AS CIRURGIAS PLÁSTICAS MAIS REALIZADAS

  • Saúde
  • 26/08/2021 - 12:09
  • 634 Views

Por Dr. Renato Kuyven*

A cirurgia plástica tem um ranking de cirurgias mais realizadas. A lipoaspiração e a prótese de silicone são as duas mais solicitadas. Em seguida, as mamoplastias e abdominoplastias. Estes procedimentos, no seu conjunto, são chamados de cirurgia do contorno corporal. Gorduras localizadas, flacidez mamária e abdominal são problemas que muitas mulheres têm o sonho de resolver.

Tais procedimentos têm em comum a influência do peso corporal e a relação forte com a gestação. Outra característica em comum é a necessidade de uso de cintas modeladoras e sutiãs no período pós-operatório. Por isso, muitas mulheres optam por realizar estas cirurgias nos meses frios e menos ensolarados do ano. Fica mais fácil usar modeladores por baixo de roupas durante esta estação.

É comum que duas destas cirurgias sejam realizadas conjuntamente. Dentro de alguns limites, dois procedimentos estéticos podem ser feitos juntos. As pacientes têm interesse em ter apenas uma recuperação. Em alguns casos, apenas um procedimento por vez pode ser realizado.

DIFERENÇAS CULTURAIS

Este ranking das cirurgias mais realizadas é curioso porque ele muda um pouco de acordo com a cultura e o país. Por exemplo, a mastopexia (cirurgia de elevação das mamas com ou sem o uso de prótese) é muito mais frequente no Brasil do que em outros países como os Estados Unidos ou países da Europa. A cultura de mamas elevadas e o desconforto em usar roupas sem sutiã com mamas caídas é muito forte no nosso país. Isso vale para a lipoescultura glútea e próteses de glúteos. Os cirurgiões brasileiros são referência mundial em todas estas cirurgias. Nos Estados Unidos, o tamanho médio das próteses de silicone é muito maior do que no Brasil, por exemplo. A rinoplastia é frequente em países com características genéticas de narizes grandes na sua população. Em alguns países asiáticos, cirurgias faciais como ocidentalização da pálpebra superior e modificações de mandíbula são mais comuns.

A cultura de cada lugar influencia na quantidade e tipo de cirurgia estética mais realizada. Brasil e Estados Unidos são os dois países com o maior número de procedimentos realizados. E, por isso, são as maiores referências mundiais, seus profissionais são muito presentes e influentes nos congressos internacionais de cirurgia estética.

A pandemia provocou uma diminuição temporária nas cirurgias plásticas e o adiamento do sonho de muitas mulheres. No momento atual, os hospitais estão com todo o seu quadro de funcionários completamente imunizado. Os protocolos de segurança são rígidos e os pacientes são testados com PCR logo antes do procedimento. O número de cirurgias estéticas realizadas está voltando ao normal e a tendência é de aumento devido ao avanço da vacinação e melhora da situação no Estado.

Fotos: Divulgação Clínica Kuyven

(*) Dr. Renato Kuyven
Médico diplomado pela UFRGS, cirurgião geral pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS). Tem formação em cirurgia plástica pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro (RJ), e experiência como médico convidado do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Pellegrin, em Bordeaux, na França.

Clínica Kuyven

Avenida João Obino, 345 - Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3388 4686 / 3388 4757 / 99299 7401
www.clinicakuyven.com.br
#clínicakuyven #secuidarfazbem