Galeria Bublitz comemora 33 anos em exposição com 33 artistas

  • Cultura
  • 21/10/2021 - 14:21
  • 1246 Views

Espaço de arte também homenageia o artista gaúcho Antonio Soriano, que faleceu em 2016. Abertura será na segunda-feira, 25 de outubro.

A Bublitz Galeria de Arte comemora 33 anos com uma exposição especial. No espaço estarão 33 obras de 33 artistas que fazem parte da trajetória desse local da arte de Porto Alegre. A inauguração será na segunda-feira, 25 de outubro, das 12h às 18h, na Av. Neusa Goulart Brizola, 143, em Porto Alegre. A exposição segue na galeria até 25 de novembro, com visitação gratuita. A mostra também poderá ser conferida virtualmente na Bublitz Galeria Virtual de Arte no link https://virtual.galeriabublitz.com.br/.

Nesta exposição comemorativa além de nomes consagrados da arte gaúcha e nacional como Ado Malagoli, Aldemir Martins, Carlos Scliar, Carybé, Jane de Bhoni, Kenji Fukuda, Vasco Prado e Vitório Gheno, haverá uma homenagem ao artista gaúcho Antonio Soriano, falecido em 2016, com o lançamento de uma série de cinco gravuras numeradas em uma parceria entre a Bublitz Galeria de Arte, a Família Soriano e a Arteprints, de São Paulo, a mais reconhecida empresa de gravuras artísticas do País.
Nascido em Santo Ângelo, em 1944, Soriano millitou também na publicidade, atividade que lhe rendeu prêmios, como na arte. Alcançou destaque nacional e participou de várias exposições em diversas partes do País. Foi aluno de Rubens Galant Costa Cabral e de Ado Malagoli. Faleceu em julho de 2016, em Porto Alegre. “Soriano traduzia como ninguém em sua obra o inconsciente coletivo gaúcho dos pampas e foi um dos artistas mais importantes da história da Bublitz. Na galeria, protagonizou sete exposições individuais e participou de seis exposições coletivas”, informa o marchand Nicholas Bublitz.

Arte na veia

Nicholas está à frente da galeria desde que ela foi criada. Filho de Vera Bublitz, que fundou o ballet com seu nome há mais de 50 anos em Cruz Alta, Nicholas sempre teve sua vida rodeada de arte. Além da influência familiar, passou por espaços da arte nos Estados Unidos e na França. Aos 25 anos, quando retornou ao Brasil, decidiu abrir sua própria galeria de arte. “No dia 18 de outubro de 1988, fundei a empresa Bureau d’Art Comércio de Obras de Arte, nome do registro da Bublitz Galeria de Arte, que permanece até hoje”, conta.

“Ao longo de trinta e três anos de história, nomes da arte gaúcha e brasileira passaram pela Bublitz e se tornaram célebres. Outros já consagrados exibiram suas obras no espaço e continuam fazendo parte do acervo da galeria. Um recorte dessa trajetória poderá ser conferido pelos visitantes nessa exposição histórica”, convida.

Ado Malagoli (in memorian)
Aldemir Martins (in memorian)
Ângelo Guido (in memorian)
Antônio Soriano (in memorian)
Armando Gonzalez
Carlos Scliar (in memorian)
Carmen Medeiros
Carybé (in memorian)
Claudia Stern
Eduardo Vieira da Cunha
Ênio Lippmann (in memorian)
Erico Santos
Fernando Ikoma
Flávio Scholles
Glênio Bianchetti (in memorian)
Golb Carvalho
Inos Corradin
Jane de Bhoni
João Carlos Bento
Juarez Machado
Kenji Fukuda (in memorian)
Marcelo Hübner
Márcia Marostega
Mario Soldatelli
Michelangelo Soldatelli
Mirian Garcia
Paulo Amaral
Paulo d'Avila
Rosy Moreno
Vasco Prado
Victor Hugo Porto
Vitório Gheno
Walter Balestra

Exposição Bublitz: 33 anos, 33 artistas
Bublitz Galeria de Arte
Endereço: Av. Neusa Goulart Brizola, 143
Inauguração: segunda-feira, 25 de outubro, das 12h às 18h
Período: até 25 de novembro
Entrada Franca

Divulgação: Circula Moda
Fotos: Daniel Martins