A História do Disco estreia terceira temporada na quarta-feira, 19 de janeiro

  • Cultura
  • 18/01/2022 - 11:46
  • 424 Views

Podcast comandado pela artista e comunicadora Bruna Paulin está entre os programas de música mais ouvidos no Brasil pelo Spotify

Projeto conta com campanha de financiamento contínuo em https://apoia.se/ahistoriadodisco

Acesse playlists e links para todas as plataformas de streaming onde o programa está disponível: https://linklist.bio/ahistoriadodisco

Falar sobre a relação emocional com a música através de um álbum - essa é a provocação e o ponto de partida do podcast A História do Disco, comandado pela jornalista Bruna Paulin, que estreia sua terceira temporada na próxima quarta-feira, 19 de janeiro.

Criado em 2020, o programa já veiculou 68 episódios com 4.521 minutos no total - o equivalente a 113 discos de 12 polegadas -, que trazem 65 convidados dividindo momentos de suas vidas em que a música foi personagem marcante. “A ideia foi aproximar meu amor à música e aos discos de vinil às histórias que trazemos com um álbum que gostamos muito. Todo disco tem uma história, seja ela de como foi criado, seja da primeira vez que o ouvimos”, declara a Mestre em Comunicação pela PUCRS, onde desenvolveu pesquisa sobre as bandas The Beatles e The Rolling Stones e a construção das imagens das duas bandas através de periódicos britânicos. “A História do Disco é resultado de anos de pesquisa na área, somados ao meu lado entrevistadora e apresentadora, que é uma das atividades profissionais que tenho me dedicado mais nos últimos anos”, revela.

O programa, que figura entre os podcasts de música mais ouvidos no país, traz diversas histórias, tanto sobre a produção de álbuns de diversos estilos e momentos da história da música, “como também como esses discos fazem parte das nossas vidas”, conta a jornalista. No ano de estreia, o podcast esteve na lista dos 100 podcasts de música mais ouvidos pelo Spotify, em 2021 alcançou o 13o lugar nas paradas da plataforma de áudio.

Mantendo a tradição das edições anteriores, no primeiro episódio Bruna apresenta um disco que marcou sua trajetória. O álbum escolhido foi “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor”, de Marisa Monte. Os episódios seguintes sempre contam com um ou mais convidados e trazem tanto artistas falando de sua própria obra, como a rapper Negra Jaque ou os músicos Silva e Amaro Freitas, quanto outras personalidades. No episódio de 26 de janeiro, o programa conta com a participação da atriz, escritora e diretora Maria Ribeiro. Já o primeiro episódio de fevereiro, disponível gratuitamente no dia 02, recebe o jornalista Guilherme Samora, biógrafo de Rita Lee.

O podcast já recebeu nomes como João Barone, Charles Gavin, Martha Medeiros, Guilherme Weber, Edgard Scandurra, Sarah Oliveira, Marina Person, Jorge Furtado, Luiz Thunderbird, Roberta Martinelli, Tainá Muller, Edu Conte, Filipe Catto, Jeferson Tenório, entre outros. “O que mais me encanta no programa é que a relação emocional com a música é algo realmente muito incrível. Cada convidado traz um relato totalmente diferente de como se relaciona, como consome, o que deixa marcas. Em uma época tão difícil que vivemos, reforçamos que o contato com as artes pode ser uma maneira de suportar esses tempos sombrios, e a música, sem dúvida, tem sido combustível para seguirmos em frente".

Desde setembro de 2021 os ouvintes de A História do Disco podem contribuir para a manutenção do programa, através da plataforma apoia.se - https://apoia.se/ahistoriadodisco . “O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano de forma totalmente independente, contando apenas com apoio de profissionais e marcas para seguir evoluindo tecnicamente”, revela Bruna. “Porém, para seguirmos produzindo conteúdo de qualidade para todas as pessoas, resolvi convocar quem nos acompanha para colaborar com o podcast”. Com o financiamento contínuo, “a ideia é que eu possa me dedicar mais horas da semana com o programa, remunerar melhor quem já trabalha comigo e ampliar a equipe do projeto”. Com contribuições a partir de R$ 7,00, o público recebe conteúdos e benefícios exclusivos, além de participar de sorteios de brindes e colaborar com pautas ou gravações de episódios.

O programa no formato original, está disponível em mais de 10 plataformas de streaming. Algumas entrevistas são exibidas em vídeo pela plataforma Cubo Play. Os episódios vão ao ar semanalmente às quartas-feiras.

A produção, entrevistas, roteiro e locução são de Bruna, a edição de áudio é de Nicolly Demeneghe, arte do podcast é assinada pelo artista visual Librae, com vinheta criada por Augusto Stern e Fernando Efron. O programa tem apoio da Editora Belas Letras, Toca do Disco e Cubo Play. Para saber mais acesse instagram.com/ahistoriadodisco. Para saber mais acesse instagram.com/ahistoriadodisco


A História do Disco - estreia da terceira temporada
A partir de 19 de janeiro em mais de 10 plataformas de streaming
26 de janeiro - com Maria Ribeiro
02 de fevereiro - com Guilherme Samora

Campanha de financiamento contínuo pela plataforma apoia.se https://apoia.se/ahistoriadodisco
instagram.com/ahistoriadodisco

Divulgação: Bruna Paulin - Assessoria de Flor em Flor
Foto: Divulgação