PROJETO LEVA ORIENTE MÉDIO PARA LOJA DE TAPETES

Quarenta anos depois de atravessar o Oceano Atlântico para firmar morada no Brasil, a família Zaman viu suas origens iranianas ressurgirem em sua loja de tapetes, móveis e artigos de decoração. Assinado pelo escritório de arquitetura Tartan Arquitetura, o projeto do novo endereço da Império Persa ganhou uma tamareira plantada na entrada do prédio com pé direito de 7m, chão de madeira e uma fachada com uma trama de cordas alusivas ao tear dos tapetes.

Um dos desejos dos proprietários era a conservação do piso de madeira, típico dos grandes bazares de tapetes da região da antiga Pérsia - de onde vieram os primeiros tapetes da loja. “Queríamos entregar uma experiência de quase imersão para os clientes, como se estivessem entrando nos galpões e bazares do Oriente Médio”, diz Pedram Zaman, da segunda geração da família Zaman.

Os arquitetos do escritório Tartan Arquitetura decidiram trazer a região para os mais 1.200m² da construção em um contraste atemporal com o tradicional. “Em uma das conversas com o patriarca Bahman Zaman, ele nos disse que um amigo pediu um conselho de como trazer mais clientela para o seu negócio. Ele disse ‘coloque um camelo na frente da loja, todo mundo irá olhar o camelo e, assim, eles comprarão teu produto’. Nós trouxemos um elemento marcante na fachada que dá a dimensão do que a pessoa encontrará no interior da loja”, conta a arquiteta Camila Mirapalhete, da Tartan Arquitetura.

Com design paramétrico, a fachada ganhou um grande tramado de cordas náuticas na cor bordô, que faz companhia para o novo logotipo da nova fase da marca - mais sofisticado e moderno, justamente para estar de acordo com os produtos e as novas empreitadas da loja.

O PALCO

O interior da Império Persa tem uma estrutura quase invisível. O piso amadeirado foi lixado para ter um aspecto mais natural; as paredes foram pintadas de um cinza grafite para ‘sumir’ no plano de fundo; a laje nervurada foi despida, deixando a parte elétrica e complementar toda aparente. A intenção dos arquitetos era deixar toda estrutura como coadjuvante, tendo os tapetes como protagonistas de uma grande atração de cores quentes. Com aproximadamente 15m de altura, o átrio com pé direito triplo foi pensado como um palco de teatro. “Transformamos esse átrio em um espetáculo da tapeçaria, fazendo daquele espaço um grande palco para apresentar os tapetes”, explica Bruna Franz, da Tartan Arquitetura.

AMBIENTES

Dos minimalistas aos mais ousados, oito ambientes, com móveis e tapetes da loja, foram projetados por escritórios de arquitetura convidados pela Império Persa - AB Interiores, Archi2Studio, Carlos Lemos Arquitetura & Urbanismo, Erika Listo Arquitetura, Melina Knopp Arquitetura, Michel Keller Interiores e Exteriores, Renato Mello Arquitetura e Rogério Pandolfo Arquitetura. Sob os pés, nas paredes, em salas de estar e de jantar, os tapetes foram aplicados para reafirmar o ecletismo das peças e a importância delas para as moradas. Marcantes, únicos, envolventes, cheio de detalhes, cada peça apresenta e entrega um estilo onde for inserido. A Império Persa abriga todos eles.

Fotos: Cristiano Bauce

Império Persa

Av. Dr. Nilo Peçanha, 2593
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3328 0010
@imperiopersa
/Império Persa Home Design
www.imperiopersa.com.br