AAMACRS TEM NOVA DIRETORIA

  • Cultura
  • 08/09/2021 - 14:51
  • 134 Views

A nova diretoria da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS (AAMACRS), eleita no final de agosto, tem como presidente a economista e empresária Maria Fernanda de Lima Santin, sócia da Galeria Clima e da Galeria Studio C, ambas dedicadas à arte contemporânea. Ela conduzirá a gestão pelos próximos dois anos (até setembro de 2023) com uma missão desafiadora: inaugurar a nova sede do MACRS, em um espaço doado pelo governo do Estado e localizado na rua Comendador Azevedo, 256, no 4º Distrito de Porto Alegre.

O local conta com um antigo galpão, que será reformado e adaptado para as instalações do museu, e também com um amplo pátio, que será transformado em um jardim de esculturas e poderá receber atividades culturais diversas. Recentemente, o governador Eduardo Leite anunciou a liberação de R$ 3,5 milhões para a construção da nova sede, com recursos do programa Avançar RS. Caberá à AAMACRS coordenar e acompanhar todas as etapas da obra, fundamental para o futuro do MACRS – atualmente, o museu ocupa o sexto andar da Casa de Cultura Mario Quintana e possui um acervo de 1813 obras de 921 artistas de artistas representativos da arte contemporânea de todo o Brasil.

A diretoria que acaba de assumir a AAMACRS sabe da importância do Museu para o cenário das artes visuais no Rio Grande do Sul e também no Brasil. A nova sede será essencial para definir o papel estratégico da instituição e ampliar o alcance do público ao seu acervo. “Nos próximos dois anos, queremos fazer do MACRS um museu com maior relevância no cenário cultural, tornando-o acessível e conhecido, relevante para uma boa parcela da sociedade. A proposta é construir um museu que tenha as portas abertas para a nossa comunidade e que isso seja capaz de transbordar as fronteiras de modo a sermos também uma referência nacional” destaca Maria Fernanda.

Como todas as associações de amigos de instituições culturais, o propósito da AAMACRS é apoiar e buscar financiamento para as atividades do Museu e ampliar o número de associados, além de buscar patrocinadores e investimentos de empresas e pessoas interessadas em fazer parte desta nova história da arte contemporânea no Estado. “Vamos elaborar um programa de contrapartidas que serão oferecidas a estes novos amigos e parceiros do MACRS, desde espaços para publicidade a até a participação em ações culturais como cursos, oficinas, aquisição de obras de arte e encontros com artistas”, complementa a nova presidente da AAMACRS.

O plano de gestão da diretoria, que será divulgado em breve, contempla princípios baseados no BSC (balanced scorecard), uma ferramenta importante de gestão. Entre estes estão o pilar da sustentabilidade financeira; o pilar de estruturação da nova sede, com aumento do nível de profissionalização nos serviços prestados; e o pilar de projetos sociais, educativos e culturais, voltados à comunidade e à formação de público.

A diretoria da AAMACRS tem os seguintes integrantes:

Maria Fernanda de Lima Santin, economista e empresária - Presidente
Jaqueline Beltrame, gestora e produtora cultural - Diretora Técnica Cultural
Luiz Wulff Junior, contabilista e advogado - Diretor Financeiro
Fabiano Machado Rosa, advogado – Diretor de Captação e Compliance
Márcio Carvalho, arquiteto - Diretor Institucional
Manoel Petry, publicitário – Diretor de Marketing
Mônica Kanitz, jornalista - Diretora de Comunicação
Adriana Giora, artista visual - conselheira fiscal
Fabio Baraldo, advogado - conselheiro fiscal
Mauro Dorfman, publicitário - conselheiro fiscal

Para se associar à AAMACRS: www.amigosdomacrs.com.br/seja-um-amigo-do-macrs/

Divulgação: Mônica Kanitz
Foto: Fernanda Chemale