Clara Pechansky e Liana Timm inauguram mostra que circulará pelo Estado

  • Cultura
  • 01/09/2021 - 15:10
  • 1239 Views

“Duas mulheres de fino traço” reúne desenhos das reconhecidas artistas

As artistas visuais Clara Pechansky e Liana Timm comemoram 65 e 52 anos de carreira, respectivamente, com a exposição conjunta “Duas mulheres de fino traço”. A abertura será no sábado (4/9), às 11h, no Centro Municipal de Cultura de Gramado, onde ficará até 10 de outubro. Depois, a exposição percorrerá cidades do Interior do Estado.

Clara e Liana vão apresentar 30 desenhos a traço de nanquim, acrílica, pastel, lápis de cor e colagem de tecido. As carreiras das duas se entrelaçam nos últimos 40 anos e a paixão pelo desenho manteve-se sempre acesa. Juntas, produziram eventos significativos e conduziram suas trajetórias sem fazer concessões.

O estilo de ambas se reafirma com o passar dos anos, mas elas permanecem correndo o risco: onde o traço de cada uma predomina, a emoção persiste, as ideias se mantêm perenes. Através do traço se expressam, e a posição de cada uma fica muito nítida, como são nítidos e precisos os recursos gráficos que utilizam.

O amor aos grandes mestres das artes, à música, à literatura e as relações familiares constantes permeiam as realizações da dupla. Em “Duas mulheres de fino traço”, elas dizem que o “traço afetuoso” de Clara encontra o “traço sensível” de Liana.

As obras das reconhecidas artistas são acompanhadas por textos do jornalista e escritor Flávio Tavares, amigo de Clara desde a militância estudantil de ambos na década de 1950, e pelo crítico de arte Jacob Klintowitz, além de murais com escritos referentes à obra e ao estilo das duas artistas e depoimentos delas próprias.

Trajetórias

Clara Pechansky é natural de Pelotas, onde nasceu em 1936. Moradora de Porto Alegre há 65 anos, é desenhista, pintora e gravadora. Com 70 exposições individuais realizadas no Brasil e no exterior, e mais de 200 coletivas, mantém-se atuante também como gestora cultural, com projetos como Miniarte e Fiesta de Paz Brasil. Suas obras já foram expostas na Alemanha, Bélgica, Chile, Cuba, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, México, Suíça e Portugal. Entre 2020 e 2021 foi Artista Homenageada em três mostras da Universidade Autônoma de Sinaloa, México, pelo seu trabalho em favor da difusão cultural entre os povos.

Liana Timm nasceu em Serafina Corrêa em 1947. É artista multimídia, arquiteta, poeta e designer. Vive em Porto Alegre com atelier em permanente ebulição. Sua produção mescla manualidade e tecnologia, conceito e materialidade, história e contemporaneidade. Transita pelas artes visuais, pela literatura, pelas artes cênicas e pela música. Realizou 74 exposições individuais, 32 shows musicais, publicou 61 livros, sendo 18 individuais de poesia. Recebeu 15 prêmios e desenvolve suas produções culturais e projetos editorias através da Território das Artes.


*As obras da exposição estarão à venda pelo website da Território das Artes.

SERVIÇO:

O quê: Exposição Duas mulheres de fino traço
Abertura: 4 de setembro (sábado), até 10/10
Horário: 11h
Local: Centro Municipal de Cultura de Gramado
Endereço: Rua Leopoldo Rosenfeld, 818
Entrada gratuita
OBS: Acesso conforme as determinações sanitárias das autoridades

Divulgação: Carlos Souza
Fotos das obras: Divulgação das respectivas artistas
Retrato das artistas: Luis Ventura