Atividade conectada ao novembro azul alerta para a prevenção ao câncer de próstata

  • Saúde
  • 26/11/2021 - 18:33
  • 574 Views

Transferido para o dia 27 de novembro a primeira edição do Moto Passeio INPrós 2021

Foi transferido para sábado, dia 27 de novembro de 2021, a 1ª Edição Moto Passeio INPrós - Novembro Azul. Atividade conectada com a campanha nacional do novembro azul busca chamar atenção à prevenção ao câncer de próstata. Evento é gratuito e aberto a toda comunidade. A concentração inicia às 14horas, com saída programada às 15h, no Centro Histórico, na Praça Montevidéu, ao lado do mercado público. Em caso de chuva a atividade será cancelada. O passeio tem uma grande simbologia, já que muitos homens acabam procurando seus médicos e realizando o exame de próstata por sentir os primeiros sintomas, ao se deslocar nesses veículos. Essa compressão ao sentar, quando vem acompanhada por desconforto ou dor, acaba sendo útil no auxílio a detecção de problemas. É comum, homens na faixa dos 50 anos ou mais, procurarem o urologista, pela primeira vez, após contatos com bike, motos, ou montaria.

Novembro Azul INPrós 2021

A próstata é uma glândula que, quando saudável, apresenta o tamanho aproximado de uma noz. Mas que, quando aumentada, afeta a qualidade de vida e pode levar ao desenvolvimento de câncer. Exames de saúde são indicados a partir dos 45 anos, pelo menos, uma vez por ano. De acordo o presidente do Instituto da Próstata, o oncologista urologista Dr. Marcos Dias Ferreira, a campanha do Novembro Azul é de extrema relevância. "Temos que insistir junto com a população, de que não devemos esperar pelo surgimento de sintomas prostáticos para fazer a detecção precoce. Pelo contrário! Pois os sintomas podem surgir, apenas quando a doença já está em fase bem avançada. É preciso ganhar força e desenvolver com urgência e de forma contundente, mais políticas públicas voltadas à saúde do homem", enfatiza o médico.

Principais Sintomas

Os principais sintomas são dificuldade para urinar, demora para começar e terminar. Necessidade de urinar mais vezes, durante o dia e/ou à noite. Diminuição do jato de urina. Dor ou ardor ao urinar, podendo ser seguida de náusea. Presença de sangue na urina ou no sêmen. Dor ao ejacular. "A melhor idade para cuidar da saúde do homem é agora! Prevenção é vida", aconselha o presidente do Instituto da Próstata.

Essa semana, num encontro entre a direção do INPrós e a Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre, também foi discutida a necessidade e importância de se ampliar ainda mais o debate sobre a saúde do homem e ações de prevenção ao câncer de próstata. Na ocasião, Ferreira fez a entrega oficial da camiseta da edição 2021 do Novembro Azul do instituto, ao secretário municipal, Sr. Mauro Sparta.

Sobre o INPrós RS

O Instituto da Próstata - INPrós RS, é uma Associação sem fins lucrativos, que busca alertar, durante o ano todo, acerca da necessidade de se realizar o diagnóstico precoce do exame de próstata, no combate ao câncer. Quem desejar pode participar do INPrós. As inscrições são totalmente gratuitas e podem ser feitas pelo site www.inpros.org. O instituto oferece, igualmente, cursos de formação gratuitos à saúde do homem, coordenando campanhas do Novembro Azul. Nas redes sociais Instagram @institutodaprostata e Facebook Instituto da Próstata. Email inprosbrasil@gmail.com.

Serviço:

Campanha Novembro Azul no RS - 1ª Edição Moto Passeio INPrós

Dia 27 de novembro de 2021, sábado. Evento gratuito e aberto a toda comunidade. A concentração inicia às 14horas, com saída programada às 15h, no Centro Histórico, na Praça Montevidéu, ao lado do mercado público, em Porto Alegre. Mais informações pelo Whatsapp 51 99273-6645. E em caso de chuva a atividade será cancelada. Mais pelo email inprosbrasil@gmail.com e pelo Instagram @institutodaprostata.

Divulgação: Evidencia Press
Foos: Divulgação