CASACOR RS encerra mostra 2021 e confirma 30a edição para o próximo ano

Em clima de comemoração, a CASACOR RS 2021 se despediu do público no último domingo, 07 de novembro, com evento para arquitetos e fornecedores, brindando o balanço positivo da sua 29a edição, que recebeu durante 45 dias, cerca de 20 mil pessoas na sede do Antigo Hospital da Criança Santo Antônio, no 4o Distrito, em Porto Alegre.

A primeira mostra desde o início da pandemia, marcou a retomada dos grandes eventos no Rio Grande do Sul e uma temporada de muitos desafios e conquistas. "Após um ano sem eventos presenciais, cumprimos a meta de realizar uma CASACOR que movimentasse o mercado de arquitetura e de design, gerando excelentes resultados para os nossos parceiros expositores, elenco, apoiadores e patrocinadores. Sempre com a preocupação de entregar para o público uma opção cultural e de entretenimento completa, com ambiente seguro e seguindo todos os protocolos vigentes", comemora a diretora da mostra, Karina Capaverde.

Destaques da edição

Nesta temporada, a CASACOR RS apresentou 34 ambientes reunindo as principais tendências e novidades da arquitetura, decoração e paisagismo projetadas por 55 profissionais de Porto Alegre e do interior do Estado. Com apoio da Costaneira, o retorno do Prêmio CASACOR RS foi um dos destaques do ano, premiando 10 projetos em categorias como “Melhor Ambiente”, “Júri Popular”, “Uso de Cores”, “Uso de Revestimentos”, “Melhor Ambiente de Uso Público”, “Prêmio Revelação”, “Destaque em Design Biofílico”, “Destaque em Arte e Design”, “Ambiente para curtir sozinho” e “Ambiente para curtir em família”. Os vencedores foram decididos por um júri especializado com representantes técnicos da área, diretores das faculdades de arquitetura do Estado, representantes de entidades de arquitetura e arquitetos e designers consagrados, como Jader Almeida, Juliana Medeiros e Renato Mendonça, além do voto dos visitantes através de um totem instalado no final do percurso.

Arte e artesanato também foram grandes atrativos nesta edição. A imersão através de variadas expressões artísticas esteve presente através de diversos trabalhos, como o mural do artista Bruno Schilling, apresentando a sua obra que passeia pelo abstracionismo geométrico e arte cinética e o mural assinado por Tâmisa Trommer, da Nacar Studio. A curadoria dos trabalhos foi de Viviane Possa, fundadora da Genuinaobra GO ART Planning, produtora cultural e art advisor. Outro destaque, a Sala de "Exposição Seiza”, foi concebida pela arquiteta Fernanda Basso, com conceito de essencialismo estético ligado à filosofia oriental, desenhado com arquitetura, arte e experiências propondo momentos de contemplação das obras, dos sons, das luzes e nuances que incorporavam o ambiente.

A “Loja Casa Original”, levou ao evento um mix de artesanato e design com peças exclusivas assinadas por artesãos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais. Já a “Galeria e Loja de Arte”, apresentou uma série de quadros fotográficos em fineart de artistas nacionais e internacionais selecionados pela Luka.Art. Um bistrô com cafés, bar, wine bar e loja de vinhos fizeram parte do roteiro gastronômico da mostra. A operação do “Bistro Arauco” foi assinada pelo chef Daniel Menezes, do Grupo DMZ, e a vinoteca contou com a operação da Terroir Vinhos de Boutique.

CASACOR RS 2021 segue em cartaz com experiência digital

A CASACOR RS 2021 vai seguir em cartaz digitalmente! Outro sucesso da edição, o tour virtual 360º, é um um projeto que segue disponível no site casacor.com.br, oferecendo um passeio online por todos os espaços da CASACOR RS, mostrando os detalhes do trabalho dos profissionais. No próximo ano, o evento chega a sua 30a edição e em novo local, que será divulgado nas próximas semanas. A data prevista é o mês de agosto.

Divulgação: Andressa Riquelme
Fotos: Divulgação