TRADIÇÃO E MODERNIDADE EM OBRAS DE ARTE

  • Cultura
  • 25/08/2021 - 17:12
  • 123 Views

Delphus Galeria de Arte e Molduraria em novo endereço

O Rio Grande do Sul é um estado com forte projeção artística no cenário brasileiro. Importantes artistas nasceram e desenvolveram suas carreiras no Estado, obtendo grande projeção em todo o território nacional e até mesmo no exterior.

Já em meados do Século XIX se observava o interesse expressivo pela arte, principalmente nas cidades de Pelotas e Porto Alegre. Nos anos de 1920, o modernismo iniciou sua penetração, ganhando cada vez mais espaço vindo a consolidar-se nos anos 50, momento em que Vasco Prado, com Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Glênio Bianchetti e Glauco Rodrigues, fundaram o Clube da Gravura. Na década de 60 é quando acontece a real modernização da pintura gaúcha, momento em que o abstracionismo ganha espaço pelas mãos de Iberê Camargo e Ênio Lippmann, entre outros. Neste período, novas galerias de arte vão surgindo, principalmente na capital gaúcha. Na década de 70, novas estéticas, como a Arte Conceitual, o Concretismo, a Arte Pop, a Nova Figuração, dão novas cores ao sul. Nesta década, Xico Stockinger passa a se dedicar quase que exclusivamente à produção artística. E é em meio a toda esta efervescência artística que a Delphus Galeria de Arte e Molduraria é fundada em Porto Alegre com o propósito de ser um espaço, acima de tudo, próximo ao artista plástico e com olhar atento às tendências artísticas, sem deixar de valorizar os clássicos da arte brasileira.

Na década de 80, o RS já contava também com outros importantes nomes no cenário artístico: Carlos Carrion de Britto Velho, Antônio Soriano, Heloisa Crocco, Paulo Peres, Clara Pechansky, Nelson Jungbluth, Waldeny Elias, estão entre os artistas gaúchos que se tornaram referência nacional.

Neste período, a Galeria Delphus já se consolidava como importante espaço no comércio de obras de arte destes e de muitos outros artistas, além de servir como ponto de encontro entre artistas plásticos e seus admiradores. O serviço de molduraria também se tornou diferencial na cidade no quesito variedade e qualidade.

Hoje, em seus quase 50 anos de existência, passando por mudanças de endereço e também de proprietários, a Delphus se tornou sinônimo de espaço dedicado ao comércio de obras de arte não apenas em Porto Alegre, mas em todo território nacional. A atenção e o prazer de receber àquele cliente de longa data, assim como àquele que chega pela primeira vez para apreciar este maravilhoso mundo da arte, movem muitas das ações implementadas na atual Galeria.

Com um vasto acervo composto por obras de mais de 120 artistas, entre eles ícones da arte brasileira, artistas internacionais e novos artistas, a Delphus Galeria de Arte ampliou seu espaço em 2020 para novo endereço. Seus ambientes foram planejados para que as obras possam ser apreciadas com o devido destaque que merecem, e para que o cliente se sinta em um ambiente agradável e acolhedor. As novas instalações, com mais espaço também para a molduraria e para eventos importantes como Arte para Todos e Mês do Artista Delphus, e o atendimento personalizado – que inclui assessoria gratuita ao cliente para harmonização entre o espaço físico de sua residência, seu estilo pessoal e a escolha da obra – fazem dela uma empresa diferenciada neste ramo.

A Delphus tem o olhar atento de sua galerista Salete Salvador, que há 4 anos está à frente de sua administração, mas já atua nesta área há mais de 20 anos. Seus conhecimentos e simpatia dão o tom do atendimento na Galeria – hoje com estacionamento no local e com possibilidade de atendimento também com hora marcada em dias e horários não comerciais. Seu acervo conta com mais de 2 mil peças entre pinturas e esculturas em diferentes técnicas, fotografias e gravuras assinadas e com selo de autenticidade. Estes aspectos e a constante dinamicidade de exposições – com os espaços recebendo novas obras todas as semanas – fazem da Delphus um local para ser incluído com certa regularidade em sua agenda, seja para adquirir ou para apreciar novidades e clássicos da arte nacional

OUTROS SERVIÇOS:

Restauro de obras de arte e documentos

Molduras em madeira especial e acrílico

Espelhos facetados e lapidados

Folheação a ouro e prata de molduras e móveis

Delphus Galeria de Arte e Molduraria
Novo endereço: Av. Cristovão Colombo, 1501- Porto Alegre/RS
Fone: (51) 2312 4524
(51) 99256 6218
www.delphusgaleria.com.br
@delphus.galeria