Marca de gelato italiano artesanal de Santa Maria inaugura primeira unidade em Porto Alegre

Santino Artisan Gelato abre as portas no dia 9 de fevereiro, no bairro Moinhos de Vento.

Marca de sorvetes artesanais santa-mariense, a Santino Artisan Gelato vai inaugurar sua primeira unidade no modelo de franquia. Com inauguração marcada para o dia 09 de fevereiro, o local escolhido é a charmosa e movimentada esquina da rua Hilário Ribeiro com a Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A empresa focada no sorvete italiano, o gelato, chega à capital gaúcha com seus mais de 60 sabores com receitas próprias e experiência inspirada nas pequenas gelaterias do interior da Itália - que conquistaram os habitantes e visitantes da cidade de Santa Maria.

Entre as opções oferecidas pelo novo ponto gastronômico do bairro estarão os copinhos em diversos tamanhos, casquinhas, milkshakes, cafés, affogatos, chocolate quente, além de embalagens de diferentes tamanhos para take away.

Diariamente, a vitrine vai alternar 16 opções de sabores frescos para que os clientes possam provar todos. A variedade passa tanto pela gelateria clássica italiana (Fior di Latte, Baunilha e Pistacchio), como por receitas próprias da Santino como o Doce de Leite + Doce de Leite (com pedaços de doce de leite); o Santino (chocolate 50% cacau com pedaços de nozes e doce de leite) e o ApfelStrudel (gelato de croissant com recheio de maçãs, passas, pinoli e canela), entre outros. Sempre haverá opções zero lactose e zero açúcar, atendendo todos os paladares.

Nascida em uma família de origem italiana, cujos bisavós imigraram para dar origem à colônia que se formou no interior do município de Ijuí, Caroline Dezordi Amaral é o nome à frente da franquia. Formada em Farmácia, a empresária atuou por mais de 10 anos em multinacionais da indústria farmacêutica na área de vendas. Com o desejo de ter um negócio próprio, resgatou sua paixão pela cultura italiana e pelas receitas fiéis da Santino, que lhe remetiam às boas lembranças da sua infância. Incluindo a compra de máquinas importadas da Itália, o investimento total no negócio foi de aproximadamente R$ 700 mil.

“Como uma genuína descendente italiana, adoro me reunir com pessoas para conversar, compartilhar boa comida e boa bebida. Ainda tenho viva na minha memória a lembrança dos domingos em família com mesa farta, além de muitas risadas e alegrias. A Santino é uma oportunidade de fazer o que eu gosto, ou seja, estar cercada de pessoas acompanhada de uma boa receita italiana”, revela a proprietária da unidade.

Segundo Caroline, a instalação da primeira Santino de Porto Alegre na região faz todo o sentido. “Além de bonito, arborizado, alegre e aconchegante, o Moinhos se destaca por ser um dos principais polos gastronômicos do estado, tanto pelo número de restaurantes quanto pela qualidade dos serviços, o que acaba combinando muito com a marca”, explica.

Assinado pelo Lineastudio Arquiteturas, o projeto arquitetônico foi criado para atender as especificidades do produto, transmitindo o carinho da produção artesanal. A vitrine de gelatos ocupará o ponto focal do espaço. O salão de loja tem estrutura aconchegante pensada para atender diversos públicos como família, crianças, turma de amigos e clientes com eletrônicos que precisam de acesso à internet para trabalhar. O ambiente também conta com um laboratório de produção que garantirá a qualidade e o frescor dos gelatos.

Projetado sob medida, o mobiliário utiliza linhas contemporâneas mescladas a elementos clássicos, resgatados do imaginário de antigos ambientes artesanais. Luminárias pendentes azuis e quadros coloridos acrescentam toques de leveza e diversão.

Sobre a Santino Artisan Gelateria

A Santino nasce da memória de infância do fundador, Pedro Vaz, pela experiência de tomar um sorvete com a família, ainda do tempo em que não se produziam gelatos artesanais no Brasil. Dessa lembrança carinhosa, aliada a viagens e depois a chegada do gelato artesanal italiano em terras brasileiras, surge a vontade de oferecer para o público de Santa Maria (RS) a mesma experiência. A partir disso, Pedro estuda a produção do gelato artesanal italiano, e, em setembro de 2013, dá forma e gosto ao negócio pioneiro na cidade.

A Santino é reconhecida por respeitar todos processos do gelato, utilizando apenas matérias primas de qualidade e oferecendo um produto sempre fresco. Além disso, prima pela qualidade da experiência, tanto das embalagens, passando pelo ambiente (iluminação, arquitetura, som), como no atendimento carinhoso, inspirado nas pequenas gelaterias do interior da Itália. Atualmente, conta com três unidades próprias em Santa Maria. No final de 2019, iniciou seu projeto de expansão de franquias. Os planos visam a abertura de duas a três franquias por ano.


Santino Artisan Gelato
Endereço: Rua Hilário Ribeiro, 290 - Moinhos de Vento - Porto Alegre
Horário de funcionamento: Domingo à quinta-feira, das 12h às 23h | Sextas, Sábados e Feriados, das 12h à 00h.
www.santinogelato.com.br

Divulgação: Andressa e Xarão
Fotos: Divulgação