Exposição de fotografias e lançamento de coleção cápsula de moda na Habitart

  • Cultura
  • 04/11/2021 - 08:51
  • 508 Views

Fotógrafo francês Gérard Uféras traz seu olhar sobre os Ateliês da Maison Dior a Porto Alegre

Habitart, galeria de arte, moda, fotografia e design, inaugura, em Porto Alegre, a exposição “Dior 30, avenue Montaigne”, do fotógrafo francês Gérard Uféras no próximo dia 11 de novembro de 2021.

Com curadoria de Giselle Padoin e Marilene Bittencourt, a mostra traz 12 fotografias em grande formato que foram capturadas nos ateliês da Maison Dior em Paris para o livro “Dior 30, avenue Montaigne“- éditions terrebleue - de autoria de Uféras.

Na ocasião será lançada uma coleção cápsula assinada pela curadora, historiadora e designer de moda Giselle Padoin. A coleção traça um paralelo entre a moda brasileira e os ateliês de alta costura franceses. As peças - em linho e seda -, são quimonos, túnicas, camisas, capas e acessórios, inspiradas em suas viagens pelo mundo de onde garimpou tecidos Fortuny, rendas e muranos. Algumas peças trazem pintura à mão da artista gaúcha Lilian Maus e a colaboração de artesãs locais.

O evento de lançamento para convidados acontecerá das 16:00 às 21:00 e terá a participação do pianista Leonardo Bittencourt.

A Habitart está localizada no Bairro Três Figueiras e possui amplos espaços abertos para jardins.

Serviço:

Exposição: “Dior 30, avenue Montaigne”
Horário para visitação: via agendamento pelo telefone (51)981899181
Data: de 11 de novembro a 11 de janeiro.
Endereço: Habitart - Rua Coronel Armando Assis, 286. Bairro Três Figueiras, Porto Alegre – RS

Obrigatória a apresentação de passaporte sanitário.

Gérard Uféras, fotojornalista com carreira brilhante, é um dos grandes fotógrafos franceses de moda. Entre as inúmeras histórias na carreira de Uféras estão os cliques nos ateliês Dior. Estes registros resultaram no livro “Dior 30, avenue Montaigne”, publicado em 2012, com textos do jornalista Jérôme Hanover, e desvendam a rotina criativa da Maison. O olhar apurado de Uféras
surpreende pela sensibilidade com que capturou, no hotel particulier de Christian Dior, o espírito e a elegância que eternizaram o DNA do couturier.

Tendo em mente o revolucionário New Look de 1947, ele imprime a sua percepção contemporânea da mítica casa francesa. O backstage da alta-costura; o primeiro esboço de um vestido ao desfile da uma nova coleção; o trabalho das “petites mains” (pequenas mãos – artesãos dos ateliês) durante as provas nos manequins; o shape de uma perna longilínea; a beleza refinada de uma modelo; são destacados pelas lentes de Gérard.

O fotógrafo conta que se apaixonou pelos ateliês criados por Monsieur Dior, em 1946, e mergulhou nos veludos e tafetás, percorrendo bustos mágicos e plissados encantadores, clicando tudo minuciosamente. Discreto, trabalhou durante várias semanas entre aqueles que criam e moldam a moda. A alta-costura que, em geral, só é descoberta nas passarelas, teve o testemunho de Uféras em todo o processo de uma coleção. Exímio observador, enfocou toda a arte do trabalho manual, mostrando e contando a história dos tecidos, dos materiais, do brilho e do esplendor da couture.

Apaixonado pela música e pelo teatro, Uféras cruzou a Europa e aterrissou em Nova York para fotografar “behind the scenes” de óperas e ballets. Em 2011, recebeu carta branca do Bolshoi para fotografar e editar o livro comemorativo de reabertura do teatro com Peter Lindbergh e Sarah Moon. O trabalho de Uféras faz parte de importantes coleções como a Maison Européenne de la Photographie, em Paris; a Biblioteca Nacional da França; a National Gallery de Londres; o Salzburg Festival na Áustria; a Henkel Collection, na Alemanha; e a House of Photography, em Moscou.

Giselle Padoin é curadora e historiadora de moda e arte. Ministrou cursos e palestras de moda e arte no Instituto Ling Porto Alegre; Lojas Pompéia; PUCRS; Istituto Europeo di Design - SP e Joalheria H.Stern. Em 2021, foi curadora da exposição “A Arte da Moda – Histórias Criativas”, no Farol Santander de São Paulo.

Participou com entrevistas para a série documental sobre Arte & Moda, “Sagrados e Profanos”, do diretor de cinema Pedro Zimmermann, veiculada em 2020 pela Fashion TV Brasil.

De 2013 a 2019, assinou a coluna de Arte & Moda/Haute-Couture da Revista Versatille/São PauloSP, totalizando 25 artigos publicados. Cursou Cultura da Moda na Central Saint Martins, University of the Arts London, em Londres, e no Institute Français de La Mode, em Paris. Transita entre Paris, Porto Alegre e São Paulo, e dedica-se principalmente a curadorias e projetos especiais para exposições desde 2005.

Divulgação: Habitart
Fotos: Gérard Uféras e Alain Mingam / divulgac?a?o Habitart