Especialistas debatem a importância da medicina personalizada e o futuro sustentável dos sistemas de saúde no tratamento de câncer

  • Saúde
  • 23/09/2021 - 15:23
  • 519 Views

Como construir novos sistemas de saúde para a América Latina baseados em dados e na personalização de tratamentos oncológicos? Este é o tema do painel “Sistemas de Saúde mais sustentáveis, resilientes e personalizados”, que ocorre na sexta-feira, 24/09, às 16h, no 8º Congresso Digital Todos Juntos Contra o Câncer, sob a coordenação da Dra. Maira Caleffi, Presidente Voluntária da FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), mastologista Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento (RS) e Líder do Comitê Executivo do C/Can Porto Alegre, com especialistas brasileiros e internacionais. Interessados em assistir ao painel e ao debate podem realizar inscrição gratuita pelo site: https://plataforma.tjcc.com.br/lobby-8/.

Conhecida pela luta contra o câncer de mama no Brasil, a Dra. Maira Caleffi também se engajou no desafio de fortalecer os sistemas de saúde no que tange o tratamento de todos os tipos de câncer, a partir de sua liderança no Comitê Executivo da ONG internacional C/Can (City Cancer Challenge Foundation). No encontro do 8º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, a médica apresenta o trabalho multissetorial e colaborativo que o C/CAN tem realizado ao longo dos últimos dois anos (2019-2021) no Brasil em busca de soluções para melhorar o tratamento de câncer e profere a palestra “Medicina personalizada: novo paradigma do direito universal à saúde”.

Os especialistas convidados para o painel igualmente trazem experiências e trabalhos focados em melhores resultados a partir de tratamentos personalizados que buscam mais eficácia aos pacientes e menor custo e participaram, juntamente com a Dra. Maira Caleffi, da elaboração do Índice de Medicina Personalizada (www.futureproofinghealthcare.com). Participam do painel a Dra. Maria Clara Horsburgh, oncologista e Diretora Médica da Roche para a América Central e Caribe; o Dr. Gilberto Amorim, oncologista especialista em câncer de mama, coordenador do Grupo de Oncologia Mamária da Rede D’Or e membro do Conselho Técnico-Científico da FEMAMA; e Bogi Eliasen, Diretor de Saúde do Copenhagen Institute for Future Studies (CIFS), que iniciou o processo Nordic Health 2030 e tem um papel fundamental no Índice de Saúde e no Movement Health 2030, que aspira melhorar a saúde aplicando o novo paradigma, além de ser fundador do primeiro projeto de genoma populacional FarGen para sequenciar os genomas de toda a população.

Esta semana o C/Can ganhou o Prêmio de Prevenção e Controle de Doenças Não Transmissíveis (UNIFAT) na Assembleia Geral das Nações Unidas como reconhecimento de seu trabalho na condução de estratégias específicas para fortalecer e aumentar a qualidade de serviços, força de trabalho e infraestrutura em sua missão de proporcionar o acesso equitativo de doenças não transmissíveis e ao tratamento de câncer em níveis municipal, regional e nacional. O City Cancer Challenge Foundation foi lançado em 2017 pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC), na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos. A ONG tem sede em Genebra e atua em nove cidades do mundo, entre elas Porto Alegre (única cidade nacional a participar da rede).

O quê: “Sistemas de Saúde mais sustentáveis, resilientes e personalizados” – painel no 8º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer
Quando: 24/09 – 16h
Inscrição gratuita: https://plataforma.tjcc.com.br/lobby-8/

Divulgação: Dixon
Foto: Divulgação