Primeiro espaço de paisagismo e arte de Porto Alegre inaugura no dia 25 de novembro

  • Cultura
  • 22/11/2021 - 16:01
  • 1836 Views

Terra Verde & Co fica atrás do Shopping Viva Open Mall e recebe a exposição Organicidades, que homenageia o artista Britto Velho e apresenta obras de 38 artistas.

Um espaço onde natureza e obras de arte se encontram. O Terra Verde & Co é um local que une paisagismo, esculturas e outras obras de arte. A abertura para o público em geral será na quinta-feira, 25 de novembro, a partir das 10h, na Rua Juncal, 40, atrás do Shopping Viva Open Mall. A exposição de arte Organicidades marca a estreia do local e fica em cartaz até o dia 28 de janeiro.

O Terra Verde & Co reúne em mais de 2 mil metros quadrados criações paisagísticas e obras de arte. Um jardim de esculturas ocupa a área externa e é um dos maiores de uma galeria privada do Rio Grande do Sul. Internamente são mais de 400 metros quadrados de área construída, onde arte e arquitetura estão presentes. O empreendimento nasce de uma proposta criada por Carmen Dornelles e Natália Cunha. Mãe e filha trabalham na execução de projetos de paisagismo na construção civil, residências e ambientes corporativos. Entre os clientes estão Cia Zaffari, Melnick Even, Maiojama, CFL, Cyrela, Knijink, Ivo Rizzo, Rio Novo e outros importantes players do mercado imobiliário.

“Depois de 25 anos de experiência nessa área agora realizo um sonho, de criar um grande ambiente de paisagem e arte”, conta Carmen. “É o primeiro espaço com esse conceito em Porto Alegre. Além do objetivo de oferecer todas as soluções para o paisagismo interno e externo, propomos uma exposição permanente de obras de arte para compor todos os tipos de espaço”, resume.

A primeira exposição será a ‘Organicidades’, que reúne esculturas e telas de 38 artistas. A mostra, com curadoria de Anaurelino Corrêa de Barros Netto, homenageia Britto Velho e tem Erico Santos como artista convidado. Eles chegaram a produzir obras especiais para a mostra, assim como alguns dos participantes. “Organicidades fala de como as estruturas orgânicas influenciaram a criação dos artistas ao longo da história”, resume o curador. Para 2022, o local já tem duas novas atrações programadas.

Os artistas expositores são Ana Andueza, Ana Lúcia Homrich, Beatriz Balen Susin, Britto Velho, Cho Dorneles, Clayton Ferreira, Clara Koury, Débora Irion, Eliane Abreu, Elisa Zattera, Erico Santos, Eron Teixeira, Fernando Lima, Geraldo Markes, Graça Craidy, Guto Rubin, Helena Stainer, Hidalgo Adams, José Kanan, Kira Luá, Lena Kurtz, Leo Mathias, Leonardo Loureiro, Lucio Spier, Maria Tereza Albano, Marília Fayh, Mauri Menegotto, Paulo Abenzrragh, Paulo de Araújo, Renato Cardoso da Silva, Ricardo Aguiar, Ricardo Cardoso, Rogério Livi, Rogério Maduré, Sobral, Susane Kochhann, Suzana Albano e Ubiratan Fernandes.

“A ideia é que os jardins sejam um espaço de exposição com esculturas e obras de arte para inspirar arquitetos e construtores a criar belos ambientes onde a Natureza esteja integrada”, destaca Natália Cunha, que também executa projetos de paisagismo e é uma das sócias do empreendimento. “Associar peças de arte às paisagens as tornam únicas e muito mais expressivas”, conclui.

Agende-se:
Inauguração Terra Verde & Co
Exposição Organicidades
Endereço: Rua Juncal, 40 – Porto Alegre
Abertura: 25 de novembro
Período da exposição: 25 de novembro a 28 de janeiro de 2022
Horário de funcionamento: segundas às sextas, das 10h às 18h, e sábados, das 10h às 13h

Divulgação: Circula Moda
Fotos: Natália Cunha, Anaurelino Corre?a de Barros Neto e Carmen Dornelles