A arca dos escritores

  • Cultura
  • 01/10/2021 - 10:57
  • 597 Views

Livro com textos de nomes como Cintia Moscovich, Jane Tutikian, Liana Timm e Cátia Simon será lançado com live no dia 1º de outubro e sessões de autógrafos nas Feiras do Livro de Gramado e de Porto Alegre.

Uma obra, vários escritores e três lançamentos. A “Arca da Desconstrução” é um livro que reúne textos de diversos autores da literatura gaúcha com organização de Liana Timm e Catia Simon, motivados pelas reflexões pós-pandemia. O lançamento será em live no Facebook da editora Território das Artes na sexta-feira, 1º de outubro, às 20 horas. Também estão confirmadas sessões de autógrafos no dia 3 de outubro, às 14 horas, na Feira do Livro de Gramado, e no dia 10 de novembro, às 18 horas, na Feira do Livro de Porto Alegre.

“A ‘Arca das Desconstrução’ é um livro que surge impulsionado por dois grandes motivos: o primeiro é o de render uma justa homenagem ‘in memorian’ à Tania Mara Galli Fonseca que criou, em 2008, com a Território das Artes, o que se tornaria a coleção Arca. A brilhante intelectual, em 2020 deixou de enriquecer a todos com sua inteligência e afetividade”, lamenta Liana Timm. “O segundo motivo surge em meio às reviravoltas da natureza que nos comunica, em alto e bom tom, que temos de repensar nossa convivência com ela. A Terra está em estado de esgotamento e nos mostra essas evidências na forma de uma pandemia, colocando em xeque certezas, gritando a nossa vulnerabilidade. Nesse contexto, a Território das Artes reuniu um time de primeira grandeza, disposto a pensar e a criar para além das dicotomias e das hierarquias subjacentes. Esse foi o desafio, mas nunca o nosso limite”, reconhece a escritora.

Os escritores

Para a missão foram convidados nomes que representam diversas visões da literatura e da arte no Estado. Às organizadoras Cátia Simon e Liana Timm, somaram-se Alexandre Brito, Cintia Moscovich, Dani Langer, Dione Detanico, Helena Terra, Jane Tutilkian, José Eduardo Degrazia, Lenira Fleck, Luiz Paulo Faccioli, Maria Alice Bragança, Marisa Faermann Eizirik, Monique Revillion e Taisamim Ohnmacht.

“A desconstrução dessa arca deve animar os leitores a construir muitas outras e jamais uma só. O real é passível de interpretações, e sempre poderemos buscar outras maneiras de nos relacionarmos com a realidade. A arte e a ficção são algumas delas e nada têm a ver com fake news. O espírito de liberdade abomina perspectivas autoritárias e fascistas. Naveguemos, pois, sob esses ventos”, provoca Liana.

Livro “Arca da Desconstrução”

Autores: Alexandre Brito, Catia Simon (org), Cintia Moscovich, Dani Langer, Dione Detanico, Helena Terra, Jane Tutilkian, José Eduardo Degrazia, Lenira Fleck, Liana Timm (org), Luiz Paulo Faccioli, Maria Alice Bragança, Marisa Faermann Eizirik, Monique Revillion e Taisamim Ohnmacht.
Editora: Território das Artes
Páginas: 142
Valor: R$ 48
Site: dasartesterritorio.com.br

Lançamento: Live no Facebook da Território das Artes no dia 1º de outubro às 20h

Sessões de autógrafos: Feira do Livro de Gramado, no dia 3 de outubro, às 14h.

Feira do Livro de Porto Alegre, no dia 10 de novembro, às 18h.

Divulgação: Circula Moda
Fotos: Divulgação