Sede da Orquestra Villa-Lobos é revitalizada pela DU99

  • Cultura
  • 25/08/2021 - 15:57
  • 588 Views

Integrantes da orquestra realizaram um pocket show para os voluntários ao final do mutirão de reforma

O sábado, 21, foi de mão na massa para os voluntários do projeto social DU99: a sede da Orquestra Villa-Lobos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, ganhou uma revitalização no mutirão de um dia. Há 29 anos a orquestra trabalha para garantir a inclusão social de crianças, jovens e adultos da Lomba do Pinheiro através do conhecimento musical - promovendo a autoestima, a inserção cultural e a cidadania dos moradores da região. Os músicos da orquestra presentearam os voluntários da DU99 com um pocket show ao fim do mutirão de reforma.

Maestra e fundadora da orquestra, Cecília Silveira entende que o objetivo do projeto é “trabalhar perspectivas”. E é a arquitetura que permite enxergar novas e possíveis perspectivas para os ambientes como o da sede da Villa-Lobos. O projeto, assinado pelas arquitetas Letícia Barbosa e Cibele Yoshinaga, com os materiais de construção doados pela Cimafer, realizou a pintura da sala com as Tintas Suvinil, troca da iluminação e do mobiliário, intervenções externas no palco para apresentações do grupo, assim como a colagem de adesivos lúdicos do Grupo DCA.

Nesta nova ação, a campanha de identidades visuais da agência Co.De ESPM - Comunicação e Design Jr. também entregou o quadro celebrando a passagem da DU99 na sede da orquestra, além de identificar os voluntários através dos bottons confeccionados pela Urban Arts Porto Alegre. Seguindo todos os protocolos de distanciamento social em função da pandemia de coronavírus, o número de voluntários foi reduzido a 20 por turno - das 9h às 13h e das 13h às 17h. Antes da ação, a CleanNew Porto Alegre realizou a sanitização e higienização do local. Também no dia, a Bebidas Fruki disponibilizou bebidas individuais para os voluntários.


Sobre a Orquestra Villa-Lobos

O programa de educação musical Orquestra Villa-Lobos existe há 29 anos. Segundo estimativa da idealizadora e coordenadora do projeto, professora Cecília Rheingantz Silveira, atualmente, a iniciativa atende cerca de 500 jovens – a maioria crianças – oferecendo, de forma totalmente gratuita, aulas de música com prática em mais de uma dezena de instrumentos, além de canto coral e oficina de teatro.


Sobre o projeto social DU99

A DU99 busca revitalizar instituições carentes, com o objetivo de transformar o dia-a-dia das pessoas e suas comunidades através da arquitetura, para garantir dignidade e qualidade de vida. A ideia de criar uma rede de voluntariado surgiu após a participação da arquiteta-fundadora Aline Fuhrmeister em uma ação voluntária com o arquiteto Marcelo Rosenbaum, no interior do Piauí. De volta ao Rio Grande do Sul, em 2016, Aline resolveu desenvolver uma rede de apoio local. Em 2021, sob responsabilidade da arquiteta Lisiane Di Corá, a DU99 desembarca em São Paulo para dar início às ações de revitalização na região. Pesquisas apontam que apenas 1% da população mundial tem acesso a um profissional de arquitetura. A DU quer somar os 99.

Fornecedores:
1 - Marcenaria - Padrão A Móveis Sob Medida - @padraoamoveis - Eugênio Móveis - Claudiomir Scheffer Eugênio
2 - Cortinas - Material e Instalação - Paim Cortinas - @paimcortinasevidros
3 - Material Elétrico e Iluminação - Comespe - @comespeportoalegre
4 - Cadeiras - BIG Office - @bigofficepoa
5 - Tintas @suvinil - Ponto das Tintas - @ponto_das_tintas - Elevato
6 - Lanche - Rocambolo - @rocamboloatelier e Bar do Vanderley - @bardovanderley289
7 - Adesivo mobiliário - Decorwall
8 - Adesivo parede - Grupo DCA - @grupodca
9 - Espumas acústicas - Sidney Toigo
10 - Materiais de Construção - Cimafer - @cimafer_homestore
11 - Bebidas - Bebidas Fruki - @bebidasfruki
12 - Higienização - CleanNew - @cleannew.poa
13 - Botons - Urban Arts - @urbanarts_portoalegre
14 - Camisetas - Artezan Tapetes @artezantapetes e Balbueno Tapetes @balbuenotapetes
15 - Campanha - Co.De Comunicação e Design ESPM @codeespm @espmpoa
16 - Assessoria de Imprensa - Infinito Press - @infinitopress

Divulgação: Infinito Press
Fotos: Lenara Petenuzzo e Yuri Panichi