustrados e leves”, comenta o Sommelier e Gerente Comercial Jerônimo Mioranza.

Jerônimo ainda especifica o que pode ser destacado em cada rótulo: “O Chardonnay é um vinho branco harmonioso, frutado e aromático. Menos cítrico e com teor alcóolico elevado em comparação a outras safras. O merlot é um vinho de tonalidade vermelha intensa, com teor alcóolico elevado. Já o Cabernet apresenta 15,4% de álcool, com grande passagem por barrica de carvalho”.

Região dos Vinhos dos Altos Montes - Localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a Região dos Altos Montes é responsável pela maior produção de uvas e vinhos do país, chegando 80 milhões de quilos de uva e 45 milhões de litros de vinho numa só safra. Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por doze vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini Vinhos & Espumantes, Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Família Bebber, Vinícola Mioranza e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.

Divulgação: Usina de Notícias
Foto:Divulgação