Fragmentos de uma cidade invisível

  • Cultura
  • 25/11/2021 - 09:10
  • 214 Views

Exposição, que inaugura no dia 27 de novembro no Espaço Cultural Correios, apresenta obras de 35 artistas sob a curadoria de Fábio André Rheinheimer

A cidade inspira múltiplos olhares e diferentes paisagens. Na exposição “Fragmentos de uma cidade invisível” será possível conferir as visões de 35 artistas sob os diversos ângulos das cidades. As obras foram selecionadas e organizadas a partir da curadoria do artista e arquiteto Fábio André Rheinheimer. A abertura será no sábado, 27 de novembro, e a mostra segue até o dia 15 de janeiro de 2022 no Espaço Cultural Correios, localizado na Av. Sete de Setembro, 1020, no Centro Histórico, em Porto Alegre.

É a segunda edição da exposição “Fragmentos de uma cidade invisível”. A primeira foi realizada em 2017 no Margs. Agora, a exibição se amplia com a participação de vários artistas, e representando diferentes técnicas de artes visuais como escultura, desenho, pintura, litografia e fotografia.

A disposição das obras evidencia as semelhanças e os antagonismos que formam as diferentes paisagens. “‘Fragmentos de uma cidade invisível’ se propõe a reconstruir uma cidade associando os elementos de várias outras, ora dispondo-os num ordenamento por similaridade - mesmo que pontual, visando à unidade por aproximação; ora considerando-os partes de um mosaico multifacetado, todavia dissociados e independentes”, antecipa Rheinheimer. Com isso, o curador compõe, a partir das obras dos 35 artistas, um lugar fictício, que revela a paisagem, a natureza e os habitantes, em um cenário a ser concluído a partir da visão de cada visitante.

Os “Fragmentos de uma cidade invisível” estão representados pelas obras dos seguintes artistas: Alexandre Lopes, Andréa Barros, Andréa Seligman, Aníbal Elias Carneiro, Cáren Alexandra, Carlinhos Rodrigues, Daisson Flach, Denise Giacomoni, Denise Wichmann, Douglas Fischer, Fábio Petry, Fátima Pinto, Fernanda Garcia, Graça Craidy, Helena Stainer, Heitor Bergamini, Ju Cupini, Leonardo Lessa, Manoel Petry, Marcelo Leal, Marcelo Spolaor, Milton Caselani, Mônica Furtado, Nara Fogaça, Noely Luft, Rejane Wagner, Rosali Plentz, Sandra Kravetz, Sílvia Dornelles, Susane Kochhann, Tereza Albano, Tomas Barth, Vera Behs, Zetti Neuhaus e Zulaine Santos.

Serviço
Exposição “Fragmentos de uma cidade invisível” – 2ª edição
Curadoria Fábio André Rheinheimer
Abertura: 27 de novembro (sábado), das 10h às 17h.
Visitação: 27 de novembro a 15 de janeiro de 2022 – terça a sábado das 10h às 17h;
Local: Espaço Cultural Correios
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico, Porto Alegre

Divulgação: Circula Moda
Fotos: Lúcio Spier, Sérgio Bohrer e dos artistas