EXPANSÃO BANCA DO HOLANDÊS

A ESSÊNCIA DOS MERCADOS PÚBLICOS LEVADA PARA UMA ESTRUTURA GASTRONÔMICA CONTEMPORÂNEA

Quando se trata de boa comida e ingredientes de excelência, os porto-alegrenses têm como referência, confiança e memória afetiva, a Banca do Holandês - tradicional empório de especialidades gastronômicas com 102 anos de história localizado no Mercado Público -, que está expandindo suas operações, tendo inaugurado sua primeira loja dentro do novo posicionamento em julho de 2021.

Localizada no bairro Bela Vista, a nova loja conceito conta com 400m² e traz algumas experiências exclusivas, como autosserviço por meio de dispensers com produtos a granel, uma wine station com torneiras, permitindo a experimentação de vinhos, ajudando clientes na decisão de compra, café moído na hora, além de uma área reservada para eventos e realização de degustações guiadas, harmonizações, encontros de confrarias, entre outras iniciativas, contando, também, com uma cozinha experimental.

São cerca de 8 mil itens em bebidas, queijos, fiambres, especiarias, grãos, azeites, bacalhau. E o cliente tem à disposição uma equipe atenta para auxiliar sobre produtos. Somente a adega de vinhos dispõe de mais de 3 mil rótulos, entre marcas nacionais e importadas, sendo a maior do Rio Grande do Sul. Também se somam mais de 500 rótulos de queijos, mais de 240 fiambres, entre outros sabores requisitados.


“Entendemos que boa parte do nosso público estava nesta ou próximo a esta região. Então, fizemos questão de trazer para a operação do Bela Vista aquilo que o consumidor sempre valorizou e está em nosso DNA, que é a essência do mercado público, presente no atendimento e no mix de produtos, em marcas consagradas nacionais e importadas, com o diferencial de uma gestão profissional de primeiríssima qualidade em nosso suporte”, ressalta Sergio Lourenço Rosa, herdeiro e CEO da empresa. Junto com os filhos Lourenço e Renata, e a esposa Adriana, comandam as unidades Banca do Holandês e Adega do Holandês no Mercado Público, no Centro de Porto Alegre, o Centro de Distribuição (CD) com mais 1300m², no bairro Floresta, que se expandirá para mais 2000m², e a nova loja conceito.

A ORIGEM DO NOME

Muito antes de a expressão delicatessen estar incorporada ao vocabulário brasileiro, a Banca do Holandês de destacava por ser a primeira em sua categoria em Porto Alegre, graças ao imigrante holandês Dirk Van Den Brul, quando veio em 1907 para a capital gaúcha, fugindo de uma crise econômica na Europa. Em 1919, funda seu ponto comercial no Mercado Público, oferecendo produtos diferenciados das demais bancas. Devido à facilidade com idiomas, negociava mercadorias vindas por meio de navios estrangeiros que atracavam no porto, bastante ativo na época.

“ESPAÇO DE EXPERIÊNCIAS E ESPECIALIDADES GASTRONÔMICAS ONDE COMPARTILHAMOS PAIXÃO POR COMER E BEBER BEM, OFERECENDO PRODUTOS SINGULARES EM UM AMBIENTE CALOROSO E ACOLHEDOR”.




Fotos: Divulgação Banca do Holandes
EXPANSÃO

O projeto do novo empreendimento é do arquiteto Dino Damiani e foi inspirado em mercados públicos de países da Europa e das Américas, trazendo um design contemporâneo. No endereço do bairro Bela Vista, o cliente conta com estacionamento. O projeto luminotécnico realça os setores por meio de uma luz trabalhada e “quente”, fazendo com que o cliente se sinta acolhido.

Os investimentos para este novo momento da empresa somam mais de R$ 5 milhões de reais, empregando cerca de 110 pessoas em todas as suas unidades. “No contexto do reposicionamento da marca, contamos com consultorias especializadas em pesquisa, varejo e branding. Um trabalho que levou mais de dois anos, envolvendo a seleção da área para a nova loja, a adequação de sistemas, quando e como expandir, incluindo o CD. Área, esta, imprescindível, pois atua no recebimento das mercadorias, armazenamento, entre outras funções, para que o consumidor tenha uma boa experiência de compra nas lojas. Sendo que está em planejamento, a partir de 2022, a abertura de novas operações”, explica Lourenço Alcântara Rosa, Diretor de Varejo e terceira geração da família à frente dos negócios.

Banca do Holandês
www.bancadoholandes.com.br
@bancadoholandes