SERVIÇOS DE SAÚDE EM DOMICÍLIO

  • Saúde
  • 19/01/2022 - 11:23
  • 709 Views

TRADIÇÃO, QUALIDADE, CONFIANÇA EM MAIS DE 21 ANOS NO SEGMENTO DE HOME CARE EXPANDE-SE POR MEIO DE SISTEMA DE FRANQUIAS

Qualidade de vida é um bem almejado por todos. No entanto, quando a saúde requer atenção, mas sem a necessidade de internação hospitalar, os serviços em domicílio por empresas especializadas são um conforto para a família e o paciente. Quem traz a experiência em mais de 21 anos no ramo é a ACG Home Care, que tem à frente os irmãos Alexandre Moreira Pires, Diretor Geral, Mariah Rosa Pires, Diretora de Faturamento, Cristiane Pires Marrone, Diretora Assistencial.

Pioneiros no segmento, oferecem serviços de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, médico generalista, e o atendimento da ACG é uma referência, com operações em todo Rio Grande do Sul, e franquias em outros estados do país lançadas em 2021. Expansão, esta, que vai ao encontro de dados divulgados em junho deste ano, via Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar – NEAD. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, nos anos 2019 e 2020, o comparativo revelou um aumento de 15% do faturamento, muito em razão da pandemia. E o primeiro trimestre de 2021 teve um salto por ocasião de falta de leitos nos hospitais.

CONFORTO PARA A FAMÍLIA E O PACIENTE

Mesmo trazendo um crescimento atrelado a uma circunstância como a pandemia que se espera que acabe, é notório o quanto os atendimentos home care têm grande potencial para crescer por outros fatores, como por exemplo: muitas famílias utilizam esses serviços quando precisam viajar, passar férias, e necessitam de atendimento cuidadoso para seu parente. E a ACG é aquele “familiar” que dá atenção com conhecimento técnico sobre protocolos de saúde associado ao carinho que o paciente precisa, em plantões de 6, 12 ou 24 horas, que podem incluir passeios, alimentação, acompanhamento na consulta médica.

A ideia de lançar a ACG Home Care aconteceu após uma experiência pessoal de Alexandre e família: “Um parente idoso recebeu diagnóstico de câncer bastante severo e em estágio avançado, mas ele queria ficar em casa. Montamos uma equipe e passamos a cuidá-lo, já que Cristiane tem formação na área da saúde. Anos depois, ele veio a falecer, e pensamos na ideia de levar a nossa experiência de cuidados em casa para o mercado. Foi quando surgiu a empresa. Montamos nosso modelo de negócios na época, sendo que o atendimento é focado na família. Hoje, contamos com uma equipe de 120 pessoas atendendo o estado do Rio Grande do Sul”.

O empresário destaca o quanto pode ser uma boa alternativa para o cliente adotar o home care, uma vez que as operadoras de planos de saúde elegem quem tem direito a usar home care de acordo com uma tabela específica de pontuação. E este sistema ajuda a reduzir custos em até 70%. Como exemplo, um paciente que precisa de um ventilador mecânico para oxigenoterapia, mas está estável clinicamente, ele só consegue este aparelho na UTI de um hospital, e o valor da diária de um leito em uma UTI varia de R$1,5 mil a R$2 mil em hospitais de padrão médio, mais a aparelhagem necessária. No entanto, quando ele pode ser atendido em casa, ele desembolsa cerca de 800 reais para a operadora, em média, pela diária e com equipamentos.

INVESTIR EM FRANQUIAS ACG HOME CARE

Após um período de estudos de quatro anos com uma consultoria, a ACG Home Care passou a oferecer sua experiência empresarial para modalidade de franquia em 2021, contando com três franqueados ativos e mais dois finalizando documentação até o final do ano, aguardando autorização dos órgãos fiscalizadores para operar.

“A nossa modalidade de franquia é um sistema enxuto de negócios, pois desde que pensamos em ofertar ao mercado, queríamos que ela fosse acessível para o pequeno investidor, e ser lucrativa com baixo custo”. E o franqueado consegue fazer a gestão pelo sistema home based. “Percebe-se o quanto esta modalidade pode ser um bom negócio, além disso, a pandemia fez com que muitas pessoas saíssem dos escritórios e passassem a trabalhar em casa, ou até mesmo perderam seus empregos, recebendo suas rescisões, ficando mais tempo em casa”, observa Alexandre.

SISTEMA HOME BASED

O franqueado precisa ter um médico e enfermeiro responsáveis na assinatura da abertura da empresa, entre outras exigências. No contexto das orientações para o franqueado, a ACG disponibiliza assessorias: contábil; para contratos; faturamento junto a operadoras de saúde; farmacêutica; conciliação medicamentosa. Sobre a estrutura física, são necessários telefone, internet, computador com impressora, área para reuniões. Ele também precisará contratar contador, e a ACG disponibiliza profissionais para os franqueados a um custo operacional abaixo do mercado. Outros custos, como documentos para abertura de empresa deverão estar previstos.

O empresário faz um alerta sobre a diferença entre franquia de empresa de cuidadores de pessoas e franquia de empresa home care: “A ACG é a única franquia de home care. O que se vê no mercado são franquias de cuidadores, e estas não podem ser homologadas pela Anvisa, pois não estão classificadas como empresas da área da saúde, portanto, não podem trabalhar com operadoras de saúde. E por não conseguir fazer um trabalho com as operadoras, a base de lucro delas é muito menor. No entanto, cobram percentuais maiores de royalties dos franqueados, que variam mês a mês, sendo que os valores mensais da franquia ACG são fixos, alterando somente quando muda de ano”.

Missão e valores da ACG

Confiança para que o paciente seja acolhido
Para saber mais sobre como contratar os serviços ACG Home Care ou ser um franqueado da marca, acesse o site www.acghomecare.com.br